“Com a carteira profissional, vou ser motorista de ônibus”, diz trancista
Esse é o objetivo de Larita de Jesus que, por meio do programa do governo estadual, conseguiu alterar sua CNH para a categoria D

Mudar de vida é a meta de muitos capixabas, inclusive da trancista Larita de Jesus, de 32 anos, que, por meio do programa CNH Social, conseguiu fazer a alteração para a categoria D de sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Além da mudança de categoria, para o segundo semestre de 2025, o programa oferta 3.500 vagas gratuitas para tirar a primeira habilitação.
Com a nova categoria, que permite a condução de veículos com mais de 8 lugares para transporte de passageiros, Larita poderá conduzir ônibus, micro-ônibus e vans.
“Essa adição abre o leque de oportunidades para conseguir, talvez, mudar de área. Com a carteira em mãos, pretendo fazer uma especialização, que também é ofertada pelo programa, para dirigir o ônibus e carregar pessoas. O meu objetivo é dirigir ônibus”.
A novidade para a segunda fase do programa é a reserva de 10% das vagas para alunos matriculados na rede pública estadual de ensino que comprovem bom desempenho escolar, além de atender os requisitos previstos no edital.
Interessados em obter a habilitação gratuita devem se inscrever exclusivamente pelo site do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) até o dia 21 deste mês. São requisitos mínimos: estar inscrito no CadÚnico, ter 18 anos ou mais e não estar judicialmente impedido de possuir a CNH.
O diretor-geral do Detran-ES, Givaldo Vieira, conta que outra novidade para essa oferta é a criação de um novo curso, que estará à disposição dos alunos após a conquista da carteira de habilitação.
“Estamos trazendo um novo curso para formar instrutores de trânsito. Esse será o profissional que fará a formação de toda essa turma do CNH Social que é escolhida aqui. Então nós estamos oportunizando que o próprio aluno do CNH Social faça esse curso e possa trabalhar também na autoescola. Dessa forma, a gente cria oportunidades e fortalece o setor”.
O governador Renato Casagrande conta que, de 2019 até 2025, foram mais de 51 mil oportunidades para quem precisa de ajuda para tirar carteira de motorista.
“Esse é o objetivo. Nós oferecemos essas vagas para que as pessoas possam arrumar um emprego com mais dignidade, para ter educação no trânsito, entre outros. Isso tudo é um conjunto que leva a oportunidade até as pessoas, e é significativo porque é uma quantidade grande de gente”.
Histórias de Vida
Sonho realizado

Markesley Silva de Oliveira, 18, cursa o 3º ano do ensino médio na EEEFM Rômulo Castello, em Carapina Grande, Serra. Ele frequenta a disciplina eletiva sobre segurança no trânsito e está entre os selecionados a uma das vagas da 2ª fase do programa CNH Social. Ele quer tirar habilitação na categoria B (carro).
“Estou muito animado e ansioso. Sempre foi um sonho poder dirigir, e agora isso será possível”, disse ele que foi indicado pela escola.
Ajuda no trabalho

Elaine Souza, 35, é confeiteira. Ela foi selecionada em edições anteriores do programa e ontem conquistou a primeira habilitação. Ao lado do filho Micael, 11, ela conta que o documento ajudará no trabalho.
“Preciso dos insumos para fazer bolos. Faço compras grandes, indo de ônibus. É muito complicado. Com a possibilidade de dirigir, essa tarefa ficará muito mais fácil”.
Veja quem terá direito de disputar a CNH
Inscrições
Para concorrer a uma das 3.500 vagas oferecidas na segunda fase do Programa CNH Social 2025, os interessados devem acessar o site por meio do link disponível.
No banner ou botão 'CNH Social', o candidato deve preencher os dados pessoais solicitados.
As inscrições são gratuitas, assim como todo o processo.
Quem pode concorrer?
Dos requisitos mínimos para concorrer a uma das vagas do programa, é necessário ter 18 anos ou mais e não estar judicialmente impedido de possuir a CNH.
Além disso, é necessário estar inscrito no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico), possuir renda familiar de até dois salários mínimos e não possuir deficiência que impeça a obtenção da CNH.
Categorias disponíveis
Primeira habilitação: categoria B (carros);
Adição de categoria: incluir A ou B em uma CNH já existente;
Mudança de categoria: para D ou E, exigidas em transportes coletivos e caminhões.
Reserva de vagas
Serão reservadas 5% das vagas para pessoas com deficiência.
Para o segundo semestre deste ano, 10% das vagas do programa serão destinadas para alunos matriculados na rede pública estadual de ensino e que comprovem bom desempenho escolar.
Matrícula
A relação final dos selecionados no programa CNH Social será disponibilizada no dia 6 de outubro, a partir das 12 horas, no site do Detran-ES.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários