Dia da Independência: Desfile terá shows no ar e exibição de carros antigos
Atração será domingo (7), na avenida Beira-Mar, e contará com a participação de 4.400 pessoas, entre civis e forças de segurança

Quem for ao desfile cívico-militar na avenida Beira-Mar, em Vitória, no domingo (7), vai ser surpreendido por dois operadores aerotáticos descendo de um helicóptero utilizando uma técnica de rapel até uma lancha da Marinha. Os aguardados carros antigos vão encerrar o desfile.
A atração, marcada para as 8 horas, é só o início do grande espetáculo que promete encantar o público. Às 9 horas, 4.400 pessoas iniciam o percurso, sendo 2.300 membros das forças de segurança pública e 2.100 civis.
Quatro aeronaves do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer) vão participar do desfile realizando sobrevoos pela baía de Vitória, de acordo com a major PM Elizabeth, chefe da assessoria de comunicação da unidade.
“Os operadores aerotáticos serão retirados da embarcação por meio da técnica Mcguire, demonstrando um resgate aéreo por helicóptero utilizado em situações de difícil acesso, onde o pouso da aeronave não é possível, permitindo a extração rápida de pessoas”.
Diferente do ano passado, o navio-patrulha da Marinha não vai participar do evento, por isso o desfile será restrito a apresentações aéreas e terrestres, reunindo escolas, instituições civis e forças de segurança do Espírito Santo.
“Ano passado contamos com desfile marítimo, só que desta vez não conseguimos trazer o navio por conta de compromissos operacionais da Marinha. A embarcação está em missão pela costa brasileira”, justifica o coronel Jocarly Martins de Aguiar Junior, secretário-chefe da Casa Militar.
Alunos das escolas municipais da Grande Vitória e representantes de entidades civis vão dar início ao desfile, assim como ocorreu em 2023 e 2024. Em seguida, entrarão as forças militares e de segurança (Marinha, Exército, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Civil).
“Faremos novamente dessa forma para que aquele que tiver interesse possa retornar o percurso e assistir ao desfile dos militares”, explica.
A expectativa é de que um público de 5.000 pessoas marque presença para prestigiar o espetáculo. O palanque será montado na avenida Beira-Mar, próximo à Praça Papa Pio XII.
“Vão ter arquibancadas para aqueles que quiserem assistir, mas também é possível ficar na lateral da avenida, no caso de quem quer acompanhar o desfile mais de perto. Não há necessidade de levar cadeira”, diz Aguiar.
A estrutura ainda vai contar com área para pessoas com deficiência, banheiros químicos, ambulância e policiamento.
Desvios e interdições no trânsito
O tradicional desfile cívico-militar de Vitória acontece apenas no domingo (7), mas algumas alterações no trânsito já estão acontecendo na região onde vai acontecer o espetáculo.
Durante esta semana, os motoristas que seguem da Vila Rubim para Camburi encontrarão um bloqueio no Porto de Vitória, no Centro, a partir das 22 horas, não sendo possível acessar a avenida Marechal Mascarenhas de Moraes (Av. Beira-Mar).
Saiba mais sobre as interdições aqui.
Serviço
Desfile de 7 de Setembro
Quando
- O tradicional desfile cívico-militar de 7 de Setembro acontece no próximo domingo (7), a partir das 8 horas, na avenida Beira-Mar, em Vitória.
- 4.400 pessoas vão participar do espetáculo, sendo 2.300 membros das forças de segurança pública e 2.100 civis. O desfile será encerrado com a passagem de carros antigos.
Estrutura
- A expectativa é de que um público de 5.000 pessoas vá prestigiar o desfile. Haverá arquibancadas para aqueles que quiserem assistir à atração. Não há necessidade de levar cadeira.
- A recomendação é para os espectadores irem de bicicleta, carro de aplicativo ou ônibus.
- A estrutura ainda vai contar com banheiros químicos, ambulância e policiamento extensivo. Além disso, uma tenda voltada para a recepção e acompanhamento de pessoas com deficiência estará montada no local.
Programação
- 8 horas: As atividades serão abertas com a realização de uma demonstração organizada por membros do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo. Nela, dois operadores aerotáticos irão descer de um helicóptero, utilizando uma técnica de rapel, até lancha da Marinha.
- Após a descida, eles serão retirados da embarcação por meio da técnica Mcguire, demonstrando um resgate aéreo por helicóptero utilizado em situações de difícil acesso, onde o pouso da aeronave não é possível, permitindo a extração rápida de pessoas.
- 8h20: Previsão de chegada do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande.
- 8h30: É tocado o exórdio (uma saudação) para o governador do Estado.
- 8h35: Está previsto o acendimento da pira com o fogo simbólico da pátria.
- 8h40: Hasteamento da Bandeira Nacional, ato solene que simboliza o respeito à soberania, à pátria e aos valores da nação brasileira.
- 8h45: Continência de um comandante ao governador de Estado. Será pedida a permissão para dar início ao desfile terrestre.
- 9 horas: Início do desfile.
- 12 horas: Previsão de término do desfile.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários