X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

“Consumo exagerado está realmente fora de moda”, disse Mia Mamede

Mia Mamede, que defende um mundo sustentável, diz que é preciso mudar a cultura de ter que estar sempre com peças novas


 

Imagem ilustrativa da imagem “Consumo exagerado está realmente fora de moda”, disse Mia Mamede
Mia Mamede já morou em vários países e fala 4 idiomas, além do português |  Foto: Fotos/Divulgação

O consumo exagerado está “fora de moda”, afirmou Mia Mamede, que é Miss Universo Espírito Santo 2022 e Miss Universo Brasil 2022. Segundo a capixaba de 27 anos, por conta da cultura de hoje, há pessoas que procuram sempre estar de guarda-roupa novo e  seguir as tendências da moda e, assim, acabam comprando em abundância. 

Na última quarta-feira, faltando três dias para coroar a nova miss Brasil, ela concedeu uma entrevista exclusiva para A Tribuna e comentou sobre sua relação com a moda sustentável, além de dar dicas de como as pessoas podem colocá-la em ação. Na conversa, a jovem  também contou sobre seus planos para o futuro. 

A Tribuna – É verdade que você leva a sustentabilidade para a sua vida?
Mia Mamede - Sim! Tento trazer mudanças na minha vida porque muita gente acha que basta os setores  privado e público agirem. Mas isso, na verdade, é uma responsabilidade de cada um de nós, e é uma questão muitas vezes de escolhas. 

Acho que a minha maior expressão na sustentabilidade está nas minhas escolhas em todas as áreas: no carro que dirijo, nas lojas que compro e na alimentação. 

Hoje a indústria da moda é a segunda mais poluente do mundo devido ao transporte de roupas. Você pode escolher comprar comida e roupas locais, e, assim, além de contribuir para desenvolver a economia do próprio país e a cidade, você estará fazendo uma escolha sustentável, diminuindo a emissão de gases, por conta do transporte. 

Leia mais:

Indústria de café vai investir R$1 bilhão e abrir 270 empregos no ES

Capixabas buscam segurança e melhores salários no exterior

E em relação ao campo da moda? Você acha que a pauta da sustentabilidade está sendo mais debatida atualmente? 
Eu vejo essa mudança acontecer. Como estou em um palco hoje que me dá muita visibilidade, acho que é um dever meu ter cuidado com o que uso e como uso. 

Tento trazer a mensagem para as pessoas que está tudo bem repetir, usar o mesmo look mais de uma vez. A moda e as redes sociais criaram a tendência que se você usou e postou,  não pode usar mais aquela roupa. 

Eu faço questão de repetir o look para quebrar isso. Tenho acesso para trocar, mas não troco e acho que isso traz uma mensagem. Vejo a Gisele Bündchen, Kate Middleton e outras atrizes fazendo o mesmo. 

Além de repetir roupas, quais são suas outras ações de moda sustentável? 
Escolho roupas nacionais e locais porque isso também ajuda pequenos produtores, compro muito em brechós e faço upcycling, ou seja, pego roupas da minha mãe, tia e amigas e transformo-as em roupas com cortes diferentes para eu vestir. Também doo roupas que não uso. 

Existem sites que fazem vendas de peças por um preço bem barato e as pessoas acabam comprando em abundância. Acha que o consumismo está fora de moda?
O consumo exagerado está realmente fora de moda. Não é sobre quantidade, e sim sobre qualidade. Acho que os sites têm roupas baratas por uma razão, e isso é importante para as pessoas levarem em consideração. 

O que acontece é que temos a cultura de não poder repetir look, ter sempre looks em tendência. Assim, a gente cria essa demanda de ter que estar sempre comprando. 

E para ter essa frequência as pessoas acabam comprando de sites mais acessíveis. O que precisamos fazer é mudar essa cultura de ter que estar sempre com peças novas, de ter que estar sempre na tendência.  

Já que você preza em ter poucas roupas, quais são suas dicas para ter um guarda-roupa inteligente? 
A primeira dica é entender quais são as cores que combinam com você e a modelagem que se encaixa melhor no seu corpo. Assim, você vai parar de buscar as tendências do momento, errar menos e comprar menos. E vai se sentir feliz com as peças que você tem. 

Outra dica é antes de investir em peças de tendência, se organize para ter as peças básicas: o par de jeans, t-shits brancas e pretas.  Eu tenho há 15 anos um par de jeans que está lindo ainda.

Por último, quando você for comprar uma peça, sempre pense: eu tenho três outras peças que ficariam legal com essa? É importante essa peça nova se complementar e se encaixar nas existentes.  

O papel como Miss  fez você refletir mais a respeito da sustentabilidade? 

 

Imagem ilustrativa da imagem “Consumo exagerado está realmente fora de moda”, disse Mia Mamede
Mia Mamede foi eleita Miss Universo Espírito Santo e Miss Brasil 2022 |  Foto: MARTIN BERNETTI/Getty Images

A audiência tem um certo peso e eu levo isso com muita responsabilidade. Entendo que o que faço e falo repercutem com a geração mais jovem, com as outras misses e as meninas do País inteiro. Então penso muito em qual mensagem que estou passando. Sempre passo  que elas vão ser inspiração para muitas meninas. 

Eu comecei a olhar muito mais para as minhas ações depois que comecei a entender tamanha influência que eu tinha com jovens meninas e outras mulheres. Mas eu sempre gostei e estive antenada sobre esse assunto, sim, sobre sustentabilidade.   

O concurso de miss passou por mudanças ao longo dos anos. Antes focavam bastante na beleza, e hoje buscam  participantes que atuam em prol de projetos sociais. Como você avalia isso? 
É uma importância gigantesca. Falo muito sobre a miss do século XXI. Ela precisa representar a miss do século XXI. 

Se a gente olha as mulheres do século passado, elas lutaram muito para conquistar o espaço que temos desfrutado hoje. É mais do que nosso dever e responsabilidade honrá-las pegando o nosso lugar na sociedade. Pegar as oportunidades que são dadas.  E é nosso dever continuar conquistando mais espaço e respeito para que as misses do século XXII possam ser ainda maiores do que somos hoje. 

E como foi a experiência de ser Miss Brasil? 
A minha maior surpresa, que eu não imaginava, era o quanto de amor que eu ia receber. Eu não sabia que existia tanto amor no mundo. 

Pessoas do Brasil inteiro e de fora mandavam carinho, torcida e  presentes. E além disso, eu aprendi demais. E amadureci também. Foi duro, mas, poxa vida, eu faria tudo de novo. 

Quais são seus próximos projetos?
Tenho muitos projetos. O que posso garantir é que morei 16 anos no exterior e vi que muitas pessoas não conhecem o Brasil. Queria mostrar mais dele para o mundo. 

Durante o fim do meu reinado, viajei muito pelos estados para me conectar com o governo deles. Quero criar um programa de televisão em que a gente possa unir a cultura e o turismo brasileiro com a sustentabilidade.  Quero que o Brasil conheça melhor o próprio país, e levar isso para o exterior.

PERFIL

Mia Mamede

:> É atriz, apresentadora e empresária.
> Já visitou mais de 30 países e também morou em Bahrein, no Golfo Pérsico; em Xangai, na China; Dubai, Emirados Árabe; e Nova Iorque, Estados Unidos. Fez intercâmbio em Paris, França, Barcelona e Espanha.
> Fala quatro idiomas além do português: inglês, espanhol, francês e mandarim.
> Formada em Socioeconomia e Jornalismo pela New York University.
> Em 2022, venceu o Miss Universo Espírito Santo e o Miss Universo Brasil.

Leia mais:

DNA de salmão é nova arma contra o envelhecimento

Pacientes chamadas de 'pobres' por médico serão indenizadas no ES

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: