Alunos flagram onça atacando filhote recém-nascido em zoológico do ES
Um professor do grupo de alunos que filmou o ocorrido disse que o zoológico tentou fazer com que eles apagassem as filmagens para não viralizar
Escute essa reportagem
Um grupo de alunos de uma escola pública da Serra que visitava um zoológico em Marechal Floriano, na Região Serrana do Estado, flagrou o momento em que um macho de onça-pintada rouba um filhote recém-nascido e foge com ele na boca.
As informações são da TV Tribuna / SBT que acompanhou o caso. Incialmente foi informado que o filhote não teria resistido, porém o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) enviou uma nota no fim da manhã desta quarta-feira (23) informando que o filhote estava vivo e recebendo cuidados junto da mãe.
Veja mais notícias sobre Cidades aqui
O momento do nascimento foi registrado pelos alunos, que não esperavam ver ao vivo um parto de onça. Eles estavam filmando quando a fêmea se distanciou do grupo e agachou. Momentos depois, o filhote nasceu, mas enquanto a mãe lambia a oncinha para tirar a sujeira, um macho apareceu, pegou o filhote com a boca e fugiu do local.
Os alunos ficaram em choque e começaram a gritar e chamar por funcionários e professores para ajudar a resgatar a pequena onça.
Porém um dos professores relatou para a TV Tribuna / SBT que a reação dos proprietários e funcionários do zoológico foi estranha. Primeiro, de acordo com o professor, eles disseram nem saber que a onça estava grávida, e que só acreditaram quando foi mostrado o vídeo.
O professor ainda disse que se soubessem que ela estava grávida, deveriam tê-la separado do grupo para evitar que algum problema acontecesse, como foi o caso.
Ele também relatou que foi chamado em um canto e que o pessoal do zoológico pediu que ele informasse aos alunos para deletar as gravações dos vídeos, afirmando que não era ético divulgar o acontecido.
Zoológico deveria ter separada a fêmea do grupo
Um biólogo ouvido pela TV Tribuna / SBT disse que o comportamento do macho de infanticídio é comum entre as onças, e que o zoológico teria que ter identificado que a fêmea estava grávida e a isolado do restante do grupo.
Ele também informou que os zoológico são de competência do Iema, e que o órgão é quem libera as licenças de funcionamento, e também é responsável pelas fiscalizações desses empreendimentos, e que portanto, cabe agora ao Instituto averiguar se o zoológico ainda tem estrutura para manter os animais no local.
A reportagem informou que o Iema estava no local para entender o que tinha acontecido e realizar as inspeções necessárias.
O Instituto enviou uma nota confirmando que o filhote conseguiu sobreviver, e que estava recebendo cuidados junto da mãe.
Comentários