Empresa de Minas assume atendimentos em hospital do ES
Grupo LiveMed é o novo responsável pelo serviço de ortopedia do Hospital Estadual Antônio Bezerra de Faria
Escute essa reportagem
Depois de 30 anos, a Cooperativa de Médicos Ortopedistas e Traumatologistas do Espírito Santo (Cootes) deixou de atuar no Hospital Estadual Antônio Bezerra de Faria, em Vila Velha. A partir de agora, uma empresa de Minas Gerais assume os atendimentos e cirurgias ortopédicas no hospital.
De acordo com o advogado da cooperativa, Alexandre Rossoni, um processo de licitação foi aberto, mas a Cootes não participou por haver uma mudança no edital, em que houve a retirada de procedimentos voltados para as mãos.
“Não concordamos com a decisão, pois milhares de pessoas se acidentam nas mãos”, informou o advogado Alexandre Rossoni.
Segundo ele, no processo de licitação, uma das cláusulas dizia que as empresas que participassem teriam de ter a quantidade mínima de médicos para atendimento à população.
“O certame foi aberto e ganhou uma empresa chamada LiveMed, de Minas Gerais. Hoje (ontem), quando essa empresa, que teria de ter no mínimo 10 médicos, chegou para assumir o serviço, só havia um médico de Minas Gerais e outro do Espírito Santo”.
A direção do Hospital Antônio Bezerra de Faria informou, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que, devido à rescisão da cooperativa prestadora dos serviços especializados de ortopedia e traumatologia na unidade, os atendimentos de ortopedia ontem ocorreram, provisoriamente, com quadro reduzido de médicos.
“Comunicamos que o hospital já realizou nova contratação para prestação dos serviços com início nesta segunda-feira (ontem) e está atuando para minimizar os impactos de transição, garantindo a qualidade e a segurança da assistência aos pacientes, enquanto o hospital recebe os novos profissionais”.
De acordo com a nota enviada pela Sesa, não houve impacto nos atendimentos de urgência e emergência. “Os exames e atendimentos de outras especialidades permanecem funcionando normalmente”, afirmou.
Já o Grupo LiveMed, que assumiu ontem o contrato, após ser vencedor do processo licitatório para o serviço de ortopedia, disse por nota que “os médicos estão atendendo no hospital, sem haver nenhuma desassistência nos plantões. Os casos cirúrgicos estão sendo avaliados e programados de acordo com sua necessidade”, informou.
Comentários