Chance para profissionais de saúde e construção fora do Brasil
Oportunidades dependem do país. Na Grécia, por exemplo, área de hotelaria e turismo disponibiliza muitas vagas
Escute essa reportagem
A oportunidade de trabalho é uma preocupação frequente de quem está planejando se mudar para outro país. Mas há profissões que têm vantagens para conseguir o visto de trabalho e outras que são muito requisitadas em alguns países.
Profissionais de saúde e tecnologia, por exemplo, têm facilidade em conseguir visto de trabalho em países como Estados Unidos, Canadá e China.
Já os trabalhadores da construção, como pedreiros, jardineiros, além de domésticas e camareiras, podem ter boas oportunidades de emprego quando estiverem em países como Grécia e Estados Unidos.
“Profissionais de Tecnologia da Informação têm uma grande demanda dentro dos Estados Unidos, assim como Portugal, que também tem várias oportunidades para a área de construção e saúde”, destaca o advogado especializado em Direito Internacional Daniel Toledo.
Há também vagas para a área jurídica internacional e com salários altos, segundo o especialista.
Segundo a advogada da Espigariol Sociedade de Advogados Nytanella Casagrande, especializada em Direito Internacional, nos EUA há oportunidades nas áreas do setor de restaurante, bares e hotéis.
“Há um aumento inesperado nas vagas de emprego após a pandemia na tentativa de reacender a economia e recuperar a mão de obra perdida em 2020”.
Na Grécia, segundo a Embaixada do Brasil em Atenas, profissionais de hotelaria, gastronomia e turismo são bem requisitados, por causa da importância desses setores para a economia local.
“Em geral, são exigidas qualificação técnica, experiência, conhecimento intermediário do grego e, eventualmente, certificados locais”, destaca, em nota.
A qualificação também é valorizada nos Estados Unidos. Segundo a advogada especializada em imigração Renata Castro, legalmente, o país da América do Norte facilita a entrada de fisioterapeutas, fonoaudiólogo, enfermeiras e uma profissão que não existe no Brasil, que é o physician assistant (médico assistente).
“Esse governo está mais aliado à normalidade da política de imigração do país. Mas ainda não estamos nem próximo de uma realidade que seria, na minha opinião, uma mais adequada às necessidades do país. Porque os EUA, sem dúvida, precisam de imigrantes para manter a economia caminhando”.
Opiniões
Análise
Influência no fluxo de pessoas
“A história da humanidade é marcada pela migração. Mas a partir do nascimento do estado-nação, o controle da fronteira passou a ser alvo de constante pressão política e a fixação de leis ou projetos governamentais para atrair mão de obra, alterar o perfil demográfico, afastar a influência de outras culturas ou o risco da entrada de pessoas perigosas.
Os governos tentam influenciar o fluxo internacional de pessoas. O quadro geral da população mundial está em rápida alteração. Em 2017, estima-se que eram 1 bilhão de humanos acima de 60 anos de idade. Projeta-se que em 2100 serão mais de 3 bilhões. Em 45 países, a idade média da população está acima de 40 anos; em todos estes, o grupo de até 20 anos é inferior a 25% .
Nesse cenário, países europeus têm adotado o “visto dourado” buscando atrair ao mesmo tempo pessoas com renda média para elevada e também casais jovens, com interesse de mão de obra quanto a possibilidade de terem filhos que garantirão futuras gerações de cidadãos”.
Saiba mais
Estados Unidos
O país dá opções de vistos especiais para algumas profissões na área da saúde, como enfermeiros, fonoaudiólogo e fisioterapeutas, para profissionais gabaritados em sua profissão e também para altos investidores. Para saber os tipos de vistos é preciso consultar um especialista no assunto.
China
Segundo a assistente administrativa Laura Xu, do Consulado do Brasil em Xangai, o governo chinês procura talentos de todos os campos, mas os cursos e habilidades relacionados com as áreas de ciência, tecnologia e inovação são certamente mais apreciados.
Para quem quer morar, o caminho mais fácil é começar a estudar na China. Há muitas políticas favoráveis e bolsas destinadas aos alunos internacionais, estratégia do governo chinês para aumentar as riquezas econômicas e culturais do país.
Grécia
A Embaixada do Brasil em Atenas destacou que profissionais da hotelaria, gastronomia e turismo são bem requisitados, dada a importância desses setores para a economia grega.
Também há oportunidades em tecnologia da informação, consultoria e comércio. Em geral, são exigidas qualificação técnica, experiência, conhecimento intermediário do grego e, eventualmente, certificados locais.
Cursos superiores são valorizados, sobretudo em Economia, Administração, Engenharia e TI. O domínio do inglês ou do grego são importantes ativos no mercado de trabalho. O governo grego oferece vistos de residente para profissionais altamente qualificados e investidores estrangeiros.
Portugal
A implementação do novo modelo de concessão de Autorização de Residência a cidadãos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (AR CPLP) contribuiu para o aumento de cidadãos brasileiros com título de residência válido em território nacional.
A aceitação da nota do Enem em várias faculdades de Portugal também favorece a entrada de brasileiros no país.
Outros países
A Irlanda também oferece muitas vantagens, pois incentiva o intercâmbio e permissão de trabalhos. A Alemanha, assim como o Canadá, oferece incentivos para imigração de estrangeiros em busca de mão de obra qualificada e um rejuvenescimento da população, oferecendo facilidade para emissão de visto mesmo antes de um contrato de trabalho formalizado, como é o caso da Alemanha. Importante lembrar que nenhuma das facilidades exime o cidadão do dever de preencher todos os requisitos para uma imigração legal, consciente e planejada.
Fonte: Profissionais consultados e consulados.
Comentários