Espetinho sem carvão do ES ganha prêmio nacional
João Victor da Conceição trocou sua churrasqueira por um modelo a gás e se destacou entre mais de 20 mil inscritos
Escute essa reportagem
Após sofrer com problemas respiratórios por conta do monóxido de carbono emitido pelo carvão, o empresário do ramo de espetinhos João Victor da Conceição, 32, teve uma ideia inovadora para seu negócio.
Morador da Serra, ele acaba de ganhar R$ 3 mil no Prêmio Academia Assaí, na categoria especial de Tecnologia, ao trocar a churrasqueira de seu estabelecimento por um modelo a gás, que solta menos gás carbônico.
“Comecei a buscar algum equipamento que me desse uma eficiência a ponto de manter a defumação e a suculência da carne com efeito de brasa, e encontrei o char broiler, que, no meu nicho, eu não encontrava referência para saber como utilizar. Fui testando na prática mesmo”, revela o proprietário do Espetinho VIP.
Os benefícios não foram só em relação à saúde do empresário e de seus colaboradores. “Ainda ajudamos a natureza, pois ela emite bem menos gás carbônico que a queima do carvão ou madeira, além de não usar o carvão, contribuindo para a diminuição de corte de árvores”.
Outra vantagem para o negócio de João Victor foi a agilidade que o equipamento traz. “Não preciso fazer reposição de carvão e esperar fazer brasa novamente”, afirma.
Os clientes aprovaram a mudança feita pelo empresário, que só foi percebida porque ele compartilha o dia a dia de trabalho nas redes sociais. “É claro que o carvão tem uma defumação mais acentuada e presente, porém, os espetos não perderam toda a defumação e a carne se manteve bem-suculenta”.
O Prêmio Academia Assaí, que premiou empreendedores da área de alimentação, contou com mais de 20 mil inscritos de todo o Brasil. Os R$ 3 mil ganhos por João Victor serão reinvestidos na empresa, visando seu crescimento.
“Teremos uma nova área de produção dos espetinhos e também investiremos em conhecimento para a nossa área de churrasco”.
Ele deseja que mais empresários se espelhem na sua ousadia de utilizar um equipamento que não era comum dentro do seu ramo.
“Espero que outros empreendedores se inspirem. Acho que a minha garra e determinação em conquistar as coisas de forma honesta, com muito trabalho e focado no sonho de fazer o negócio dar certo, pode ser replicado”, salienta.
Apaixonado por gastronomia, o empresário decidiu começar a empreender na área de alimentação em 2018.
“Sempre fazia churrasco para a família e os amigos, então enxerguei uma oportunidade nesse ramo de espetinhos. Foi aí que comecei a estudar. Mesmo sem ter conhecimento em cortes de carne, eu me dediquei”, pontua.
Comentários