X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Mortes por dengue este ano já superam 2022

De janeiro até o último sábado, a doença já fez 11 vítimas no Estado. Em todo o ano passado, seis pacientes morreram


A dengue já fez 11 vítimas fatais no Estado. Já é quase o dobro de mortes de todo o ano passado, que teve seis  confirmadas. As informações são do  9º boletim epidemiológico da dengue, divulgado na sexta-feira (10) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Na Grande Vitória, segundo levantamento feito pela reportagem de A Tribuna, foram quatro mortes: duas na Serra, uma em Cariacica e uma em Vitória. 

Na Serra,  outras duas estão sendo investigadas. Segundo a prefeitura, os mortos eram homens, com a faixa etária entre 44 e 70 anos. Duas mortes também estão sendo investigadas em Cariacica. 

A quantidade de casos também chama atenção: foram notificados 37.565 casos de dengue no Espírito Santo, do dia 1 de janeiro até o último sábado, segundo boletim da Sesa. Em 63 dias, dá uma média de 596 notificações por dia. 

Os casos de dengue têm aumentado toda semana, conforme mostra o boletim. Na primeira semana de janeiro, do dia 1 ao dia 7, foram 1.581 notificações.  Já do dia 26 de fevereiro ao dia  4 de março, 7.533 casos foram notificados no Estado, uma média de 1.076  casos por dia.

Imagem ilustrativa da imagem Mortes por dengue este ano já superam 2022
Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue |  Foto: Reprodução/Canva

Em 2022, a semana com maior número de casos por dengue foi a última de dezembro, do dia 25 ao dia 31, com 1.027 casos. Em todo ano passado, foram 21 mil casos da doença no Estado, de acordo com o  52º boletim da Sesa.

Até o momento, a Serra teve  6.407 casos de dengue notificados, Vitória  5.401,  Cariacica 2.508, Guarapari 2.363, e Vila Velha 1.665. Viana não informou os dados.  

Um dos motivos para o aumento de casos no Estado, de acordo com especialistas, é a circulação do DENV-2, conhecido como sorotipo 2 da dengue. Ele  é um dos quatro sorotipos de vírus da doença e a circulação  não era detectada desde 2019 no Estado. Mas, sua circulação já havia sido detectada no último ano  no País.

Em entrevista à reportagem, nesta semana, o chefe do Núcleo de Vigilância Ambiental da Sesa, Roberto Laperriere, explicou que, por não ter esse sorotipo circulando há algum tempo no Estado, há uma maior quantidade de pessoas suscetíveis à dengue. "Recomendamos que, ao ter qualquer sintoma, a pessoa deve se hidratar bastante e procurar atendimento médico. Em qualquer sinal de alarme, como sangramento, dor abdominal, vômito e diarreia, o profissional médico deve ser informado imediatamente".

Leia mais

Adolescentes internados em estado grave com dengue

Nova vacina da dengue deve chegar ao Brasil neste ano. Veja previsão

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: