X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Estratégias para não cair na rotina e manter a chama da paixão

É importante cultivar momentos juntos para que a relação se mantenha prazerosa


Para um relacionamento duradouro, cultivar a paixão é necessário, não deixando que a relação caia na rotina, explicaram especialistas.

Viajar, sair ao longo da semana e assistir a filmes juntos são algumas opções citadas pela psicóloga Naira Delboni. Ela disse que manter a conexão com o outro faz total diferença no casamento.

Leia mais sobre Cidades

“A demonstração de carinho também é fundamental. Elogiar, dizer o quanto o outro está bonito. Dar um abraço sem espera”, explicou a profissional.

O psicólogo Gerson Abarca ressaltou que é importante o casal diversificar o lazer, não indo para os mesmos lugares. Também recomendou fazer atividades em que possam gastar energias juntos.

Marlei Bonella Zorzal, 52 anos, dentista e diretora clínica do IOS Instituto Odontológico, e seu marido, Rogerio Zorzal, 51, engenheiro civil e empresário, são melhores amigos casados há quase duas décadas e a rotina deles não é nada parada. Além de ser um relacionamento de amor e amizade, o casal tem uma vivência dinâmica.

“Somos muito família e amamos estar juntos. Gostamos de receber a família e os amigos em nossa casa. Gostamos de viajar juntos, conhecer novos lugares e restaurantes. Viagem somente a dois e também junto com a família, com nosso filho Leonardo, de 7 anos. Gostamos de assistir a filmes juntinhos”, disse Marlei.

A “chama da paixão” não fica apagada na vida dos dois, mas junto a essa forte conexão que eles têm, Marlei também comentou sobre outras questões que fazem a relação ser sustentada.

“Eu sempre falo que o casamento é igual a uma flor. Precisa ser regado o tempo todo, nutrir. E os ingredientes para que o amor e o casamento durem são regar todo dia com paciência, saber perdoar, se colocar no lugar do outro e ter resiliência. E nós temos um combinado: nunca dormir de cara virada um para o outro”.

Segundo a psicóloga Monique Nogueira, para um casamento duradouro saudável é preciso ter cumplicidade, a decisão de querer dividir sua vida com alguém, além de ter a real disponibilidade emocional para isso.

“É preciso maturidade emocional para lidar com as transformações e adversidades da vida”.

Naira deu outras dicas: cada cônjuge precisa ter sua própria identidade, sem se perder para agradar ao outro; ter diálogo, o que ajuda a resolver conflitos e a evitar mal-entendidos; dar apoio emocional e ter objetivos e planos em comum.

Objetivos em comum

Imagem ilustrativa da imagem Estratégias para não cair na rotina e manter a chama da paixão
Wellyson Vieira Lopes e Samara Santana Lopes |  Foto: Divulgação/dsoulfotografia

Wellyson Vieira Lopes, estudante de História, e Samara Santana Lopes, professora, se casaram neste mês e contaram que estão muito felizes com a união.

Os jovens de 24 anos são melhores amigos, têm os mesmos objetivos de vida e pensam parecido.

Além do lado romântico, a professora contou sobre a importância da amizade na vida a dois. “Como eu posso me relacionar com uma pessoa na qual eu não confio para dizer todos os meus medos, os meus traumas, tudo o que eu penso, o que eu acho? A amizade é fundamental”, disse.


Dicas para um relacionamento duradouro

1-  Desejar viver a dois: escolher estar com o outro, escolher ter uma parceria conjugal.

2-  Não “coisificar” a relação: não transformar o outro como seu objeto para mero prazer.

3- Estabelecer uma relação de cumplicidade, troca e transparência: dificilmente um casamento tem duração se não houver esses fatores envolvidos.

4- Cultivar o romance inicial, a paixão de namorados e não deixar com que o cotidiano fique na sobrevivência, logística. Nunca deixar morrer a chama da paixão que foi configurando-se no amor.

5- Estabelecer projetos onde os dois possam construir juntos, tanto na parte material, espiritual ou coletiva. Não viver apenas no momento presente.

6- Ter maturidade emocional para lidar com as transformações e adversidades da vida.

7- Priorizar o diálogo: a comunicação é muito importante para expressar os sentimentos, mudanças de planos, vontades, objetivos e também para resolver conflitos adequadamente.

8- Demonstrar apoio ao cônjuge: é muito importante levantar o astral e a confiança do parceiro, mostrando apreciação pelo trabalho dele, comparecendo a eventos que sejam importantes para ele, por exemplo.

9- Cada cônjuge precisa ter sua própria identidade, sem se perder para agradar ao outro. Valorize a própria individualidade.

10- Dar apoio emocional diante de situações. Ter empatia com o outro é bastante necessário para uma relação saudável.

Fonte: Especialistas consultados. 


Análise

Imagem ilustrativa da imagem Estratégias para não cair na rotina e manter a chama da paixão
Carlos Lopes é sociólogo e doutorando em Ciências Sociais (Ufes) |  Foto: Divulgação

"Casamento mudou com o tempo"

“A institucionalização do casamento foi um processo histórico que durante muito tempo atendeu a interesses familiares de cunho econômico. Era comum, no passado, as famílias casarem os seus filhos nos chamados 'casamentos arranjados'.

No entanto, ao longo dos anos esse processo foi mudando, a nossa cultura passou por transformações e atualmente a grande maioria das pessoas se casa por afetividade.

Isso certamente contribui para fazer com que as pessoas tenham sua expectativa de vida, os seus anseios e sonhos muito mais plenamente realizados.

Elas estão juntas na maioria das vezes porque querem estar juntas, e esse companheirismo favorece o bem-estar, que, por sua vez, proporciona o sentimento e sensação de felicidade muito mais comum entre os casais que têm uma relação harmônica do que entre as pessoas solteiras”.


Famosos felizes no casamento

Companheirismo

Imagem ilustrativa da imagem Estratégias para não cair na rotina e manter a chama da paixão
Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert estão casados há 21 anos |  Foto: Divulgação

Os atores e apresentadores Fernanda Lima, 45, e Rodrigo Hilbert, 43, são um casal queridinho da internet. Casada há 21 anos e com três filhos, a dupla não deixa de compartilhar momentos de companheirismo e amor.

“Sobre ter sonhos em comum, rir feito criança e beijar muito e sempre, há mais de 20 anos. Amo o nosso amor”, Fernanda se declarou.

Muita paixão

Imagem ilustrativa da imagem Estratégias para não cair na rotina e manter a chama da paixão
Lázaro Ramos e Taís Araújo são um casal há 19 anos e têm dois filhos, Maria Antônia e João Vicente |  Foto: Divulgação

Juntos há 19 anos, os atores Lázaro Ramos, 44, e Taís Araújo, 44, são puro amor. Pais de Maria Antônia e João Vicente, eles sempre mostram nas redes sociais como são apaixonados.

“Eu amo dividir essa vida com você e amo a gente”, disse Lázaro, declarando-se para a esposa em um post do Instagram.

Linda família

Imagem ilustrativa da imagem Estratégias para não cair na rotina e manter a chama da paixão
Angélica e Luciano Huck se conheceram em uma gravação de filme em 2001 |  Foto: Divulgação

Casados há quase duas décadas, os apresentadores Angélica, 49, e Luciano Huck, 52, se conheceram ao longo da gravação de um filme em 2001.

Na época, ambos namoravam outras pessoas, mas se apaixonaram um pelo outro.

Em 2004, se casaram e hoje têm três filhos: Joaquim, de 18 anos, Benício, 15, e Eva, 10.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: