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Cidades

Mais de 1.800 reclamações contra planos de saúde no ES

O número, referente a janeiro a março deste ano, é maior que o registrado no mesmo período em 2023. Especialistas dizem como buscar soluções


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Imagem ilustrativa da imagem Mais de 1.800 reclamações contra planos de saúde no ES
"A ideia é que o consumidor saia com o problema resolvido. Se não for possível, enviamos a demanda com prazo para que seja respondida em até 15 dias” Raquel Gama Godinho, gerente de atendimento do Procon Estadual |  Foto: Leone Iglesias/ AT

A insatisfação ou as dificuldades com planos de saúde levaram consumidores a registrarem 1.814 reclamações, de janeiro a março deste ano, diretamente à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O número é maior que o registrado no mesmo período em 2023: 1.410.

Segundo dados da ANS, os subtemas mais recorrentes de queixas de usuários no Estado foram regras para acesso aos atendimentos, prazos máximos para atendimento e a rede conveniada.

A agência explicou que usuários que tiverem problemas com o plano devem procurar, primeiramente, a própria operadora para tentar uma solução. Caso não consiga, a ANS faz intermediação de conflitos entre beneficiários e operadoras por meio da Notificação de Intermediação Preliminar (NIP).

Por meio dela, a reclamação registrada nos canais de atendimento da ANS é automaticamente enviada à operadora responsável, que tem até cinco dias úteis para resolver o problema do beneficiário nos casos de não garantia da cobertura assistencial e até 10 dias úteis em casos de demandas não assistenciais.

Se o problema não for resolvido, será instaurado processo administrativo que pode resultar na imposição de punições à operadora, como a aplicação de multa.

O superintendente do Procon de Vila Velha e vice-presidente da Comissão de Direito do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Espírito Santo (OAB-ES), George Alves, destacou que as agências reguladoras são instrumentos estatais importantes para se buscar o equilíbrio entre o interesse de setores econômicos e dos consumidores.

“São elas que detêm competência legal para baixar regulamentos e fiscalizar a atuação das empresas. O registro realizado em agência reguladora não impede que o consumidor busque a via judicial para resolver a demanda ou para ser reparado pelos danos suportados, especialmente quando a demanda exigir medida de urgência ou cautelar para preservar um direito do consumidor”.

A gerente de atendimento do Procon Estadual, Raquel Gama Godinho, disse que, este ano, 243 atendimentos relacionados aos planos de saúde chegaram ao órgão. As principais queixas estão ligadas à negativa de atendimento; descumprimento de prazos para consultas e exames.

“No atendimento preliminar já iniciamos tratativas com a operadora por telefone. A ideia é que o consumidor saia com o problema resolvido. Caso não seja possível, enviamos a demanda com prazo para que seja respondida em até 15 dias”.

Maiores queixas

Números no Espírito Santo de janeiro a março

- Regras para acesso aos atendimentos: 558

- Prazos máximos para atendimento:305

- Rol de Procedimentos e cobertura contratual: 200

- Rede conveniada: 184

- Reembolso: 163

- Suspensão e rescisão contratual: 131

- Mensalidade ou outras cobranças: 82

- Reajuste por variação de custos: 33


Saiba mais

Reclamações na ANS

A Agência Nacional de Saúde (ANS) é a agência reguladora responsável pelo setor de planos de saúde no Brasil.

Todo usuário de plano pode buscar o órgão para registrar uma reclamação, por meio da Notificação de Intermediação Preliminar (NIP), forma amigável de solução de conflitos.

Ela é uma ferramenta criada para agilizar a solução de problemas relatados pelos consumidores.

Por meio dela, a reclamação registrada nos canais de atendimento da ANS é automaticamente enviada à operadora responsável, que tem até cinco dias úteis para resolver o problema do beneficiário nos casos de não garantia da cobertura assistencial e até 10 dias úteis em casos de demandas não assistenciais.

Se o problema não for resolvido pela NIP e se for constatada infração à legislação do setor, será instaurado processo administrativo sancionador, que pode resultar na imposição de sanções à operadora, destacando-se, dentre elas, a aplicação de multa.

Canais de atendimento

A Agência orienta o usuário que estiver enfrentando problemas de atendimento para que procure, inicialmente, sua operadora para que ela resolva o problema e, caso não tenha a questão resolvida, registre reclamação junto à ANS nos seguintes canais de atendimento:

Disque ANS: pelo número 0800 701 9656. Pode ser feito de 2ª a 6ª feira, das 8h às 20h, exceto feriados.

No Procon Estadual

Consumidores também podem registrar reclamações pessoalmente, na sede do Procon-ES, no Centro de Vitória, mediante agendamento pelo site www.agenda.es.gov.br.

Outra unidade do Procon-ES está localizada no Faça Fácil, em Cariacica. O agendamento para o Faça Fácil deve ser feito pelo site www.facafacil.es.gov.br. A população também pode registrar reclamações, sem sair de casa, pelo Atendimento Eletrônico, disponível no site www.procon.es.gov.br.

Fonte: ANS e Procon.

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