X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Encenação da Paixão de Cristo: farmacêutico e gerente de loja vão ser Jesus

Fiéis e voluntários, Diego Gava e Rodrigo Nery se preparam para os espetáculos que vão acontecer este mês, em Viana e Vila Velha


Imagem ilustrativa da imagem Encenação da Paixão de Cristo: farmacêutico e gerente de loja vão ser Jesus
Os atores Estevam, Lucí, Diego, Steffany, Lourdes e Gilmar |  Foto: Leone Iglesias / AT

Todos os anos milhares de voluntários dão vida a Jesus em encenações da Paixão e morte de Cristo. Neste ano, o farmacêutico Diego Grijó Gava, de 40 anos, e o gerente de loja Rodrigo Nery, de 44 anos, aceitaram o desafio em dois teatros distintos.

Um deles acontece em Viana, desde 1978. “A Vida de Cristo” será realizado nos próximos dias 28 e 29 na colina da Igreja Matriz, no centro de Viana.

Leia mais sobre Cidades

De acordo com a organização, são mais de 400 voluntários envolvidos na produção. No ano passado, cerca de 10 mil pessoas foram assistir ao espetáculo. A expectativa para este ano é de que o número seja ainda maior.

Diego conta que participa das encenações desde criança.

“Com 12 anos eu já interpretava Jesus pequeno. Depois, com 20 anos, passei a interpretar Jesus adulto e estou nesse papel até hoje. A cruz que carrego é de madeira maciça e pesa mais de 90 kg. Além disso, a coroa é de espinhos de laranjeira. Eu mesmo faço”, afirmou o farmacêutico.

Ele conta que, nessa época do ano, precisa se dividir entre as responsabilidades, então tudo fica bem corrido. “É uma correria, mas é muito gratificante. Quando estou em cena, esqueço de tudo e me dedico 100% ao papel. Só depois que noto os machucados, por conta das quedas e da atuação no geral”.

No primeiro dia de apresentação, será encenado o dia da criação do mundo até o momento em que Jesus expulsa os vendilhões (cambistas) do templo. No segundo dia, o grupo teatral mostrará a Santa Ceia, a prisão e a morte de Jesus.

Alexandro Gava Soares, de 45 anos, agente socioeducativo e líder do Teatro de Viana, conta que, em 1978, o tio dele, Adair José Gava, começou a encenação apenas com Jesus crucificado em um monte de areia. “Com o passar do tempo aquilo foi crescendo e em 1995 foi feita a vida de Cristo da criação do mundo à ascensão de Jesus aos céus”.

As irmãs aposentadas Lucí Gallina e Lurdes Gallina participam do espetáculo há mais de 40 anos.

Neste ano, Lucí será Maria em algumas cenas. “Todos nós temos vários papéis. Neste ano farei a mãe de Jesus em algumas delas. Fiz um voto para que, enquanto eu tiver força e saúde, continuarei participando da encenação”, conta Lucí.

Já o jornalista Robson Júnior, de 27 anos, será o diabo pela primeira vez na peça.

“Sempre participei das encenações, mas em outros papéis. Este ano serei o diabo. Acho esse papel muito interessante. Para nós, católicos, o período da Quaresma é um período muito forte, onde Cristo foi tentado no deserto e passou por várias provações, inclusive as tentações do diabo. Então é uma coisa muito forte”.

Saiba mais

Espetáculos

A Tribuna destaca encenações dos autos da Paixão de Cristo que vão acontecer neste mês, em cidades da Grande Vitória.

Auto da Paixão de Cristo de Viana

Quando: dia 28 de março, às 20h; e dia 29, às 19h30.

Onde: na colina da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, em Viana Sede.

Entrada: gratuita.

Auto da Paixão e Morte de Cristo

Quando: dia 29 de março, às 19 horas.

Onde: Praça Manolo Cabral, em Barro Vermelho, Vitória.

Entrada: doação de 1kg de alimento não perecível.

Notas da Paixão

Quando: dia 29 de março, às 20 horas.

Onde: Parque da Prainha, em Vila Velha.

Entrada: gratuita.

Paixão de Cristo

Quando: próximo dia 29, às 19 horas.

Onde: na escola de samba Mocidade Unida da Glória (MUG), na Glória, em Vila Velha.

Entrada: gratuita.


Cenas em aramaico em Vila Velha

Imagem ilustrativa da imagem Encenação da Paixão de Cristo: farmacêutico e gerente de loja vão ser Jesus
Rodrigo Nery vai interpretar Jesus na encenação na Glória, Vila Velha |  Foto: Fábio Nunes / AT

Em Vila Velha, a equipe de teatro Sal e Luz retorna com uma nova apresentação após quatro anos. Lá, o gerente de loja Rodrigo Nery, de 44 anos, interpretará Jesus Cristo na encenação da Paróquia Nossa Senhora da Glória de Vila Velha. Serão 55 atores.

A encenação acontecerá na quadra da escola de samba Mocidade Unida da Glória (MUG).

Neste período, os atores se concentram nos ensaios, fortalecem a fé e se preparam emocionalmente para celebrar a Paixão de Cristo.

Para se concentrar na encenação, Rodrigo faz abstinência de carne vermelha e se torna mais introspectivo durante toda a Quaresma. Ele revela algumas surpresas preparadas para o retorno da peça da equipe de teatro Sal e Luz.

“Nós estamos fazendo ensaio de cenas à parte, com o intuito de guardar as surpresas. O que eu posso revelar é que, em um momento da peça, teremos cenas em aramaico, a língua falada por Jesus”.

No dia a dia, esses atores exercem outros papéis, mas, por uma noite, assumem a responsabilidade de dar vida à história da ascensão de Jesus Cristo aos céus.

A diretora do espetáculo, Mônia Garcia Nery, afirma que a preparação para o grande dia já está sendo reforçada. “Estamos muito motivados, e, muitas vezes, ficamos até de madrugada estudando o texto.

São 24 anos de dedicação ao espetáculo e, ainda assim, cada ano é um desafio. Quem comparecer à apresentação, pode esperar mensagens de muita fé e esperança”.

A Paixão de Cristo também será tema na apresentação musical Notas da Paixão, que será encenada no Parque da Prainha, no dia 29. A apresentação teatral acontece às 20 horas.

No palco, cerca de 80 artistas estarão interpretando, cantando e dançando. Com cenas fortes, como a Flagelação de Jesus e o Sofrimento de Maria, o espetáculo conta com canções e roteiro autorais. A música “Eu Sou Amor” representa as últimas palavras de Cristo na Cruz.

“Em 2023, o projeto completou 10 anos. É uma honra levar a mensagem da Cruz por meio do musical e em uma linguagem acessível para todos nesses 11 anos”, relata o idealizador do projeto, Nícolas Pedrinha.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: