Capixaba vai representar o Brasil em disputa internacional de melhor pizza
A pizzaiola Carla Dall’Orto é a primeira mulher a representar o Brasil na Olimpíada da Pizza em Nápoles, na Itália, no ano que vem
Escute essa reportagem

É do Espírito Santo a primeira mulher a representar o Brasil na Olimpíada da Pizza, marcada para o ano que vem na cidade de Nápoles, na Itália.
A pizzaiola Carla Dall’Orto, de 43 anos, parte para o novo desafio após conquistar o primeiro lugar na eliminatória nacional do Vera Pizza Napoletana Champion, realizada em São Paulo.
Supervisora de cozinha da Bontà Forno e Cucina, localizada na Prainha, ela também é a primeira capixaba a obter a chance de disputar a etapa mundial da competição organizada pela Associazione Verace Pizza Napoletana (AVPN).
“Nunca imaginei que participaria de uma competição como essa e sairia vencedora. É muito gratificante, ainda mais por ser mulher, já que 90% desse ramo ainda é de homens. Então, é uma vitória para nós, pizzaiolas”, salienta Carla.
Participar de um concurso como esse não foi uma iniciativa que partiu dela. Na verdade, a oportunidade foi um presente de aniversário dado por Amanda de Queiroz e Carlos Iezzi, casal de proprietários da pizzaria na qual Carla trabalha.
“Eles me inscreveram na competição sem eu saber. No início, eu nem queria ir, fiquei ansiosa, nervosa, mas, por eles confiarem em mim e no meu trabalho, tomei coragem e disse: 'Eu vou!'”, lembra.
Inclusive, foi Amanda que ensinou para Carla todos os segredos para se fazer uma autêntica pizza ao estilo napolitano.
A profissional começou na área de higienização do estabelecimento em 2021 e, com seu talento, dedicação e esforço, logo conquistou um espaço na cozinha.
“Comecei aprendendo as técnicas com a Amanda, que é uma pizzaiola com certificado da Associazione Verace Pizza Napoletana. Em 2023, os proprietários pagaram o curso para mim e também passei a ter a certificação”.
A proprietária e chef da Bontà Forno e Cucina, uma das duas pizzarias capixabas certificadas pela associação com o selo de autêntica pizza ao estilo napolitano, é só elogios à colaboradora.
“Carla está com a gente desde o início. Iniciou na limpeza e logo foi para cozinha e pizza. Ela é muito dedicada, faz tudo com muito amor e isso, com certeza, faz a diferença! Ela merece todo o sucesso que está vindo e ano que vem vai conquistar os napoletanos com a sua pizza”.

“Na pizza napolitana, menos é mais”
A Tribuna — O que essa vitória representa para as mulheres que atuam como pizzaiolas?
Carla Dall’Orto — Vejo como um incentivo. Muitas têm o sonho de competir e ficam acanhadas, com medo de ir. Mesmo que a disputa seja entre duas mulheres e 40 homens, essa vitória mostra para elas que é possível acreditar.
Ansiosa para viajar para Nápoles (Itália)?
Nunca fui, então a expectativa está grande de poder realizar esse sonho. Nápoles é o berço da autêntica pizza ao estilo napolitano e poder conhecer a origem de tudo é extraordinário.
Foi fácil conquistar o 1º lugar na eliminatória nacional do Vera Pizza Napoletana Champion? Quem eram seus concorrentes?
Tinham pizzaiolos lá que dão curso, outros que já ganharam campeonatos e teve um que era juiz de chão em outro concurso que participei. Ou seja, só tinham competidores que estão no ramo há muito tempo, algo que me deixou ainda mais apreensiva.
Os juízes eram representantes da Associazione Verace Pizza Napoletana e nosso desafio era seguir todas as regras para se fazer a mesma pizza que é servida em Nápoles. Tinha até drone voando para verificar se estávamos abrindo a massa da maneira correta.
Então não é sua primeira vez numa competição?
Não. E todas as vezes foram meus patrões que me inscreveram sem falar comigo. Porque, se depender de mim, não vou em nenhuma. (Risos)
Quando e como descobriu a paixão pela cozinha?
Sou de uma família de cozinheiros, então sempre gostei de cozinhar, mas trabalhar com pizza nunca passou pela minha cabeça. Quando conheci a autêntica pizza napolitana, me apaixonei.
Mas gosta de comer pizza?
É um dos meus pratos preferidos. Depois que você conhece a pizza napolitana, vê que realmente não precisa de ketchup e maionese caseira por cima. (Risos)
Na pizza napolitana, o menos é mais. Brasileiro gosta de fazer um “x-tudão” com pizza, mas tudo nela é bem regrado para nenhum ingrediente roubar o sabor do outro.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários