X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Cientistas pesquisam como reverter os cabelos brancos

Substância criada no País muda a coloração dos fios brancos por meio do estímulo de célula responsável pela produção de melanina


Imagem ilustrativa da imagem Cientistas pesquisam como reverter os cabelos brancos
Jack Padilha, terapeuta capilar e tricologista, explica que tudo que altera a saúde e as células de uma pessoa reflete no cabelo |  Foto: Leone Igleisias/ AT

Uma substância, mais precisamente um peptídeo, desenvolvido por cientistas brasileiros promete ser uma resposta inovadora para o problema dos cabelos grisalhos.

Segundo resultados de ensaios clínicos, o peptídeo, de nome Drone Grey Over, da empresa Glia Innovation, reverte a coloração dos cabelos brancos por meio do estímulo dos melanócitos (célula responsável pela produção de melanina) no bulbo capilar, resultando na produção de melanina.

A doutora em Ciências e sócia-fundadora da empresa, Sheila Siqueira Andrade, explica que nos testes de eficácia, os participantes notaram quase 85% da reversão dos cabelos brancos.

“Os cabelos que estão brancos voltam a pigmentar na cor natural, já que vão crescendo pigmentados, e os cabelos que vão nascer já nascem coloridos. Esse peptídeo é como se fosse um ingrediente ativo principal de um tônico, de um xampu ou sérum”, explica.

A empresa é fornecedora do ativo para as indústrias que vão vender os produtos finais, como tônico ou sérum. O tratamento, segundo Sheila, pode ficar nos fios, já que não deixa os cabelos oleosos. “Em 30 dias de uso já é possível ver resultados, dependendo do grau de grisalhamento”, destaca.

O uso deve ser contínuo. “Uma vez interrompido, o nosso relógio biológico vai sobressair e as células voltam a trabalhar de acordo com a idade ou as características genéticas de cada pessoa”, explica.

O produto já passou por todos os testes de segurança, de acordo com Sheila, sendo liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a comercialização. “Já tem indústrias que vendem para o consumidor final”.

Jack Padilha, terapeuta capilar e tricologista, explica que o envelhecimento dos fios acontece primeiro pelo envelhecimento das células e também pelo seu processo oxidativo.

“O surgimento dos brancos acontece por inúmeros motivos, entre eles o principal é a idade depois da genética, as alterações hormonais e também as deficiências nutricionais. Esses fatores ocasionam a interrupção da produção da melanina que é produzida por uma célula chamada melanócito”.

Uso do cigarro, ingestão em excesso de álcool, má alimentação, estresse físico e mental, e exposição ao sol podem estimular o aparecimento dos fios brancos, segundo a terapeuta capilar. “Tudo que alterar a nossa saúde e nossas células vai refletir no cabelo, tanto no aparecimento dos brancos quanto numa queda capilar”, alerta.

Fique por dentro

Eficácia para pessoas entre 35 e 65 anos

- O que causa o envelhecimento dos fios?

O envelhecimento dos fios acontece primeiro pelo envelhecimento das células e também pelo seu processo oxidativo.

O surgimento dos brancos acontece por inúmeros motivos, entre eles o principal é a idade, depois da genética, as alterações hormonais e também as deficiências nutricionais. Esses fatores ocasionam a interrupção da produção da melanina que é produzida por uma célula chamada melanócito. A melanina é uma proteína que pigmenta os fios e sem ela surgem os fios brancos.

- É possível retardar os cabelos brancos?

É possível preveni-los de dentro para fora e de fora para dentro, segundo a terapeuta capilar e tricologista Jack Padilha, com uso tópico de produtos fitoterápicos que contenham ativos que estimulam a atividade do folículo piloso e a produção da melanina.

- Para quem tem cabelo branco, como tratar?

Os fios brancos costumam ser mais porosos e não retêm a hidratação, por isso, de acordo com Jack Padilha, deve-se manter os cuidados diários com produtos de boa qualidade para manter uma boa saúde capilar fazendo a reposição hídrica, lipídica e de aminoácidos, por meio de acompanhamento com especialista capilar.

Novo produto

- Peptídeo

O novo produto que promete reverter os cabelos brancos, o peptídeo Drone Grey Over, é uma solução 100% brasileira, com testes in vitro, feitos em laboratório, utilizando células (melanócitos) especializadas na produção de melanina. Sua eficácia foi comprovada em testes clínicos com 31 participantes, na faixa etária de 35 a 65 anos, com acompanhamento de dermatologista.

Segundo os testes, quem tem os cabelos brancos vai ter resultados de repigmentação desse fio grisalho, conforme esse fio que já está branco cresce, ele já cresce pigmentado. De acordo com os testes, em 30 dias de tratamento, usando o tônico duas vezes ao dia, já foram vistos resultados.

- Para quem é indicado?

o uso é indicado para quem já está com o cabelo grisalho, e em diferentes tons de cinza. Uma vez que o tratamento é interrompido, os cabelos voltam a ficar brancos.

Fonte: Especialistas consultados e Glia Innovation.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: