Impressora 3D para estimular criatividade
Laboratório criativo em escola de Andorinhas, em Vitória, conta ainda com máquina cortadora a laser e computadores mais modernos
Escute essa reportagem
Para estimular a criatividade e ajudar os estudantes a fazerem games para melhorar o aprendizado, 287 alunos vão ser beneficiados com um novo espaço que vai contar com uma impressora 3D, uma máquina cortadora a laser, além de computadores modernos para programação e fabricação digital, games e softwares.
Eles são estudantes do 1º ao 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral, Izaura Marques da Silva, em Andorinhas, Vitória, que agora têm um laboratório criativo para atividades multidisciplinares.
Sobre a importância desses itens, o diretor da escola, Ivan Lana, relata que eles irão levar os alunos a pensarem de uma forma autônoma. “Quando a gente traz para Andorinhas uma sala como essa, pensamos no reconhecimento pedagógico do estudante e também um reconhecimento do futuro, por meio do trabalho”.
Ivan ressalta que várias dessas tecnologias são utilizadas no meio de trabalho. “A modelagem da impressora 3D, por exemplo, ajuda os alunos a fazerem jogos e trabalhar em outros universos”, contou.
O aluno 9º ano Joanderson Rocha, de 14 anos, participa do clube de robótica. Ele conta que quer aprender primeiro a programação. “Quero aprender programação e fazer o nosso 1º projeto. Dessa forma, podemos ir para uma competição”, relata.
Jhonata Pitangui, de 14 anos, que também participa do clube de robótica, relata que está animado.
“Quero aprender a mexer na impressora 3D e também a programar e colocar em prática o que aprendemos”, conta.
Ao participar do lançamento do laboratório criativo, na terça-feira (12), o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, explica que é preciso lutar para uma educação de qualidade e excelência para preparar a nova geração para o futuro.
“É um ambiente novo, com aplicativos. Isso põe um fim na exclusão digital, ou seja, estamos pensando lá na frente quando eles irão ingressar no mercado de trabalho”, relatou.
Questionado se haverá outras unidades selecionadas para receberem o laboratório, Pazolini afirma que o município vai expandir o projeto em outros bairros de vulnerabilidade social.
“Iremos para territórios de vulnerabilidade social. Nós começamos por Andorinhas para vencer a violência urbana. Aqui é um território que necessita de muito carinho e atenção, onde é preciso justiça social, educação pública e saúde de qualidade”, ressaltou.
Equipamento faz modelagem de objetos
O laboratório
O laboratório criativo foi criado para ampliar o desenvolvimento de alunos na fabricação digital.
Entre os equipamentos, conta com uma impressora 3D, uma máquina cortadora a laser, marcenaria para abrigar componentes de kits de robótica da Lego, além de computadores habilitados para acessar plataformas de programação e fabricação digital, games e softwares.
O laboratório foi feito na Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral, Izaura Marques da Silva, em Andorinhas, Vitória.
Entenda sobre os equipamentos
Impressora 3D: faz a modelagem de qualquer objeto ou forma. Todo o processo é feito por meio de um programador em computador habilitado.
máquina cortadora a laser: tem como princípio fazer diagramações e cortes em madeira e diversos materiais.
Marcenaria: foi montada para abrigar todos os itens de robótica Lego.
kits de robótica LEGO: são kits que incluem rodas grandes, marchas, sensor de cor e motor grande.
Computadores: serão utilizados para programação e fabricação digital, games e software.
Fonte: Ivan Lana, diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral Izaura Marques da Silva.
Comentários