Cidades Excelentes: Inteligência Artificial ajuda na segurança
Inovação tecnológica é um dos destaques do Prêmio Band Cidades Excelentes 2025, criado para valorizar boas práticas da gestão pública
O uso da Inteligência Artificial (IA) tem ganhado destaque nas administrações públicas, especialmente como aliada na segurança das cidades. Com a capacidade de processar grandes volumes de dados e interpretar imagens em tempo real, a tecnologia tem ajudado prefeituras a identificar situações de risco, otimizar recursos e agir com rapidez.
Sistemas de IA já são aplicados no reconhecimento facial, na leitura de placas de veículos, na detecção de comportamentos suspeitos em eventos e na análise de padrões de trânsito e em outras situações.
Esse tipo de inovação é um dos destaques do pilar Governança, Eficiência Fiscal e Transparência do Prêmio Band Cidades Excelentes 2025.
A premiação, realizada pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação em parceria com o Instituto Aquila, chega à sua 5ª edição reconhecendo as melhores práticas em 5.568 municípios brasileiros. No Estado, o evento de premiação será realizado no dia 26 de novembro.
Para Renzo Colnago, especialista em tecnologia, a IA deixou de ser apenas uma inovação restrita ao meio tecnológico e passou a integrar ativamente a rotina das cidades, auxiliando desde o monitoramento inteligente de vias públicas até o cruzamento de dados fiscais e operacionais.
“A Inteligência Artificial oferece ao gestor municipal um painel com informações contextualizadas, o que permite decisões mais rápidas e assertivas”, afirma.
Em Vitória, o prefeito Lorenzo Pazolini conta que desde 2024, a Guarda Civil Municipal utiliza Inteligência Artificial junto às câmeras de monitoramento da cidade. A ferramenta é capaz de captar comportamentos atípicos de veículos ou de pessoas. O software permite, por exemplo, detectar colisões e veículos quebrados nas vias o mais rápido possível.
“Também é possível detectar ações criminosas ou suspeitas, realizar buscas a carros roubados ou envolvidos em delitos em horas de gravação de câmeras de monitoramento”, disse Pazolini, ressaltando a emoção em participar de mais esta edição do prêmio.
Já o prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio, lembra que na segurança, o município é a primeira e única cidade do Estado com o projeto Conecta 5G, usando luminárias inteligentes com Inteligência Artificial para reconhecimento facial.
“Na prática, transformamos postes em agentes de segurança proativos, que ‘enxergam’ e analisam o ambiente”.
O que eles dizem
“Sistema moderno”
“Contamos com um sistema extremamente moderno e que amplia a capacidade operacional da Guarda de Vitória, consequentemente, gerando maior sensação de segurança. Atualmente, o recurso está acoplado a mais de 100 câmeras distribuídas pelas nove regiões administrativas.”
“Premiação importante”
“O Prêmio Band Cidades Excelentes é uma premiação importante porque estimula e reconhece gestões inovadoras. Em Cariacica, unimos a tecnologia a uma gestão responsável, usando a Inteligência Artificial como nossa grande aliada para tornar a cidade mais segura, eficiente e transparente. No pilar de Governança, Eficiência Fiscal e Transparência, atuamos em várias frentes.”
“Gestão inteligente”
“Avançamos na gestão inteligente e transparente dos serviços públicos com uso de Inteligência Artificial no videomonitoramento e no ‘Gestor IA Vila Velha’, que integra dados e gera insights em tempo real. A tecnologia é nossa aliada para salvar vidas e garantir eficiência. Segundo o Ranking Connected Smart Cities 2025, Vila Velha é a 23ª cidade mais inteligente do Brasil”.
“Impulsiona a fazer mais”
“A existência de um prêmio como o Band Cidades Excelentes eleva o padrão da gestão pública no Brasil. Ele nos desafia a olhar para nossos indicadores, aprimorar políticas públicas e colocar o cidadão no centro das decisões. É uma referência que nos impulsiona a fazer mais e melhor a cada dia.”
“Eficiência com inovação”
“Domingos Martins se sente honrada e feliz em participar do Prêmio Cidades Excelentes, em especial porque o município está participando do projeto ES Cidades Inteligentes do governo do Estado. A iniciativa promove uma gestão estratégica e eficiência com inovação para construir uma cidade mais sustentável e conectada”.
“Investir em soluções”
“Santa Maria de Jetibá segue firme no caminho da inovação. A nossa cidade tem se destacado por investir em soluções inteligentes que melhoram a vida da população e fortalecem os serviços públicos. O objetivo é ampliar e fortalecer o sistema de Cerco Inteligente, utilizando a tecnologia como aliada para proteger nossa população e tornar o município ainda mais seguro e conectado com o que há de modernidade”.
Saiba Mais
Prêmio Band Cidades Excelentes 2025
O prêmio é uma iniciativa do Grupo Bandeirantes de Comunicação, em parceria com o Instituto Aquila, e tem como objetivo incentivar, reconhecer e valorizar boas práticas de gestão pública, visando transformar a realidade dos municípios e melhorar os serviços públicos prestados aos cidadãos.
Critérios
IGMA
A avaliação do prêmio é baseada no Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), uma plataforma desenvolvida para avaliar a gestão pública dos municípios por meio do mapeamento técnico e científico de dados públicos. São reunidos dados públicos das 5.568 cidades brasileiras.
O índice inclui 72 indicadores divididos em 6 pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem pública.
Etapa estadual
A etapa estadual irá premiar os melhores desempenhos nos seis pilares e no IGMA por categoria populacional em cada estado, baseado na nota apurada em 2025.
O evento de premiação estadual será realizado no dia 26 de novembro no Tribunal de Contas do Estado e irá premiar os melhores municípios por categoria:
Menor ou igual a 30 mil habitantes
Entre 30 mil e 100 mil habitantes
Acima de 100 mil habitantes
Etapa nacional
Nessa etapa estarão aptos a concorrer apenas os vencedores da etapa estadual. Para a quinta edição, a premiação será baseada na nota apurada em 2025, conforme regulamento. Sendo a categoria populacional:
Menor ou igual a 30 mil habitantes
Entre 30 mil e 100 mil habitantes
Entre 100 mil e 500 mil habitantes
Acima de 500 mil habitantes
Capitais
Uma cerimônia em Brasília vai reunir gestores públicos do Brasil para premiação das melhores cidades do País em cada pilar, considerando a categoria populacional.
O evento será no dia 15 de dezembro, às 18h30.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários