Igreja do Rosário, em Vitória, é reaberta para missas, casamentos e batizados
Oficinas de música serão oferecidas no local
Escute essa reportagem
Fechada desde fevereiro de 2023, a Igreja do Rosário, localizada no centro de Vitória, foi reaberta ao público nesta quinta-feira (13). Houve uma cerimônia especial para a celebração deste momento, com apresentação da Philarmônica Rosariense, banda da igreja de origem anterior a 1840.
Com a reabertura, missas, casamentos, batizados e outras celebrações voltarão a ser realizados no espaço histórico. E, além disso, há novidades para os fiéis.
“Sob patrocínio cultural do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) estaremos ofertando oficinas de música (instrumentos de sopro) para jovens a partir dos 14 anos”, disse Victor Antenor Ferrari Nodari, gestor cultural da igreja.
Ele explicou que também haverá um inventário participativo, que consiste no recolhimento de depoimentos de pessoas que de algum modo participaram e participam da história da Igreja do Rosário, da Irmandade e da Devoção de São Benedito.
Nelce Pizzani Rios, provedora da Irmandade de São Benedito do Rosário, celebrou a volta e ressaltou que a igreja é um importante patrimônio religioso para a cidade de Vitória e todo o Brasil.
O monumento é inscrito no Livro do Tombo Histórico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), sendo tombado em 1946.
A história da edificação da Igreja do Rosário se iniciou em 1765 e sua estrutura principal foi erguida em apenas dois anos pelos membros da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos.
“Ela não só representa um patrimônio histórico físico muito importante, porque é uma das únicas construções de Vitória que ainda conserva os traços barrocos em seus altares e frontão, como também é de uma importância religiosa ímpar, porque conserva relíquias, imagens de outras igrejas que até mesmo não existem mais na capital”, disse Victor.
“Aqui se constitui um núcleo de difusão da cultura dos diferentes povos que foram trazidos pelo processo de escravização para o Brasil e que na Irmandade do Rosário, e posteriormente na Irmandade de São Benedito (ambas se reuniam aqui na igreja), encontraram um lugar para poder exercer sua cultura. Até mesmo conseguir sua liberdade por intermédio da Irmandade de São Benedito”.
A fachada colonial da igreja ainda mantém suas características originais, inclusive um cemitério em um de seus corredores.
Também foi construída, no terreno junto a ela, uma Casa de Leilão que tinha o exercício de arrecadar verbas para comprar alforrias de pessoas ainda cativas.
Fique por dentro
A igreja
Construída no século XVII, é uma das devoções mais antigas a São Benedito no Estado.
Reabertura
A Igreja do Rosário foi fechada em fevereiro de 2023 por questões relacionadas à falta de vigilantes e ficou aberta apenas para as cerimônias religiosas da irmandade.
Ela foi reaberta nesta quinta-feira (13), e às 16h acontecereu uma cerimônia com apresentação da Philarmônica Rosariense.
A Venerável Arquiconfraria Irmandade de São Benedito do Rosário contou com uma parceria com a Mama Guaco produções. Por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e patrocínio do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), foi possível reestruturar as atividades litúrgicas e oferecer outras atividades.
Funcionamento
A Igreja estará aberta ao público para visitas e orações de quarta-feira a sábado nos seguintes horários:
Quarta a Sexta: Das 13h às 17h.
Sábados: Das 9h às 13h.
Casamentos
A igreja voltará a realizar casamentos, batizados e outras celebrações, de acordo com a disponibilidade de datas.
Para verificar a disponibilidade e realizar o agendamento, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (27) 99707-1099 ou pelo Instagram da irmandade: @saobeneditodorosario.vix.
Atividades
- Oficina de música
É voltada para jovens a partir dos 14 anos. Nela, serão trabalhados instrumentos de sopro.
Como participar: O primeiro passo é ir até a Igreja do Rosário nos horários de abertura ao público.
Lá, o interessado preencherá uma ficha de inscrição e também terá o primeiro contato com os instrumentos e o professor.
A princípio, as oficinas acontecerão às quintas (14h às 16h) e aos sábados (9h às 11h). Elas terão início assim que se formarem turmas.
- Inventário participativo
consiste no recolhimento de depoimentos de pessoas que de algum modo participaram e participam da história da Igreja do Rosário, da irmandade e da devoção de São Benedito.
Os depoimentos, bem como imagens, relatos e histórias, serão registrados para compor um inventário de memórias, um inventário vivo e dinâmico.
Aqueles que tiverem uma história, imagem, fotografia ou que tenham participado da irmandade e queiram compartilhar seu relato ou depoimento, basta ir à Igreja do Rosário ou entrar em contato.
Fonte: Victor Antenor Ferrari Nodari, gestor cultural da igreja.
Comentários