“Choque de ordem” para organizar ônibus de turismo em Guarapari
Entidades de vários setores de Guarapari entregaram carta ao prefeito pedindo uma nova lei para receber esses veículos
Escute essa reportagem

Antiga demanda dos moradores de Guarapari, a regulamentação da entrada de ônibus de turismo na cidade voltou a ser debatida por setores da economia e da sociedade. Na semana passada, 23 entidades de diferentes áreas entregaram uma carta ao prefeito Rodrigo Borges pedindo uma nova legislação para a recepção desses veículos no município.
O documento defende a atualização de uma lei de 2007 que proíbe a circulação e o estacionamento de veículos de turismo na zona urbana, exceto para embarque e desembarque de passageiros nas proximidades dos meios de hospedagem. As regras, segundo as entidades, são prejudiciais ao turismo e não vêm sendo cumpridas.
De acordo com Marcelan Moro, diretor de Gestão Pública da associação empresarial Guarapari em Ação (GEA), a iniciativa contou com o apoio de representantes do comércio, da construção civil, da segurança e de associações de moradores.
“O GEA tem promovido debates a respeito do turismo e identificou ações que têm feito sucesso em outras cidades. Quando a prefeitura abriu espaço para essa discussão, nós apoiamos a ideia, pois é uma tendência em cidades turísticas do Brasil”.
O presidente da Câmara Empresarial de Turismo de Guarapari, Gustavo Guimarães, ressaltou que o tema é recorrente em gestões anteriores, mas nunca houve uma solução efetiva, especialmente durante a alta temporada.
“Queríamos saber se há um projeto e oferecemos apoio para que essa legislação entrasse em vigor, pois é muito necessário o ordenamento desses acessos diante do caos que se forma nas ruas, sobretudo na Praia do Morro, nos períodos de maior fluxo de turistas”, disse.
Em nota, a Prefeitura de Guarapari informou que está “realizando um estudo técnico voltado ao ordenamento e à melhoria da mobilidade urbana no contexto do turismo, com o objetivo de buscar soluções que conciliem o fluxo de visitantes e a qualidade de vida da população”.
O estudo prevê a construção de um estacionamento público para ônibus e a possível cobrança de taxa de entrada na cidade. A nova legislação, entretanto, poderá ter um período de até dois anos de adaptação e ainda não tem previsão para entrar em vigor.
SAIBA MAIS
Legislação
> Moradores e a sociedade civil organizada de Guarapari pedem atualização na lei que regulamenta a entrada de ônibus de turismo na cidade.
Mudança
> Medida propõe mudança em uma lei de 2007 que proíbe a circulação e estacionamento dos veículos na zona urbana. Regras são consideradas prejudiciais e não são cumpridas.
Novas regras
> 23 entidades assinaram uma carta entregue ao prefeito Rodrigo Borges, solicitando novas regras para o setor.
Documento
> O documento possui sugestões baseadas em outras cidades turísticas, como Balneário Camboriú (SC), Porto Seguro (BA) e Cabo Frio (RJ).
Estudos
> Segundo a prefeitura, estudos são feitos para resolver os problemas da mobilidade urbana no contexto turístico.
Medida
> Nova medida deve contar com instalação de um estacionamento público para ônibus de excursão e possível cobrança para entrada na cidade.
Prazo
> Ainda não há prazo para que a medida passe a valer, mas há a possibilidade de um período de adaptação de até dois anos.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários