X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

“Moro aqui há 55 anos e agora minha rua não alaga mais”, diz moradora de Vila Velha

Moradora de Cobilândia, em Vila Velha, vibra com inauguração do Parque do Canal Marinho e a pavimentação asfáltica em avenida da região


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem “Moro aqui há 55 anos e agora minha rua não alaga mais”, diz moradora de Vila Velha
Inauguração de obra em Cobilândia, feita em parceria entre governo do Estado e Prefeitura de Vila Velha |  Foto: Leone Iglesias/AT

Uma nova realidade marca a rotina da assistente administrativo Claudia Mazega, de 55 anos, de sua família, e de milhares de moradores do bairro Cobilândia e região, em Vila Velha.

“Moro aqui há 55 anos e agora minha rua não alaga mais. Eu saía com meu carro daqui, lembro de dias que eu não podia trabalhar”.

Claudia foi, na noite de sábado (27), com os filhos Leandro, de 16 anos, e Fernanda, de 27, e a cadelinha da família, Arizona, para a inauguração do Parque Linear do Canal Marinho e de pavimentação asfáltica da avenida Rio Marinho, em Cobilândia.

Imagem ilustrativa da imagem “Moro aqui há 55 anos e agora minha rua não alaga mais”, diz moradora de Vila Velha
Claudia Mazega, com seus filhos, Fernanda e Leandro, e a cadelinha da família, Arizona, durante evento em Vila Velha |  Foto: Leone Iglesias/AT

As obras foram entregues pelo governador Renato Casagrande e pelo prefeito de Vila Velha Arnaldinho Borgo. O evento teve a participação de milhares de pessoas.

A aposentada Tereza Cristina Silva Moreira, de 69 anos, mora há 44 anos em Cobilândia. E também conviveu com os alagamentos.

“A minha rua, a rua Lobato, não alaga mais. Eu pensei que eu não fosse ver isso aqui. Moro aqui já tem 44 anos. Casei, vim para cá, criei meus filhos. Está sendo maravilhoso”, afirma a aposentada.

Marcos Souza, de 45 anos, é advogado da Comissão dos Advogados da Grande Cobilândia e diz que o parque traz o sentimento de pertencimento para a comunidade, lazer, esporte e acessibilidade.

“As pessoas têm hoje um lugar para chamar de seu, para transitar, fazer atividade física. Tudo isso que nós estamos recebendo é muito maravilhoso. Nós não imaginávamos que isso pudesse acontecer um dia”, afirma.

A inauguração teve apresentação da banda de música da Polícia Militar e show de manobras radicais de moto freestyle.

O Parque Linear e a urbanização das margens da galeria-dique do Canal Marinho, com área aproximada de 24 mil m, contempla quadra poliesportiva, quadra de futsal, dois playgrounds, pump track, pet park, duas academias populares e duas áreas destinadas às atividades de pessoas idosas.

O espaço tem 457 árvores plantadas ao longo do parque.

As obras executadas pelo governo do Estado são fruto da parceria com a Prefeitura de Vila Velha.

Para melhorar a mobilidade urbana na região, segundo a prefeitura, a avenida Rio Marinho, com 1 km de extensão, foi recapeada pela prefeitura, em uma ação do Programa Asfalto Novo.

"A gente resolveu", diz Casagrande

Imagem ilustrativa da imagem “Moro aqui há 55 anos e agora minha rua não alaga mais”, diz moradora de Vila Velha
Arnaldinho e Casagrande: placa |  Foto: Leone Iglesias/AT

O governador do Estado, Renato Casagrande, e o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, inauguraram juntos a obra do Parque Linear do Canal Marinho, em Cobilândia, Vila Velha.

Em tom de comemoração, o governador afirmou que “o que parecia impossível de ser feito a gente conseguiu resolver”, referindo-se à obra.

“Essa região aqui alagava permanentemente. Hoje, ela está protegida. Então, na hora que a gente construir todas as obras, nós teremos uma situação ainda muito melhor aqui em Vila Velha. Já mudou muito e vai mudar muito mais”, disse o governador Renato Casagrande.

Segundo o governador, o total de investimentos em Vila Velha, somente em macrodrenagem, é da ordem de R$ 750 milhões.

O prefeito Arnaldinho Borgo destacou que a obra beneficia em torno de 100 mil moradores.

“Hoje essas pessoas têm dignidade, têm orgulho de bater no peito e falar, eu moro na grande Cobilândia. Nós estamos não apenas falando, mas estamos entregando”, afirmou Arnaldinho.

Você sabia?

Os parques lineares têm comprimento maior que a largura, formando uma “linha” de área verde. São construídos paralelamente a cursos d'água, como rios e córregos.

O Parque Linear do Canal Marinho tem 24 mil m, 457 árvores plantadas e 1 km de avenida recapeada.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: