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Empreendedorismo Capixaba

Cinco regras para ter sucesso nos negócios

Coragem, resiliência, planejamento, foco e boa comunicação do produto ou serviço ajudam a alavancar novos negócios


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Empreender é um ato de coragem. Para uma mulher deixar de ser empregada e passar a ter o seu próprio negócio é preciso também disposição, resiliência, planejamento e conhecimento do produto ou serviço a ser ofertado ao cliente.

Segundo especialistas, assim como uma mãe se dedica ao bebê, a empresária vai perder muitas horas do seu dia com esse novo “filho”, até que ele tenha mais autonomia para caminhar sem ajuda.

Imagem ilustrativa da imagem Cinco regras para ter sucesso nos negócios
Roberta Kato é consultora de empresas e diz que a coragem é aquele salto de fé entre aquilo que você já sabe que vai dar certo e aquilo que você ainda não tem certeza |  Foto: Suzana Loureiro

Empreendedoras que já estão estáveis no mercado e especialistas em gestão afirmam que para abrir um negócio é preciso planejamento, foco, rotina, persistência, inspiração e muita transpiração. Para esses profissionais, o grande desafio de empreender está em ter coragem para iniciar, encontrando um bom produto e planejando a entrega dele ao mercado. 

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“Parece simples, mas a coragem é aquele salto de fé entre aquilo que você já sabe que vai dar certo e aquilo que você ainda não tem certeza. Depois que você tem coragem, precisa ter resiliência”, explica a empresária Roberta Kato, CEO do  Grupo Kato, de consultoria empresarial. Ela começou sua vida como repositora de supermercado e hoje é CEO do Grupo Kato, de consultoria empresarial. 

Em seu currículo há mais de 17 mil horas de treinamento para líderes do País. Roberta buscou o conhecimento e hoje, além de sua formação em administração, tem outras 10 certificações profissionais, entre graduação em Administração, quatro pós e outros cursos. 

Todos os dias Roberta trabalha treinando equipes de empresários, desenvolvendo funcionários, lideranças e ensinando a gerir negócios de sucesso. Ela afirma que o primeiro passo para quem quer empreender é ter coragem. 

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Roberta explica que o planejamento é muito importante para o desenho do negócio, mas que precisa ser avaliado várias vezes durante a trajetória da empresa. “Não tem uma fórmula secreta”. 

A arquiteta Aline Stefanon, presidente da Morar Construtora, diz que a mulher empreendedora deve ter um firme propósito em seu empreendimento. Ela não tem seu próprio negócio, mas focou a carreira em excelência e passou a ocupar este ano o cargo de presidente da empresa. 

Tradição na panela de barro

“Eu espero que a minha história sirva para que as mulheres empreendedoras entendam que elas têm que se jogar, tem que ter respeito com as pessoas e tem que ser firme em seus propósitos”, orienta.

Histórias de sucesso

Mudança de vida após a pandemia

Daiane Silva era dona de casa e na pandemia decidiu abrir a farmácia da manipulação Beverly Hills, em Itapuã, Vila Velha. Ao escolher o tipo de negócio, desejava levar felicidade às pessoas.

“Na época eu pensei em abrir um negócio que pudesse contribuir com a sociedade. Comecei a estudar e tive muita disciplina para montar o negócio, sempre com foco na inovação. Não queria criar uma farmácia para disputar com tantas outras. Queria algo que deixasse as pessoas felizes e assim optei por vender cosméticos, além dos medicamentos.”

Ela participou de feiras, investiu em um negócio bem repaginado, com produtos naturais e veganos. Começou há um ano e seis meses e nesse período estruturou a equipe, dedicando-se totalmente ao seu negócio. Foi uma transformação na de vida. Daiane acredita que tem conseguido alcançar seus objetivos como empresária e mulher. 

“Recebo um feedback positivo dos meus clientes todos os dias. É o que me faz feliz”, afirmou.

Paixão pelo que faz há 35 anos

A empresária Marize Rigo deixou seu emprego de bancária há mais de 35 anos, quando montou um bar com o marido. O negócio cresceu e eles mudaram  para o segmento de restaurante. Assim nasceu Caseirinho, na Praia da Costa, Vila Velha. 

Imagem ilustrativa da imagem Cinco regras para ter sucesso nos negócios
empresária Marize Rigo |  Foto: Acervo Pessoal

“O importante é ter uma paixão pelo que você faz para que a motivação aumente e te ajude a superar os desafios que são inerentes ao negócio”. Marize acredita que foi importante ter a capacidade de enxergar além do momento, tendo uma visão clara do que desejava. 

Ela sempre teve suas metas definidas e tomou decisões no sentido de alcançá-las. Dentre as qualidades necessárias para empreender, cita a coragem para tomar decisões e a capacidade de suportar as adversidades e lidar bem com elas para superar os obstáculos. 

Marize diz que sempre aprende com seus erros e que isso é fundamental para que a empresa cresça. 

Ela tem uma rotina puxada, mas não deixa de se cuidar. Sempre encontra tempo para fazer exercícios e estar com a família.

Ideia ruim pode dilapidar um patrimônio, diz especialista

Já pensou na possibilidade da sua ideia de negócio ser ruim? A especialista Roberta Kato alerta para o perigo que está no fato do empreendedor se apegar a uma ideia ruim e dilapidar seu patrimônio e até a família pelo fato de acreditar em algo que não vinga. 

“É preciso estar apaixonado pelo fato de empreender, mas não se apaixone pela ideia, porque ela pode ser ruim e dever abandonada. Só que às vezes o empresário insiste em algo e diz que tem que ser daquele jeito porque ele se apegou emocionalmente à ideia. E sempre afirma que uma hora vai dar certo. Até que ele perde tudo porque abraçou uma ideia que não era boa”, explica Kato.

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especialista Roberta Kato |  Foto: Acervo Pessoal

Quando a paixão está no ato de empreender, o empresário pode mudar de ideia e refazer inúmeras vezes o processo de criação do produto ou serviço até que encontre a receita. 

“Não há uma fórmula secreta. Você tem que avaliar o quanto o mercado está aberto ao que você quer entregar, ouvir o cliente e entender o que ele precisa. Muitas vezes eu tenho um produto que é muito satisfatório para mim, mas talvez não atenda o público. Então é hora de acabar com ele, antes que ele acabe com você.”

Segundo a especialista, o importante ao abrir um novo negócio é ter sempre em mente o diferencial do seu produto ou serviço.  

“Faça um plano de negócios, avalie o quanto você consegue agregar valor ao produto ou serviço para abrir espaço no mercado. O que você faz diferente? É preciso entender a cadeia de valor. Mapeou tudo? Agora testa.”

Roberta Kato diz que é preciso ter muita resiliência para começar devagar e ir ajustando o negócio, tendo um crescimento sustentável e contínuo. 

“É mais interessante crescer devagar do que ter grandes explosões de investimento, porque elas nem sempre garantem vida longa à empresa”.

O sucesso está também na capacidade de fazer apostas. Independente do valor a ser investido, o que diferencia um empresário de um empreendedor é a capacidade da pessoa de apostar no seu negócio, sempre avaliando a relação custo/benefício. 

“O empresário é mais racional e sabe a hora de cessar um investimento”, explica Roberta, acrescentando que o empreendedor  acredita no sonho.

*S2 Comunicação

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