Feira de profissões para ajudar na escolha da carreira
Alunos de escola em Vitória puderam saber um pouco mais sobre cursos como Medicina e Direito, além da rotina de trabalho
Escute essa reportagem

Tomar grandes decisões é difícil, especialmente para adolescentes que estão se formando no ensino médio e devem escolher uma profissão que, possivelmente, será exercida pela vida toda.
Pensando nisso, foi realizado na última quarta-feira (20), na escola Crescer PHD, na Praia do Canto, o Simpósio de Profissões, evento que ocorre anualmente e tem como objetivo ajudar nessa decisão.
Lara Cuquetto, de 17 anos, aluna da 3ª série do ensino médio, pôde conhecer Letícia Soares, de 29 anos. Lara quer fazer Medicina e Letícia já é aluna do curso.
“É muito legal poder conversar com os estudantes de Medicina, conhecer um pouco mais sobre a rotina deles e sobre o curso. E também conversar sobre como é a rotina de trabalho. Isso é muito legal para a gente também conhecer como vai ser nosso futuro, se é isso mesmo que a gente quer”, disse Lara.
Além do estande de Medicina, os alunos puderam conhecer um pouco mais sobre os cursos de Direito, Jornalismo, Publicidade, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia e Psicologia com estandes das faculdades Faesa, Multivix, FDV, UVV e UCL.
Eles apresentaram seus cursos, novidades e ofereceram experiências práticas que simulam o cotidiano de diferentes áreas.
De acordo com a professora de Matemática Camila Souza, a feira é uma extensão do trabalho já realizado em sala de aula. “A Crescer aborda a escolha da profissão desde a 1ª série do ensino médio, então os alunos chegam à 3ª série muito mais seguros para tomar essa decisão”, destacou.
Já a diretora pedagógica Cláudia Bachour Santos Neves ressaltou o caráter contínuo da iniciativa. “Essa vivência desperta curiosidade, amplia horizontes e ajuda os estudantes a perceberem se o que eles imaginavam corresponde à realidade”, avaliou.
Decisão
Curso de Direito

Roberta Uliana, de 17 anos, é aluna da 3ª série do ensino médio e já decidiu qual caminho seguir. “Desde pequena tenho vontade de fazer Direito. Eu acho que vem um pouco da minha personalidade também”.
Mesmo já tendo tomado a decisão, Roberta adorou a oportunidade de poder conhecer mais sobre a profissão. “Conversar e entender um pouco sobre como é esse universo dentro da faculdade está sendo fantástico”.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários