Katia Stocco: "A escola precisa olhar para fora da sala de aula"
É o que diz a doutora em Educação Katia Stocco Smole, que defende a aprendizagem baseada em buscar soluções para problemas reais
“A escola precisa olhar também para o mundo fora da sala de aula”. É o que afirma a doutora em Educação Katia Stocco Smole, que defende aprendizagem baseada em buscar soluções para problemas reais, integração entre áreas e protagonismo dos estudantes.
Katia destacou abordagens de ensino como o Steam – que integra Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática – e a importância no desenvolvimento de competências que vão além do conteúdo curricular.
A metodologia é tema central da primeira edição do Prêmio Conhecer Steam – realizado pela Rede Tribuna em parceria com a ArcelorMittal. A premiação tem 71 projetos finalistas de profissionais de escolas da rede pública municipal, estadual e federal. Os vencedores serão conhecidos no dia 19 deste mês.
A Tribuna — O que seria a abordagem Steam?
Katia Smole — Essa metodologia veio dos Estados Unidos, com muita força. Tem uma proposta de integração curricular, com uma perspectiva de desenvolvimento integral do estudante.
Significa que as pessoas vão trabalhar com resolução de problemas, desenvolvimento de projetos, capacidades argumentativas, de investigação e de gestão do conhecimento.
Estaria muito ligada à tecnologia?
Sim, mas não é só isso. Está ligada às competências computacionais, à matemática, mas integra artes e toda essa parte do desenvolvimento mais sensível.
Os projetos de Steam têm muita força de integração dessas capacidades intelectuais com essas capacidades mais artísticas, criativas, que envolvem não só processamento de dados e desenvolvimento tecnológico, mas que também tragam aplicações de todas essas áreas do conhecimento para dentro dos projetos.
Por que deve ser desenvolvida nas escolas?
Ela é interessante e muito adequada para o trabalho com adolescentes, já que é uma abordagem “mão na massa”. Tem essa questão de aprender fazendo.
Além disso, ela está estimulando muito as meninas a se interessarem pelo conhecimento científico, justamente porque ela envolve arte e linguagem.
Então, de forma geral, a metodologia potencializa não só os conhecimentos específicos de cada área, de cada componente curricular, mas ter uma visão integrada. Isso ajuda a ampliar essa visão de onde é que as pessoas usam esse conhecimento.
Na prática, de que forma os educadores podem aplicar a metodologia?
Olha, temos projetos de todos os tipos. De modo geral, o Steam é aplicado para resolver um problema. Então, eu tenho uma situação no meu cotidiano ou da minha vivência. Por exemplo, preciso otimizar questões da biblioteca da escola. Então os alunos podem pensar em fluxograma, planejamento e articulação de dados, como automatizar fluxos da biblioteca.
Isso vai de coisas mais sofisticadas, como construir protótipos com uso da impressora 3D, até soluções mais simples do cotidiano.
Isso faz com que os estudantes desenvolvam outras habilidades, além do conhecimento formal?
Com certeza. O Steam tem como pressuposto olhar também para o mundo fora da escola e as aplicações para a ciência, a tecnologia e a matemática.
Os estudantes trabalham como podem se articular, trabalhar em grupo e como tirar o melhor de cada um. Sem dúvida, o desenvolvimento de soft skills está muito contemplado nesse trabalho.
A valorização de educadores por iniciativas como essa é importante?
Com certeza. Quem hoje está na escola é o profissional do futuro, é o cidadão que vai ajudar a resolver grandes problemas.
O Steam tem exatamente essa função, de não olhar os problemas e desafios de forma isolada, mas trabalhar no cenário complexo.
Quando as empresas se juntam para reconhecer e estimular o trabalho das escolas, elas também estão cumprindo um papel social: ajudar a formar as pessoas é tarefa de todo mundo.
Entenda
Prêmio Conhecer Steam 2025
Em sua 1ª edição, o prêmio tem o objetivo de promover e valorizar a educação por meio da abordagem Steam – que integra Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática – em escolas públicas do Espírito Santo.
Em uma parceria da Rede Tribuna com a ArcelorMittal, o tema deste ano é “Construir a Minha Comunidade”, voltado para que profissionais apresentem projetos pedagógicos que estimulem nos estudantes o pensamento crítico, a criatividade e a responsabilidade em relação ao entorno em que vivem.
Seleção
Para garantir diversidade de perspectivas no processo de seleção, uma banca avaliadora foi formada por 10 profissionais da área da educação.
Dos mais de 100 projetos inscritos, 71 foram selecionados como finalistas e passam por análise.
Divulgação
No dia 19 de dezembro serão conhecidos os projetos vencedores durante uma cerimônia especial que será exibida pelos veículos da Rede Tribuna.
Premiação
Os três melhores projetos receberão um incentivo em forma de premiação:
1º lugar – R$ 5 mil
2º lugar – R$ 3 mil
3º lugar – R$ 2 mil
Os valores serão entregues ao responsável pelo projeto.
Você sabe o que é a Metodologia Steam?
O nome do método vem de uma sigla em inglês: STEAM significa Science, Technology, Engineering, Arts, Mathematics, ou seja, Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.
A metodologia tem como foco a resolução de problemas reais. Ela busca despertar a curiosidade e estimular o aprendizado ativo. Para isso, os estudantes são incentivados a pensar, explorar e construir suas próprias soluções.
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