X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Mais de 100 motoristas multados todo dia por avançar semáforo

Infração resultou no atropelamento de mãe e filha, na semana passada, em Vila Velha. Laura Beatriz, de 5 anos, não resistiu


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Mais de 100 motoristas multados todo dia por avançar semáforo
Avanço de sinal no cruzamento das avenidas Leitão da Silva e Cesar Hilal, em Vitória, coloca em risco a vida de ciclista |  Foto: Fábio Nunes / AT

Imagens chocantes de videomonitoramento mostraram o momento em que um motorista avançou o sinal vermelho e atropelou mãe e filha na faixa de pedestres. O acidente aconteceu na noite da última quarta-feira (21), na Glória, em Vila Velha.

Laura Beatriz, de 5 anos, que estava no colo da mãe na hora do atropelamento, foi internada, mas não resistiu. Na direção do veículo, o mecânico Wenderson Fagundes Melo de Oliveira, de 20 anos, deixou o local sem prestar socorro.

Leia mais sobre Cidades

No entanto, ele não foi o único a desrespeitar as leis de trânsito: no Espírito Santo, de janeiro a julho deste ano, 22.065 motoristas foram multados por avançar sinal vermelho ou sinalizações de parada obrigatória, o que corresponde a mais de 100 flagrantes por dia.

A fiscalização eletrônica flagrou 16.231 infrações, enquanto 4.968 foram registradas por agentes de trânsito. Além disso, foram contabilizadas 866 multas por avançar o sinal de parada obrigatória.

André Cerqueira, especialista em Trânsito e membro do Movimento Capixaba para Salvar Vidas no Trânsito (Movitran), chama a atenção para o risco de avançar o sinal vermelho.

“O semáforo fica em um cruzamento onde existem diversos pontos cegos. É quase que um avanço no escuro, pois a pessoa não sabe o que pode vir do outro lado, na grande maioria das vezes”.

O diretor de segurança no trânsito do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES), Fernando Stockler, alerta sobre as consequências. “Essa conduta pode trazer danos para ele (condutor) ou para terceiros. Um dado levantado pela Delegacia de Delitos de Trânsito aponta que a desobediência à sinalização semafórica é a principal causa de atropelamentos”.

Apesar dos números, há uma redução nos flagrantes, se comparado com o ano passado. De janeiro a julho de 2023, foram 38.224 multados por esses motivos, e 64.499 em todo o ano passado.

Stockler atribui essa redução a fatores como a regulamentação federal que permite, em algumas vias, a conversão livre à direita, mesmo onde há semáforo; a redução de semáforos em algumas cidades do interior; além de campanhas de conscientização e educação para um trânsito seguro.

Infração é a 7ª no ranking

O avanço de sinal vermelho — exceto onde houver sinalização que permita livre conversão à direita — flagrado por fiscalização eletrônica ocupa o sétimo lugar no ranking das infrações de trânsito mais cometidas.

Nas primeiras posições, ainda estão transitar em velocidade superior à máxima permitida, conduzir o veículo registrado que não esteja devidamente licenciado, entre outras infrações.

Especialista em trânsito e membro do Movimento Capixaba Para Salvar Vidas no Trânsito (Movitran), André Cerqueira destaca que o nível de distração dos condutores aumentou muito depois da pandemia, sobretudo devido à “explosão” do uso dos celulares ao volante.

“Se nós respeitarmos a velocidade da via e estivermos com atenção, a gente para adequadamente quando estiver no sinal amarelo e reduz, parando com a máxima segurança”, destaca o especialista.

Para Everson Vieira de Souza, presidente da Comissão Estadual de Direito de Trânsito da Seccional Capixaba da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES) e diretor do Instituto Brasileiro de Direito de Trânsito, no Brasil há uma cultura de impunidade para as questões do trânsito.

“A educação de trânsito tem que ser desde a pré-escola. O Brasil ainda não se atentou para formar cidadão com consciência para um trânsito mais seguro. É muito triste o Brasil ostentar a posição de país com o 3º trânsito mais violento do mundo. Sem uma educação de trânsito de ponta e uma engenharia de trânsito moderna, esses números tendem a piorar”, destacou.


Saiba mais

O que diz a lei?

Artigo 208

Avançar o sinal vermelho do semáforo ou o de parada obrigatória, exceto onde houver sinalização que permita a livre conversão à direita.

Infração: gravíssima

Penalidade: multa de R$ 293,47, além de sete pontos na carteira nacional de habilitação.

Ao todo, 21.199 condutores foram flagrados de janeiro a julho deste ano, sendo: 16.231 por fiscalização eletrônica; 4.968 por agentes de trânsito.

- 866 condutores foram flagrados por avançar o sinal de parada obrigatória

- 22.065 foi o total de flagrantes de janeiro a julho deste ano

Ranking das infrações*

1º- Transitar em velocidade superior à máxima permitida para o local, medida por instrumento ou equipamento hábil, em rodovias, vias de trânsito rápido, vias arteriais e demais vias, quando a velocidade for superior à máxima em até 20%: 258.878

2º- Transitar em velocidade superior à máxima permitida para o local, medida por instrumento ou equipamento hábil, em rodovias, vias de trânsito rápido, vias arteriais e demais vias, quando a velocidade for superior à máxima em mais de 20% até 50%: 48.110

3º- Conduzir o veículo registrado que não esteja devidamente licenciado: 24.145

4º- Não indicação de condutor infrator: 22.130

5º- Estacionar o veículo em locais e horários proibidos especificamente pela sinalização (placa proibido estacionar): 17.743

6º- Estacionar o veículo em desacordo com as condições regulamentadas especificamente pela sinalização (placa – estacionamento rotativo): 17.729

7º- Avançar o sinal vermelho do semáforo, exceto onde houver sinalização que permita livre conversão à direita (fiscalização eletrônica): 16.231

8º- Deixar o condutor de usar o cinto de segurança: 15.934

9º- Dirigir veículo manuseando telefone celular: 9.633

10º- Dirigir o veículo usando calçado que não se firme nos pés ou que comprometa a utilização dos pedais: 9.069

*janeiro a julho deste ano

Total das infrações citadas acima: 439.602

Total geral, incluindo outras infrações: 611.351

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: