X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Bicampeã do Carnaval de Vitória, MUG vai homenagear São Jorge em 2025

Escola da Glória busca o tricampeonato no ano que vem


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Bicampeã do Carnaval de Vitória, MUG vai homenagear São Jorge em 2025
Petterson Alves, carnavalesco da MUG: “São Jorge é um santo festeiro” |  Foto: Leone Iglesias/ AT

O Carnaval mal terminou e já tem escola capixaba decidindo qual o tema do desfile de 2025. Em busca do tricampeonato, a Mocidade Unida da Glória (MUG) trará para a avenida o enredo “O Guerreiro da Capa Encarnada - Jorge do Povo Brasileiro”, em homenagem a São Jorge.

O carnavalesco da escola, Petterson Alves, conta que a intenção é homenagear o santo para além da biografia, tanto no cristianismo quanto no sincretismo, e contar não só o que ele foi, mas o que representa, principalmente para o povo brasileiro.

“Jorge é da Capadócia, porém é do povo brasileiro. Vamos representar o santo popular, o santo que é motivo de fé para católicos e que possui um sincretismo desde a chegada dos escravos que eram trazidos para o Brasil”.

Ele conta que a ideia teve início enquanto a escola estava se preparando para o desfile que a consagrou como bicampeã, neste ano. O carnavalesco ressalta que o conceito surgiu de uma brincadeira com o vice-presidente Jurandy Machado enquanto eles preparavam a tradicional “feijoada de São Jorge”.

“Eu estava à beira do fogão, junto com o vice-presidente da escola, que é devoto do santo guerreiro. Enquanto trabalhávamos, eu brinquei e falei: 'Já pensou, Jurandy, se ganharmos o Carnaval e nos tornarmos bicampeões? Disputaríamos o tricampeonato com São Jorge Guerreiro, pois São Jorge é o santo das lutas, das batalhas, das guerras'”, relembra.

E assim surgiu a ideia de celebrar o santo. Jorge, que teria sido um soldado romano nascido na Capadócia, região histórica da Turquia, é uma figura religiosa popular, venerada por católicos e religiões afro-brasileiras.

Religião

E, por isso, Petterson garante que no desfile terá representado o Jorge do cristianismo e o forjado em ferro, como nos cultos de matriz africana.

“São Jorge é um santo festeiro, que não faz distinção entre seu povo; protege ricos e pobres, pretos e brancos, e os marginalizados. Ele protege a todos e ajuda, sendo uma força que habita a população, para lutar e vencer os dragões imaginários do dia a dia. Por isso, surgiu a ideia de homenageá-lo”, observa o carnavalesco.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: