X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Desocupação das comunidades de Vila Esperança e Vale da Conquista é suspensa

Reintegração de posse coletiva estava marcada para esta terça-feira (8)


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Desocupação das comunidades de Vila Esperança e Vale da Conquista é suspensa
Manifestação que ocorreu às 8h da manhã de terça-feira (25) |  Foto: Reprodução/TN

Na noite desta segunda-feira (7), o senador Fabiano Contarato (PT-ES) publicou um vídeo em sua rede social informando que o ministro do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, concedeu liminar que suspende a reintegração de posse das comunidades de Vila Esperança e Vale da Conquista, em Vila Velha.

A reintegração de posse coletiva estava marcada para esta terça-feira (8).

O outro lado

O advogado Renan Sales informou que os proprietários da área não foram notificados oficialmente da decisão e que vai estudar as medidas judiciais cabíveis. Destaca ainda que o caso em questão trata de uma propriedade privada, alvo de invasão desordenada e ilegal. O eventual direito à moradia não pode se sobrepor ao direito de propriedade.

Há no processo, segundo o advogado, além da invasão ilegal, prova da prática de crimes ambientais, tráfico de drogas e homicídios, além de relatos diversos de venda irregular de terreno de invasão. Em 2022 houve liminar semelhante, que suspendeu a primeira reintegração do proprietário na posse, e o que aconteceu após esse período foi o aumento desordenado do número de invasores no local.

Manifestação em frente a Prefeitura de Vila Velha

Um grupo de manifestantes invadiu a sede da Prefeitura Municipal de Vila Velha no início de terça-feira (25). A manifestação se deu após a Justiça ordenar a desocupação de casas de cerca de 800 famílias, localizadas na região da Grande Terra Vermelha, no município. 40 manifestantes entraram na sede da prefeitura por volta das 8 horas da manhã, com cartazes e frases de protesto contra a decisão

Durante o protesto, houve prisão de uma das lideranças do movimento. A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa acompanhou toda a ação. Manifestantes que ainda estiveram no local, reclamaram do uso de armas de choque e spray de pimenta.

A princípio, a invasão às dependências da prefeitura seria para tentar um acordo com prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo.

Uma comissão formada por advogados e moradores foi recebida pelo prefeito. Em nota enviada à imprensa, a prefeitura de Vila Velha informou que as comunidades conhecidas como Vila Esperança e Vale Conquista, na região de Jabaeté, estão localizadas em área particular e, por determinação da Justiça, há uma ordem de reintegração de posse.

“O município vai dar o apoio no que tiver ao seu alcance e dentro dos princípios legais”, diz a nota. Para buscar ajudar as famílias em situação de vulnerabilidade do município, a prefeitura afirmou ainda que está construindo 280 moradias no programa de habilitação social.

Veja o vídeo do senador Fabiano Contarato

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: