X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Empresas pedem socorro para contratar empregados

Falta de gente para trabalhar afeta indústria e comércio, na produção e no atendimento, e há urgência em encontrar pessoal para o quadro


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Empresas pedem socorro para contratar empregados
Quem tem pressa para reforçar a equipe da fábrica da Konyk é o empresário José Carlos Bergamin. Ele conta que está com 31 vagas abertas. Dessas, 21 são de operadores de máquina e 10 de auxiliares de costura |  Foto: Divulgação

Em um passado não tão distante bastava anunciar uma vaga de emprego para “chover” currículos. Só que um novo cenário, que ficou mais acentuado depois da pandemia, mostra  o contrário: a escassez de mão de obra e a dificuldade em contratar. 

Levantamento feito pela reportagem com vários setores e empresas de recrutamento  revela que empresas  têm urgência para contratar mais de 3 mil empregados no Estado.

Eliana Machado, diretora da Center RH, conta que existem vagas que estão abertas há três meses, entre elas de auxiliar e assistente de suporte técnico, ajudante, auxiliar de expedição, entre outras. O cadastro pode ser feito no site www.centerrh.com.br.      

A  Rhopen Consultoria seleciona profissionais para  diversas localidades do País, sendo grande volume no Estado. Ao todo, são 180 vagas de emprego e 15 de estágio. De acordo com eles, a falta de mão de obra, principalmente nas áreas operacionais e técnicas, está impactando diretamente na produção e resultados  das empresas. 

Segundo o Mapa do Trabalho 2022-2025, apenas no Estado, a demanda por qualificação deve atingir 179 mil pessoas, sendo 39 mil em formação inicial e 140 mil em formação continuada na indústria. 

Cris Samorini,  presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), destaca que a  falta de mão de obra qualificada não é um problema exclusivo do Estado

O mercado de trabalho, segundo ela,  exige qualificação contínua e aperfeiçoamento na carreira escolhida, cobrando novas competências dos profissionais. 

“A ausência de profissionais qualificados afeta diretamente a produtividade das empresas, que, para contornar o problema, acabam investindo por conta própria na capacitação de seus colaboradores”. 

Ela salienta que a  Findes, por meio do Senai, tem se empenhado em aprimorar a oferta de cursos com base na demanda das empresas e nos locais onde acontecerão os investimentos do setor privado.

“Em paralelo, constantemente, reformulamos o nosso portfólio de cursos para estar em sintonia com a real demanda das indústrias capixabas, com um currículo mais moderno, otimização do tempo de formação e direcionado às necessidades de cada área”.

Leia mais:

Cinco regras para ter sucesso nos negócios

Ministro do Trabalho anuncia concurso federal com 900 vagas

Confecção procura

Quem tem pressa para  reforçar a equipe da fábrica da  Konyk  é o empresário José Carlos Bergamin. Ele  conta que está com 31 vagas abertas. Dessas, 21 são de operadores de máquina e 10 de auxiliares de costura.  

 Segundo ele, se até meados  de agosto  não conseguir preencher o quadro, terá que  recorrer à produção  em outros estados. 

“Um dos fatores dessa carência é que os benefícios do governo federal, diante dos salários que as empresas conseguem pagar, não estimulam as pessoas a se empregarem.”

Mais de 1 hora na fila

Falta de equipe

Filas se formaram nos caixas de um supermercado em Vitória, na última quarta-feira. Os clientes esperavam por uma hora quando foram falar com um funcionário, que procurou o gerente e respondeu que não havia gente para trabalhar nos demais caixas – vários estavam fora de funcionamento, apesar da demora. 

O funcionário pediu desculpas e disse que os clientes tinham razão, mas que nada havia a fazer. Informou ainda que a loja estava contratando profissionais, mas com dificuldades de encontrar pessoal, e os que estavam trabalhando passavam por treinamento. 

O supermercado foi procurado ontem por meio da assessoria, mas não houve retorno à reportagem.

ANÁLISE

Luta por talentos no mercado de trabalho, Kátia Vasconcelos, professora pesquisadora na área de gestão de pessoas da Ufes

“No mercado de trabalho, a batalha é por talentos! Entretanto, como em toda batalha, há ônus e bônus ao longo do tempo. 

Se no curto prazo a efetivação pode ser alcançada, com salários e benefícios que atendam ao profissional, em médio e longo prazo, os efeitos podem ser sentido com menor capacidade de negociação interna, desequilíbrio salarial quando comparado a outros profissionais  e vulnerabilidade para novas perdas. 

Ou seja, a baixa oferta de profissionais qualificados no mercado de trabalho deveria, em condições de ganho para todas as partes, ser solucionada com investimentos em educação e qualificação”.

ALGUMAS OPORTUNIDADES

Bares e restaurantes

Vagas: cerca de mil vagas.

Cargos:  há demanda para todas as funções, especialmente  garçom, cozinheiro e auxiliar de cozinha,  segundo o presidente do Sindicato de Bares, Restaurantes e Similares do Espírito Santo (Sindbares),  Rodrigo Vervloet.  

Cadastro: nos estabelecimentos  contratantes, ou redes sociais.

Supermercados

Vagas: cerca de mil (dessas, cerca de 250 do grupo Carone, como destaca Willian Carone, diretor da rede).

Cargos: há falta de mão de obra para praticamente todas as áreas, principalmente açougue, frios, repositores e operadores de caixa.   

Cadastro: nos estabelecimentos contratantes, ou redes sociais.

Comércio

Vagas: mais de 500. 

Cargos: vendedores (maioria).

Cadastro:  nos estabelecimentos   contratantes, redes sociais das lojas ou empresas de recrutamento.

Setor de confecções 

Vagas: mais de 500 (dessas, 31 para a fábrica da  Konyk). 

Cargos: operador de máquina de costura e  auxiliares de costura. 

Cadastro: nos estabelecimentos   contratantes, redes sociais das lojas ou empresas de recrutamento. No caso da   Konyk, os currículos poderão ser entregues na rua Ângelo Borgo, 313,  Polo Confecção de Santa Inês, Vila Velha, ou enviados para o e-mail [email protected]

Empresas de recrutamento

Rhopen Consultoria

Vagas: 180, sendo cerca de  60 operacionais e técnicas; 50  administrativas; 30 vendas / comercial;  25    lideranças / gestão; 15 especialistas, além de  cerca de 20  para estágio.

Cargos: auxiliares de produção,  RH, administrativo, consultores, técnicos de eletromecânica, gerência geral, gerente RH, vendedores. 

Cadastro:  pelo site https://rhopen.com.br/vagas-rhopen/

Psico Store

Vagas:  4 

Cargos: coordenador de cobrança,  técnico em manipulação, vendedor de ótica e auxiliar de cozinha.

Cadastro:  os currículos podem ser enviados pelo  site www.psicostore.com.br e o candidato precisa acessar a vaga que possui interesse e se cadastrar.

Heach

Vagas:  17 

Cargos: analista fiscal, atendente de gelateria/sorveteria, auxiliar de eletricista, consultor de vendas, consultor de vendas de máquinas pesadas (linha amarela), consultor de vendas externas, consultor de vendas interno, controller, encarregado de loja, gerente de comércio exterior, promotor de rua, recepcionista de consultório odontológico, subgerente, vendedor externo e interno.

Cadastro: enviar currículo para o e-mail [email protected]

Sines e Agências do Trabalhador

Vagas: mais de 2 mil no Estado, dessas algumas são para contratação urgente.

Cargos: auxiliar administrativo,  balconista, mecânico montador, técnico em segurança do trabalho, técnico de edificações, técnico de enfermagem, entre outros.

Cadastro: https://trabalhavix.vitoria.es.gov.br/

Fonte: Empresas e setores citados.

Leia mais:

Indústria de café vai investir R$1 bilhão e abrir 270 empregos no ES

Fazendas do ES procuram 1.500 jovens para trabalhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: