X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Guardas tiram das ruas da Grande Vitória 349 carros abandonados

Veículos atrapalham o trânsito, viram ponto de vendas de drogas e, por acumular água da chuva, facilitam a reprodução de mosquito


Imagem ilustrativa da imagem Guardas tiram das ruas da Grande Vitória 349 carros abandonados
Carros abandonados em Vitória podem virar foco de mosquitos |  Foto: Kadidja Fernandes/ AT

Oferecendo riscos à saúde e até a segurança de moradores, 349 carros abandonados foram recolhidos das ruas da Grande Vitória entre o ano passado e este ano.

Os veículos, geralmente em mau estado de conservação, são retirados após denúncias e registros feitos para as prefeituras.

Em Vila Velha, o subinspetor estratégico de trânsito da Guarda Municipal, Leandro Rhein, pontuou que somente em 2023 foram recolhidos 196 veículos. A maior parte na Praia da Costa.

Já este ano, foram oito veículos removidos. “O morador que identificar a presença de um veículo em situação de abandono pode fazer o registro na Ouvidoria através do site da prefeitura ou ligar para o 162 relatando o fato”.

Ele revelou, ainda, que se o veículo oferecer risco à saúde – como aqueles sem vidro, acumulando água – ou que ofereça risco à segurança, ele é retirado imediatamente. “Temos casos em que veículos são usados como esconderijo de drogas ou de criminosos”.

Em outros casos em que há sinais de abandono, é dado um prazo para retirar. “O veículo levado a um pátio, só pode ser retirado pelo proprietário após voltar a ter condições de circulação”.

Em Vitória, no ano passado, foram 71 remoções. Já de janeiro a março de 2024, foram 36 carros retirados das ruas.

“Durante as remoções realizadas, encontramos água de chuva acumulada nos veículos abandonados ou no lixo que se acumula neles ou ao redor deles. Isso se tornou mais uma preocupação, uma vez que se tornam lugares favoráveis para que o vetor da dengue se reproduza”, destacou Brunno Xavier, gerente de Planejamento e Operacionalização do Trânsito (Gpot) da Guarda de Vitória, responsável pelas remoções.

O gerente da Gpot explica que a situação é ainda mais grave quando se fala de segurança pública e facilidade de uso da via onde está o veículo abandonado.

“Carros abandonados podem se tornar locais para atividades criminosas, ponto de venda de drogas e esconderijo. Já para o trânsito local, dificultam a circulação de veículos e de pedestres”.

Em Cariacica, no ano passado 11 veículos foram removidos. Este ano, foram 13.

Saiba mais

Vitória

Em 2023, foram 71 remoções. Já de janeiro a março de 2024, 36 carros foram retirados das ruas.

Segundo a Guarda de Vitória, responsável pelas remoções, para que um veículo seja removido, é necessário que haja uma denúncia ao telefone 156 sobre o possível abandono.

Uma equipe de agentes da Guarda de Vitória vai ao local e analisa se há características de abandono, como condições do veículo, sujeira e avarias. Se for nítido, o veículo é removido imediatamente.

Caso não, o veículo é notificado para que o proprietário faça a remoção em até 30 dias.

O carro é levado para um pátio autorizado, onde poderá ser retirado mediante regularização de débitos pelo proprietário.

Vila Velha

Neste ano, foram oito veículos removidos. Já em 2023, foram 196.

O morador pode registrar um veículo em situação de abandono na Ouvidoria através do site da prefeitura (https://www.vilavelha.es.gov.br/) ou ligar para 162.

São verificadas as condições estruturais do veículo que está estacionado na via ou em estacionamento público, sem capacidade de locomoção e que, devido ao seu estado de conservação e processo de deterioração, ofereça risco à saúde pública, à segurança pública ou ao meio ambiente.

Cariacica

Em 2023, foram 27 denúncias, sendo 11 veículos removidos. Do início de 2024 até o momento, foram 18 denúncias, sendo 13 removidos.

Os moradores podem registrar veículos abandonados por meio da Ouvidoria 162. A fiscalização de veículos abandonados é feita pelos agentes de trânsito e pela Fiscalização de Posturas.

Serra

A Prefeitura da Serra informou que, para um veículo ser considerado em estado de abandono, ele precisa estar estacionado, ininterruptamente, por período superior a 30 dias, ou que o veículo apresente sinais externos evidentes de abandono ou de impossibilidade de se deslocar por meio próprio, estacionado por período superior a 15 dias.

Em casos de prejuízo à circulação e ao risco à saúde, o veículo é removido imediatamente. Nos demais casos, ele recebe uma notificação e um prazo para ser removido.

O veículo é levado ao pátio de convênio, onde o dono tem 90 dias para retirá-lo depois de sanar todas as pendências.

O cidadão pode realizar a denúncia por meio de um processo eletrônico que deve ser aberto no site prefeiturasempapel.serra.es.gov.br.

Viana

Em 2023, foram realizadas 101 notificações, sendo guinchados 10 veículos e 91 foram retirados voluntariamente da via pelos proprietários.

Este ano, foram feitas 35 notificações, sendo guinchados quatro veículos e 31 foram retirados voluntariamente.

Caso o morador identifique algum veículo abandonado na rua, deve entrar em contato com a Guarda Civil Municipal de Viana pelo número (27) 99738-8787.

Fonte: Guardas municipais.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: