Cultura e natureza em novo espaço na Serra
Centro Cultural do Projeto Caiman, voltado para a preservação do jacaré-de-papo-amarelo, contará com exposições, oficinas e cineclube
Escute essa reportagem
Exposição fotográfica, cineclube, museu de arqueologia e oficinas estão entre as atividades do Centro Cultural Projeto Caiman, o primeiro centro cultural do Estado que une biodiversidade e cultura.
Criado pelo Projeto Caiman, iniciativa de pesquisa e conservação das populações do jacaré-de-papo-amarelo do Espírito Santo, o novo espaço inaugura nesta terça-feira (23), em Alphaville Jacuhy, na Serra.
A cerimônia de abertura será apenas para convidados, mas o centro cultural estará aberto para receber a população a partir desta quarta-feira (24). Apesar de ficar num condomínio, o novo local tem uma entrada própria, pela alameda Augusto Ruschi, às margens do rio Santa Maria da Vitória.
“Mais que um espaço físico, o centro é símbolo do nosso compromisso com a cultura, a natureza e a promoção da conscientização ambiental. Nele, encontraremos não apenas exposições e informações sobre os jacarés, mas também um lugar para a educação, a pesquisa e o envolvimento cultural da comunidade”, afirma o diretor do Projeto Caiman, Yhuri Nóbrega.
Quem for ao centro cultural vai poder conferir uma exposição cujo acervo ultrapassa mais de 100 fotografias que retratam a biodiversidade, a cultura e a sustentabilidade capixaba.
Além disso, há uma série de intervenções artísticas, ações de educação ambiental e um museu de arqueologia no local.
Ao longo do ano, o Projeto Caiman irá disponibilizar uma programação de cinema ambiental. A ideia também é de que sejam realizadas oficinas voltadas para alunos do ensino público da Serra.
“Todo mês vamos contar com uma programação diferente, que varia entre teatro, música e outras esferas da cultura. Por enquanto, as visitas acontecem dentro do espaço cultural, mas num futuro queremos expandir e fazer trilhas guiadas”, adianta Yhuri.
O funcionamento do centro cultural será de terça a sexta-feira, com programação gratuita das 09 às 17 horas. O agendamento para atendimento de grupos e escolas deve acontecer via o e-mail [email protected]. Mais informações através do telefone (27) 99694-1375.
Comentários