Mais 946 novos policiais nas ruas contra o crime
Comandante-geral da Polícia Militar, coronel Douglas Caus, revelou que os novos soldados iniciaram o curso em novembro do ano passado
Escute essa reportagem
A segurança pública no Estado está recebendo novos reforços: 946 novos policiais militares estão se formando hoje e vão para as ruas a partir da próxima semana.
Os soldados serão distribuídos entre a Grande Vitória, municípios de fora da Região Metropolitana, bem como nas tropas especializadas, entre as quais o Batalhão de Missões Especiais, Batalhão de Trânsito, Batalhão de Polícia Militar Ambiental, Regimento de Polícia Montada, entre outros.
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Douglas Caus, revelou que os novos soldados iniciaram o curso em novembro do ano passado. "O curso foi realizado integralmente na Academia de Polícia Militar do Espírito Santo, com duração de 354 dias, sendo 1.693 horas-aula, distribuídas em 50 disciplinas práticas e teóricas".
Ele citou que entre as disciplinas para formação dos novos soldados estão Direitos Humanos, Legislação Policial Militar, Policiamento Ostensivo Geral, Ordem Unida, Direito Constitucional, Método Giraldi de Tiro Defensivo, entre outras. "Além de todas as disciplinas, os novos soldados ainda passaram por um período de estágio profissional supervisionado, de 360 horas", pontuou Caus.
No estágio, foram lavrados 297 termos circunstanciados, no caso de crimes de menor potencial ofensivo. "Eles também apreenderam seis armas de fogo, cumpriram 43 mandados de prisão, recuperaram seis veículos, abordaram 16.892 veículos. Ainda apreenderam grande quantidade de drogas. Tudo isso fez parte da avaliação para que eles pudessem obter a nota necessária para se formarem hoje".
Coronel Caus salientou que amanhã deve ser publicada a distribuição desses novos policiais. "Nos próximos dias, eles passarão a exercer a função de soldados em todo o território capixaba. Com isso, esperamos aumentar a nossa capacidade de policiamento ostensivo e preventivo para evitarmos a prática delituosa, principalmente nas vias públicas".
Nova turma
As últimas turmas formadas, segundo o comandante, foram em 2021 e em 2022. "Além dessa turma que está sendo formada, o governador Renato Casagrande já autorizou a segunda turma desse concurso a iniciar o curso no dia 14 de novembro. Isso significa que para o próximo ano, teremos mais 1 mil policiais se formando, o que aponta esse compromisso do governo em recompor o efetivo e reestruturar as polícias. Além de mais soldados, temos investimentos em logística, armamento, treinamento e tecnologia para melhor atender a população capixaba e prevenir crimes".
Como efeito principal dos investimentos, ele destacou a redução de crimes contra o patrimônio, que já tem ocorrido, além do aumento do policiamento em áreas de disputas territoriais entre fações. "Queremos garantir que o Espírito Santo continue mantendo o domínio sobre as vias públicas".
Comentários