X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Clima de primavera nas ruas da Serra

Nova estação só começa no próximo dia 23, mas a florada dos ipês já tem encantado moradores nas praças, ruas e matas do Estado


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Clima de primavera nas ruas da Serra
A dona de casa Pritila Rossi, 36 anos, e a estudante Lavínia Rossi Rizzoli, de 8: mãe e filha sempre tiram fotos com os ipês pelo bairro Barcelona, na Serra |  Foto: Heytor Gonçalves / AT

O início da primavera está previsto para o dia 23, mas a florada dos ipês já está encantando nas matas, ruas, avenidas e praças do Estado. Em Barcelona, na Serra, o cor-de-rosa surpreende moradores e visitantes.

É o que acontece com a dona de casa Pritila Rossi, 36 anos, mãe da estudante Lavínia Rossi Rizzoli, 8 anos. “Tem uns 10 anos que todos os anos paramos para tirar fotos. Tem ipê em todos os lugares, mas espalhados. Aqui é um privilégio”.

Veja mais notícias sobre Cidades aqui

Já Lavínia faz questão de dizer que adora passear de cor-de-rosa. “Vou de rosa igual a minha mãe. É muito legal, muito colorido”.

Biólogo e doutorando em Fisiologia Vegetal pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), João Pedro Zanardo de Andrade destaca que existe uma grande variedade de plantas que são nomeadas popularmente como ipês, podendo apresentar flores brancas, rosas, roxas e amarelas.

“As árvores de ipê podem atrair diversos polinizadores, como beija-flores, sabiás e tiribas, e também alguns insetos como abelhas, a depender do ambiente onde esta árvore está localizada”, observa.

O biólogo e porta-voz do Conselho Regional de Biologia (CRBio), Daniel Gosser Motta explica que a floração começa seguindo uma sequência de cores: primeiro o ipê roxo, em seguida o amarelo, o rosa, o branco e mais uma vez o amarelo.

Ele destaca que os ipês são espécies secundárias (usadas em reflorestamento), indicados para plantios em locais com grande exposição de sol, como áreas degradadas e calçadas sem fiação elétrica, pois algumas espécies podem medir até 30 metros de altura. “O outono é a época do ano mais indicada para a poda das árvores.”

A Prefeitura da Serra informou que segundo relato de munícipes e funcionários da prefeitura, o ipê foi a árvore mais plantada no município de 2010 até hoje.

A Secretaria de Meio Ambiente da Serra (Semma) destaca que está elaborando o plano municipal de arborização urbana. “Será realizado censo arbóreo para ações de preservação e implantação da nova arborização do município.”

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: