X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Drones com “visão térmica” contra dengue na Grande Vitória

O aparelho, que está sendo utilizado em Vitória, diferencia a temperatura dos locais com água parada onde há focos de mosquito


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Drones com “visão térmica” contra dengue na Grande Vitória
Foto tirada por drone em Vitória aponta piscinas que podem ser possíveis focos do mosquito da dengue |  Foto: Divulgação/ PMV

Para auxiliar no combate aos focos do mosquito da dengue, prefeituras da Grande Vitória têm feito uso de drones.

Em Vitória, a prefeitura informou que tem usado dois drones com “visão térmica” (há uma câmera que diferencia a temperatura dos locais com água), e que a cada ação utilizando o equipamento, a equipe encontra de três a sete potenciais criadouros, dependendo do território.

“Temos feito aos fins de semana mutirão de limpeza. Levamos o drone e fazemos sobrevoo na área, trabalhando de forma complementar à visita domiciliar dos agentes de combates à endemia”, explicou Lívia Marini Palma, bióloga da Secretaria de Saúde de Vitória.

“Com o voo aéreo conseguimos identificar locais que são potenciais criadouros, como caixa d'água sem tampa ou com tampa quebrada. Registramos a imagem e vamos até o local orientar o morador”, ressaltou.

Em Viana, a prefeitura informou que tem utilizado drones para identificar focos de dengue, caixas d'água destampadas e pontos de descarte irregular de lixo durante vistorias realizadas pelos agentes de saúde e endemias na cidade.

“Até o momento, foram identificados 50 possíveis focos de dengue, que tiveram amostras coletadas para análise. Os proprietários dos locais onde os focos foram localizados foram notificados a fim de regularizar os imóveis”, informou a prefeitura por nota.

Em Vila Velha, a Secretaria Municipal de Saúde informou que não adota o uso de drones.

Estratégias

Já a Prefeitura de Cariacica informou que tem adotado como estratégias de combate aos mosquitos as visitas domiciliares, visitas em pontos estratégicos, limpeza de canais, atendimentos às denúncias de terrenos baldios e sujos via Ouvidoria, entre outras.

Na Serra, a prefeitura afirmou que entre as táticas de combate à dengue, além das atividades feitas pelos agentes durante a semana, tem realizado todo mês eventos como o Serra + Saúde e Serra + Cidadã, com ações de combate, panfletagem e orientação aos moradores sobre como eliminar focos de dengue.

A prefeitura também informou que tem, especialmente, aos finais de semana, reforçado as visitas domiciliares. “O objetivo é reduzir as pendências e acessar imóveis fechados nos dias úteis”.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: