Mais de 100 motoristas multados todo dia por avançar semáforo
Infração resultou no atropelamento de mãe e filha, na semana passada, em Vila Velha. Laura Beatriz, de 5 anos, não resistiu
Escute essa reportagem
Imagens chocantes de videomonitoramento mostraram o momento em que um motorista avançou o sinal vermelho e atropelou mãe e filha na faixa de pedestres. O acidente aconteceu na noite da última quarta-feira (21), na Glória, em Vila Velha.
Laura Beatriz, de 5 anos, que estava no colo da mãe na hora do atropelamento, foi internada, mas não resistiu. Na direção do veículo, o mecânico Wenderson Fagundes Melo de Oliveira, de 20 anos, deixou o local sem prestar socorro.
No entanto, ele não foi o único a desrespeitar as leis de trânsito: no Espírito Santo, de janeiro a julho deste ano, 22.065 motoristas foram multados por avançar sinal vermelho ou sinalizações de parada obrigatória, o que corresponde a mais de 100 flagrantes por dia.
A fiscalização eletrônica flagrou 16.231 infrações, enquanto 4.968 foram registradas por agentes de trânsito. Além disso, foram contabilizadas 866 multas por avançar o sinal de parada obrigatória.
André Cerqueira, especialista em Trânsito e membro do Movimento Capixaba para Salvar Vidas no Trânsito (Movitran), chama a atenção para o risco de avançar o sinal vermelho.
“O semáforo fica em um cruzamento onde existem diversos pontos cegos. É quase que um avanço no escuro, pois a pessoa não sabe o que pode vir do outro lado, na grande maioria das vezes”.
O diretor de segurança no trânsito do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES), Fernando Stockler, alerta sobre as consequências. “Essa conduta pode trazer danos para ele (condutor) ou para terceiros. Um dado levantado pela Delegacia de Delitos de Trânsito aponta que a desobediência à sinalização semafórica é a principal causa de atropelamentos”.
Apesar dos números, há uma redução nos flagrantes, se comparado com o ano passado. De janeiro a julho de 2023, foram 38.224 multados por esses motivos, e 64.499 em todo o ano passado.
Stockler atribui essa redução a fatores como a regulamentação federal que permite, em algumas vias, a conversão livre à direita, mesmo onde há semáforo; a redução de semáforos em algumas cidades do interior; além de campanhas de conscientização e educação para um trânsito seguro.
Infração é a 7ª no ranking
O avanço de sinal vermelho — exceto onde houver sinalização que permita livre conversão à direita — flagrado por fiscalização eletrônica ocupa o sétimo lugar no ranking das infrações de trânsito mais cometidas.
Nas primeiras posições, ainda estão transitar em velocidade superior à máxima permitida, conduzir o veículo registrado que não esteja devidamente licenciado, entre outras infrações.
Especialista em trânsito e membro do Movimento Capixaba Para Salvar Vidas no Trânsito (Movitran), André Cerqueira destaca que o nível de distração dos condutores aumentou muito depois da pandemia, sobretudo devido à “explosão” do uso dos celulares ao volante.
“Se nós respeitarmos a velocidade da via e estivermos com atenção, a gente para adequadamente quando estiver no sinal amarelo e reduz, parando com a máxima segurança”, destaca o especialista.
Para Everson Vieira de Souza, presidente da Comissão Estadual de Direito de Trânsito da Seccional Capixaba da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES) e diretor do Instituto Brasileiro de Direito de Trânsito, no Brasil há uma cultura de impunidade para as questões do trânsito.
“A educação de trânsito tem que ser desde a pré-escola. O Brasil ainda não se atentou para formar cidadão com consciência para um trânsito mais seguro. É muito triste o Brasil ostentar a posição de país com o 3º trânsito mais violento do mundo. Sem uma educação de trânsito de ponta e uma engenharia de trânsito moderna, esses números tendem a piorar”, destacou.
Saiba mais
O que diz a lei?
Artigo 208
Avançar o sinal vermelho do semáforo ou o de parada obrigatória, exceto onde houver sinalização que permita a livre conversão à direita.
Infração: gravíssima
Penalidade: multa de R$ 293,47, além de sete pontos na carteira nacional de habilitação.
Ao todo, 21.199 condutores foram flagrados de janeiro a julho deste ano, sendo: 16.231 por fiscalização eletrônica; 4.968 por agentes de trânsito.
- 866 condutores foram flagrados por avançar o sinal de parada obrigatória
- 22.065 foi o total de flagrantes de janeiro a julho deste ano
Ranking das infrações*
1º- Transitar em velocidade superior à máxima permitida para o local, medida por instrumento ou equipamento hábil, em rodovias, vias de trânsito rápido, vias arteriais e demais vias, quando a velocidade for superior à máxima em até 20%: 258.878
2º- Transitar em velocidade superior à máxima permitida para o local, medida por instrumento ou equipamento hábil, em rodovias, vias de trânsito rápido, vias arteriais e demais vias, quando a velocidade for superior à máxima em mais de 20% até 50%: 48.110
3º- Conduzir o veículo registrado que não esteja devidamente licenciado: 24.145
4º- Não indicação de condutor infrator: 22.130
5º- Estacionar o veículo em locais e horários proibidos especificamente pela sinalização (placa proibido estacionar): 17.743
6º- Estacionar o veículo em desacordo com as condições regulamentadas especificamente pela sinalização (placa – estacionamento rotativo): 17.729
7º- Avançar o sinal vermelho do semáforo, exceto onde houver sinalização que permita livre conversão à direita (fiscalização eletrônica): 16.231
8º- Deixar o condutor de usar o cinto de segurança: 15.934
9º- Dirigir veículo manuseando telefone celular: 9.633
10º- Dirigir o veículo usando calçado que não se firme nos pés ou que comprometa a utilização dos pedais: 9.069
*janeiro a julho deste ano
Total das infrações citadas acima: 439.602
Total geral, incluindo outras infrações: 611.351
MATÉRIAS RELACIONADAS:
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários