X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Capixabas relatam sufoco com terremoto em Portugal

Residentes no país europeu falam sobre susto com o terremoto de magnitude 5,4 próximo da capital Lisboa e da cidade do Porto


Imagem ilustrativa da imagem Capixabas relatam sufoco com terremoto em Portugal
Renan Carvalho conta que estava dormindo quando os tremores começaram |  Foto: Acervo pessoal

Capixabas que moram em Portugal, assim como a população do país europeu, passaram por um susto com o terremoto de magnitude 5,4 que atingiu nesta segunda-feira (26) os arredores da capital Lisboa e na cidade do Porto.

O terremoto ocorreu pouco depois das 5h no horário local (1h no horário de Brasília), e teve o epicentro no mar, a 52 km da costa de Setúbal, nos arredores de Lisboa.

Leia mais sobre Cidades

Morador de Setúbal, o empresário Renan Carvalho, 31 anos, que é de Vila Velha, dormia, enquanto a esposa Luana Anjos, 28, assistia série na TV.

“Moramos no 4º andar. E minha esposa logo me chamou e relatou, pois fui entendendo aos poucos. Primeiro houve um estrondo, depois tremiam paredes e objetos. Em seguida, o prédio começou a balançar”, contou o empresário.

O Instituto de Pesquisas Geológicas dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), que monitora tremores pelo mundo em tempo real, registrou uma magnitude de 5,4. Já o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) disse que o terremoto teve magnitude 5,3.

Ainda de acordo com o USGS, o terremoto ocorreu em uma profundidade de 17,5 quilômetros da superfície, que é considerada baixa.

Em terras lusitanas há 22 anos, o casal de Afonso Cláudio, Região Serrana, Fernanda Paula Ferreira, 43, e José Alaor Bissoli, estava em casa com o filho Bernardo Bissoli, 15 anos. “Foi um susto”, conta.

Capixaba de Vila Velha, o técnico em canalização Junão Ferreira, 44 anos, estava em casa, em Laranjeiro-Almada, a 10 minutos de Lisboa, com a mulher, e as filhas de 4 e 14 anos.

“É muito estranho ver tudo se mexendo em casa e você não poder fazer nada. Não foi preciso evacuar, mas ficamos apreensivos, minha esposa acordou assustada”.

Também de Vila Velha e morando em Lisboa há três anos, a jornalista Patrícia de Arruda, 40 anos, disse que ficou apreensiva ao ver o noticiário.

Mortes

Famosos como as atrizes Luana Piovani republicaram notícias sobre o abalo sísmico e comentaram sobre o episódio. Em 1755, um terremoto de magnitude 8,7 matou milhares de pessoas e destruiu Lisboa. Em 1969 outro grande abalo sísmico atingiu a cidade.


Relatos de capixabas

Imagem ilustrativa da imagem Capixabas relatam sufoco com terremoto em Portugal
Renan Carvalho, 31 anos, de Setúbal |  Foto: Acervo pessoal

Cachorra alerta antes do abalo

“Eu dormia, enquanto minha esposa Luana Anjos, 28, assistia série na TV. Temos duas cachorrinhas a Princesa, 12 anos, e Maggye, 4 anos.

Minha esposa contou que, pouco tempo antes de tudo tremer a mais nova acordou e ficou olhando para os lados, alerta, como se estivesse esperando algo acontecer. Não passou muito tempo e veio o sismo. Graças a Deus, estamos bem”

Imagem ilustrativa da imagem Capixabas relatam sufoco com terremoto em Portugal
Patrícia de Arruda, 40 anos, de Lisboa |  Foto: Acervo pessoal

“Foi uma sensação horrível”

“Estava dormindo e acordei com a cama meio tremendo. Achei que estava sonhando e virei paro o lado. Nunca imaginava que era um sismo. Ainda bem, senão, não dormia mais.

Só fui saber que se tratava de um terremoto quando acordei de manhã e vi o noticiário. Aí sim, eu me dei conta de que havia tremido mesmo. Foi uma sensação horrível”.


Artistas em Portugal

“Parece que foi forte”

“Eu acordei de madrugada e pensei nisso (abalo sísmico), mas sabe aquele acordo zumbi de 4 segundos assim? Voltei a dormir. Agora de manhã só se fala nisso e parece que foi um abalo sísmico bem forte.”

- Luana Piovani, atriz, de Cascais

“Cama tremendo”

“Acordei com a cama tremendo. Olhei embaixo da cama, pois achei que tivesse um bicho. Saí na janela e vi que não tinha nada. Nem pensei em terremoto. Acordei sabendo disso. Estamos todos bem, graças a Deus!

- Marcos Caruso, ator, de Lisboa


Alerta da Defesa Civil

Imagem ilustrativa da imagem Capixabas relatam sufoco com terremoto em Portugal
Fernanda, o marido José Alaor e o filho Bernardo |  Foto: Acervo pessoal

“Eu cheguei a balançar na cama”

“Estava em casa com meu marido, José Alaor Bissoli, e meu filho Bernardo Bissoli, 15 anos, em Cascais, a 25 km de Portugal.

Tremeu a cama, mas nada saiu do lugar, nada quebrou. Eu cheguei a balançar na cama. E percebi que chegou uma mensagem no celular.

Somente ao acordar, cerca de 3h depois, eu vi que a mensagem era um SMS da Defesa Civil informando que se tratava de um terremoto. Hoje (segunda-feira, 26) teve cinco réplicas, mas mais fracas.”

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: