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Cidades

Cinco carros flagrados por minuto em faixa exclusiva para ônibus na Terceira Ponte

Reportagem flagrou, em três minutos, 15 veículos desrespeitando espaço exclusivo também para caminhões, motocicletas e táxis


Imagem ilustrativa da imagem Cinco carros flagrados por minuto em faixa exclusiva para ônibus na Terceira Ponte
Veículos desrespeitam regra: uso indevido da faixa vai levar, em breve, à multa de R$ 293,47 |  Foto: Gustavo Forattini/AT

A faixa à direita em ambos os sentidos da Terceira Ponte, que é de uso exclusivo para veículos como ônibus, motos, táxis e caminhões, tem sido desrespeitada pelos motoristas.

A reportagem de A Tribuna flagrou, durante o período de três minutos, 15 carros trafegando na faixa. Ou seja, a cada minuto, cinco veículos fazem o uso indevido da via.

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Em entrevista ao jornal nesta semana, o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, informou que haverá um reforço na sinalização da via, indicando o uso exclusivo da faixa à direita.

De acordo com o secretário, já existem placas sinalizando a via, com exceção de um ponto na avenida Carioca, logo na chegada ao município de Vila Velha, que está sendo providenciada. A previsão é que nos próximos meses sejam instaladas mais placas.

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O uso indevido da faixa pode levar à multa de R$ 293,47 e perda de sete pontos na carteira, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). As penalidades, no entanto, não serão aplicadas por agora. Antes disso, haverá um período educativo e de conscientização sobre o uso, ainda sem prazo definido.

Imagem ilustrativa da imagem Cinco carros flagrados por minuto em faixa exclusiva para ônibus na Terceira Ponte
Flagrante de infração na Terceira Ponte |  Foto: Gustavo Forattini/AT

Corredor

Apesar da fluidez no trajeto do transporte público sobre a ponte, quem sai de Vitória rumo a Vila Velha enfrenta gargalos na avenida Carioca, no acesso ao município canela-verde.

Sobre a possibilidade de instalar um corredor só para ônibus da Terceira Ponte até o Terminal de Vila Velha, a Semobi informou que a implantação de corredor em via municipal é de competência da prefeitura.

“A Semobi está à disposição dos municípios para dialogar sobre as alternativas para implantação das faixas exclusivas de ônibus”, ressaltou a nota.

Já a prefeitura de Vila Velha informou, por nota, que a avenida Carioca é de competência da concessionária Rodosol, contratada pelo governo do Estado.

Imagem ilustrativa da imagem Cinco carros flagrados por minuto em faixa exclusiva para ônibus na Terceira Ponte
Carros no acesso da Terceira Ponte |  Foto: Gustavo Forattini/AT

Saiba mais

Uso indevido

  • Em 3 minutos, 15 carros utilizaram indevidamente a faixa exclusiva.
  • São cinco veículos desrespeitando a faixa por minuto.

Multa

  • De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a infração pode levar à multa de R$ 293,47 e perda de sete pontos na carteira.
  • Ainda não há prazo para a aplicação de multas por uso indevido na faixa sobre a Terceira Ponte.

Radar

  • A Secretaria de Estado de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) já solicitou ao Departamento de Edificações e de Rodovias do Estado (DER-ES) a implantação de novos radares no vão central da estrutura.
  • A instalação vai depender do comportamento dos motoristas diante da nova configuração da via, como informou o DER-ES.
  • As faixas foram ampliadas de quatro para seis, sendo três em cada sentido.
  • Já o limite de velocidade sobre a ponte foi reduzido de 80 para 70 km/h.

Corredor exclusivo para ônibus

  • As faixas exclusivas para circulação de ônibus fazem parte do plano para melhorar a mobilidade do transporte público na Grande Vitória.
  • Um exemplo é o projeto da via só para ônibus que deve se estender do Terminal de Jardim América, em Cariacica, até o Terminal do Ibes, em Vila Velha.
  • O trecho de 11 quilômetros começará na Segunda Ponte, passando pela extensão da avenida Carlos Lindenberg.
  • A Semobi informou que realiza os trâmites administrativos para a licitação do Corredor Exclusivo de Ônibus na rodovia.
  • Não há definição sobre a instalação de um corredor só para ônibus da Terceira Ponte até o Terminal de Vila Velha.

Fontes: Pesquisa A Tribuna, Semobi e DER-ES.

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