Expolife: mudança no estilo de vida com jejum intermitente
Emagrecimento natural e mais performance nos treinos estão entre os benefícios da prática, que funciona como uma desintoxicação
Escute essa reportagem
Não faltam opiniões sobre o jejum intermitente nas redes sociais, mas, afinal, a prática pode ser uma forma de potencializar o emagrecimento e de conquistar mais saúde? Para tirar as dúvidas dos leitores, o jornal A Tribuna investigou os benefícios e os cuidados da prática.
O assunto será um dos temas abordados durante a 1ª edição da Expolife, um evento integrado de saúde e bem-estar que acontece hoje e amanhã, no Ilha Álvares Cabral, em Vitória.
Com a abordagem “Jejum intermitente: entenda como ativar sua cura interna”, o médico especializado em Nutrologia Wesley Schunk comanda o debate e irá apontar como a prática pode proporcionar um estilo de vida mais saudável.
De acordo com o especialista, o jejum intermitente é uma prática milenar usada atualmente como método terapêutico devido aos benefícios à saúde, que o faz uma indicação importante para pessoas com doenças cardiovasculares, hipertensão, dislipidemia e diabetes tipo 2, por exemplo.
“O jejum nada mais é do que um tempo para o qual você programa um descanso fisiológico – que é como uma purificação, uma desintoxicação – associado com uma janela de alimentação. Nessa janela de alimentação, você vai suprir todas as necessidades diárias de vitaminas e minerais”.
Emagrecimento natural, produtividade no dia a dia, aumento de energia, melhor relação com a comida e mais performance nos treinos também estão entre os benefícios do jejum intermitente.
A prática não oferece riscos, mas deve ser acompanhada por um médico ou um nutricionista, reitera Schunk.
“É muito importante um acompanhamento com um profissional que entenda sobre o método, além de se atentar às contraindicações. Sem dúvida nenhuma, quando o jejum intermitente está bem direcionado, a prática oferece muitos benefícios e é uma ótima ferramenta”.
Evento
A Expolife, que terá entrada gratuita e funcionará das 14h às 22 horas, vai contar com palestras e mais de 50 expositores de marcas de diversos segmentos da saúde apresentando seus produtos, muitas delas com lançamentos exclusivos.
A palestra com o médico Wesley Schunk será hoje (13), às 20 horas. Confira abaixo a programação do evento.
Corpo prioriza queimar gordura
O que é?
O jejum intermitente é uma prática milenar usada atualmente como método terapêutico devido aos benefícios à saúde, que o faz uma indicação importante para pessoas com doenças cardiovasculares, hipertensão, dislipidemia e diabetes tipo 2, por exemplo.
Quais os principais benefícios?
Emagrecimento natural, produtividade no dia a dia, aumento de energia, melhor relação com a comida e mais performance nos treinos estão entre os benefícios do jejum intermitente.
Existem riscos?
Não existem riscos, desde que a prática seja feita corretamente, principalmente acompanhada por um médico ou um nutricionista.
Existem, contudo, contraindicações. Grávidas, idosos com pouca massa magra, crianças, adolescentes e pessoas com transtornos alimentares, como a bulimia e a anorexia, não devem realizar o jejum intermitente.
É possível associar o jejum intermitente com treinos?
Sim, desde que já haja adaptação. Para quem ainda não está adaptado, não é indicado treinar. Nestes casos, é possível fazer uma caminhada ou uma corrida leve, por exemplo.
Depois disso, pode-se introduzir exercícios físicos mais intensos, com o acompanhamento profissional. Se o momento da atividade física for pela manhã, por exemplo, é importante que a pessoa se alimente bem na noite anterior.
É verdade que se perde muita massa magra durante o jejum intermitente?
Não, isso é um mito. Durante o jejum intermitente, o corpo prioriza queimar gordura. Em situações cujo paciente tenha baixo percentual de gordura, pode-se perder massa magra.
Saiba mais
Palestras e aulas-show
- Expolife 2024
A feira começa nesta quarta-feira (13), com a proposta de ser um evento para falar sobre prevenção e longevidade saudável como pilares.
O evento vai contar com mais de 50 expositores de marcas de diversos segmentos da saúde apresentando seus produtos.
Além disso, na programação haverá dezenas de palestras gratuitas, com credenciamento prévio pelo www.expolife.com.br.
- Estrutura
São 3 mil metros quadrados de área interna e externa, com vista para o mar, e um formato dinâmico que envolve desde estandes diversos como aulas-show com práticas esportivas, degustações, palestras, talk shows, entre outros.
A idealizadora do evento, a jornalista Lu Lima, mestre em Comunicação e Pesquisa na área de Saúde e Comunicação, enfatizou que a proposta é conectar profissionais da área da saúde, de todos os segmentos, com empreendedores da área.
- Serviço
Data: Quarta (13) e quinta-feira (14).
Abertura: A partir das 13h30.
Horário: Das 14h às 22 horas.
Local: Ilha Álvares Cabral. Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 2100, Bento Ferreira, Vitória.
Entrada gratuita para visitantes.
Credenciamento: www.expolife.com.br.
Mais informações: Por meio do instagram @expolife.es e do site www.expolife.com.br.
- Palestras
Quarta-feira (13)
14h- Diego Ribas: “Do risco à glória”.
16h- Loirini Zanon: “Simbologia das doenças e linguagem do corpo”
17h- Gabriela Castro Nogueira: “Desequilíbrio do microbioma”.
18h- Luciana Stork: “Cavitação”.
19h- Luiz Fernando Câmara: “Comunicação e saúde”.
20- Wesley Schunk: “Jejum intermitente”.
Fonte: Organização do evento.
Comentários