Esquema de segurança para prova do Enem vai contar mais com 1.300 PMs no ES
Prova do Enem 2024 acontece em dois domingos, nos dias 03 e 10 de novembro, em todo o Brasil.
Escute essa reportagem
O primeiro dia de aplicação da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece neste domingo (03) e a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) preparou um esquema especial de segurança para a realização do teste. No planejamento, está previsto o emprego do efetivo de mais de 1.300 policiais militares.
A prova do Enem 2024 acontece em dois domingos, nos dias 03 e 10 de novembro, em todo o Brasil. No Espírito Santo, mais de 74 mil estudantes estão inscritos no exame, que será aplicado em 165 locais espalhados por 38 municípios capixabas.
No Espírito Santo, a Operação Enem é coordenada pela Sesp que vai instalar um Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE) reunindo os órgãos envolvidos na realização do Enem 2024.
Entre as forças de segurança que fazem parte do esquema especial montado para a prova no Espírito Santo, o maior efetivo vai ser da Polícia Militar com 1.317 policiais, somando os dois dias de aplicação do exame.
A atuação começa ainda no sábado (02), com a escolta dos veículos dos Correios responsáveis pela distribuição dos cadernos de questões até os locais onde de prova, junto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). A escolta ocorre também no trajeto de retorno até a central de distribuição.
Já nos dois domingos, os militares estarão presentes em todos os locais de aplicação da prova e nas intermediações, realizando patrulhamento.
Nas delegacias, a Polícia Civil vai reforçar as equipes de plantão e o Corpo de Bombeiros também vai ter efetivo extra. A Polícia Federal a Polícia Civil vão atuar com o setor de inteligência, monitorando suspeitas de fraude e outras situações.
Além das forças policiais e do Corpo de Bombeiros, a Operação Enem no Espírito Santo ainda tem participação das Guardas Municipais, Prefeituras Municipais das cidades onde ocorrerá a aplicação das provas, Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan), Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb), Correios, EDP, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), Secretaria da Justiça (Sejus), Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Comentários