"Fazei de nós instrumentos da paz" é tema da Festa da Penha de 2026
Diante dos conflitos mundiais vividos nos últimos anos, Festa da Penha se inspira em missão de paz promovida por São Francisco de Assis
Escute essa reportagem

Os preparativos para Festa da Penha de 2026 já começaram e "Fazei de nós instrumentos da paz" é tema escolhido para a 456ª edição do festejo, que acontece entre os dias 5 e 13 de abril do próximo ano, no Convento da Penha, na Prainha, em Vila Velha. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (15), durante uma coletiva no auditório da Fecomércio-ES, em Vitória.
De acordo com o Guardião do Convento Frei Gabriel Dellandrea, o lançamento da Festa da Penha foi antecipado com o objetivo de reunir ainda mais fiéis e romeiros, bem como permitir que pessoas que vêm de outros Estados possam ter mais tempo para se organizar e participar do encontro de fé. Ele também explicou a relação entre o tema, o Papa Leão XIV e o Papa Francisco.
“Essa saudação, de profundo significado pascal, marcou os primeiros momentos de seu pontificado. A Festa da Penha de 2026 ocorrerá nesse contexto. Expressões em favor da paz têm sido constantes em suas homilias e pronunciamentos. Reforçar esse tema, portanto, é fazer eco à saudação pascal do Cristo Ressuscitado, bem como ao clamor por paz de Francisco e Leão”, afirmou o Frei.
A Festa da Penha, também irá homenagear os 800 anos da morte de São Francisco, responsável por um forte legado de missão de paz que inspirou o tema da festa. Segundo o Padre Cláudio Alves Moreira, coordenador de Pastoral da Arquidiocese de Vitória, a temática reafirma o compromisso da Igreja e dos fiéis com a paz em meio aos conflitos mundiais.
"É importante lembrar, né? Aquele que constrói a paz se eterniza, primeiro porque cremos estar na eternidade, mas também porque deixou aqui nesta terra um caminho para que pudéssemos construir fontes e paz", destaca o Padre Cláudio Alves Moreira.
Com uma programação que inclui missas, romarias, shows, momentos de oração e manifestações culturais, a expectativa é que cerca de 2,7 milhões participem da terceira maior festa mariana do Brasil, reunindo-se pela fé e pelo compromisso com a paz.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários