Cachorro é encontrado com pedaços de ferro e pedras no estômago em Vitória
Os moradores acionaram a CPI de Maus-Tratos contra os Animais, da Assembleia Legislativa, e a equipe de Bem-Estar Animal da Prefeitura de Vitória
Escute essa reportagem
Um cachorro da raça pitbull foi encontrado por moradores após ser abandonado dentro de um saco de lixo na rodovia Serafim Derenze, em Vitória, no último domingo (22). O cachorro, chamado de Borys, foi levado para o Rancho Bela Vista, hospital veterinário que tem convênio com o município. Após ser examinado, foi constatado que havia pedaços de ferro e pedras no estômago do pitbull. Ele não resistiu aos ferimentos e acabou morrendo.
Os moradores acionaram a CPI de Maus-Tratos contra os Animais, da Assembleia Legislativa, e a equipe de Bem-Estar Animal da Prefeitura de Vitória.
Segundo a CPI, o cachorro era chipado, ele foi castrado pelo programa da Prefeitura da Capital, portanto há registro sobre os dados do tutor.
“A equipe da CPI já começou a investigar e foi ao local junto com apoio da Guarda Municipal. Os envolvidos no caso vão ser convocados para prestar esclarecimentos em oitiva da CPI. Não vamos aceitar uma crueldade dessas, as pessoas precisam entender que maus-tratos a animais é crime e dá cadeia”, afirma a deputada Janete de Sá, presidente da CPI de Maus-Tratos contra os Animais.
A prefeitura de Vitória informou que o microchip implantado no cão é associado ao CPF do munícipe de Vitória.
"As informações obtidas por meio do chip permitiram apresentação de provas às autoridades policiais, pelo fato de o animal ter sido abandonado, sofrer maus-tratos e apresentar, no momento do resgate, saúde fragilizada", disse.
Segundo a Prefeitura, o animal estava desidratado e sem reações ao ser manipulado para o socorro, por estar em um saco plástico, amarrado, o que caracteriza crime ambiental de maus-tratos.
O cão foi resgatado pela equipe do Bem-Estar Animal, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), e levado imediatamente para clínica contratada pelo município para receber os cuidados necessários, mas, devido a gravidade que estava, não resistiu e morreu.
O animal foi examinado pelos veterinários que constataram que ele apresentava pedras e metais alojados no estômago e na articulação mandibular, além de displasia coxofemoral, uma má formação da articulação do quadril e também por tecidos moles próximos.
A Polícia Civil informou que não foi localizada nenhuma ocorrência sobre o caso.
Comentários