Escola de Vitória implementa projeto visando promover inclusão entre estudantes
Para promover a inclusão, escola está implementando sinalizações internas adaptadas para identificação também em Libras
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Com o objetivo de promover mais inclusão dentro da área acadêmica, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Major Alfredo Pedro Rabayolli, localizada em Vitória, está desenvolvendo um projeto de adaptação da sinalização interna para que seja possível realizar a identificação também em Libras.
De forma resumida, a escola está produzindo placas com QR Codes, que direcionam o usuário para um plataforma online, onde é possível assistir à tradução em Libras do que está escrito. Ou seja, se a placa contém a informação: "Sala de Aula", "Sala de Professores" ou "Coordenação", por exemplo, basta acessar o QR Code para que o vídeo mostre a tradução também em Libras.
A intérprete de Libras, Carolina Caetano Broedel, ressaltou a importância de ações como esta.
"A iniciativa teve um impacto particularmente significativo para os alunos surdos, proporcionando-lhes maior autonomia e facilidade na comunicação dentro da escola", disse ela.
A estudante surda Alana Maria Oliveira Barcelos também elogiou o projeto.
"As placas em Libras, no formato de vídeos, são boas principalmente para nós, alunos surdos, porque nos dão autonomia para andar pela escola. Fora isso, elas também podem ajudar pessoas ouvintes a aprender os sinais por meio dos vídeos", afirmou.
Por fim, a professora de Língua Portuguesa, Ana Lúcia Lepre Batista, destacou que a iniciativa contribui para a disseminação da língua de sinais na comunidade escolar.
"As novas placas de sinalização, contendo tanto o nome dos espaços quanto os QR Codes, despertaram o interesse dos alunos e dos professores, possibilitando que todos pudessem aprender mais sobre a língua de sinais", finalizou.
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