Brasileiros deixaram de gastar R$ 499 milhões com nova carteira de motorista
Esse valor deixou de ser arrecadado com taxas, exames e procedimentos administrativos após as mudanças nas regras
Com as novas regras da CNH, em vigor desde o fim de 2025, 685.325 motoristas conseguiram renovar a habilitação de forma automática e gratuita, segundo o Ministério dos Transportes. A economia com taxas chegou a R$ 499,2 milhões.
Esse valor deixou de ser arrecadado com taxas, exames e procedimentos administrativos. Entre as regiões do Brasil, o Sudeste lidera o ranking de renovações automáticas.
O top 5 dos estados do País com mais renovações gratuitas é o seguinte: São Paulo (182.884 renovações), Paraná (51.402), Bahia (31.109), Goiás (26.835) e Pará (12.388).
A medida é um benefício para o chamado “bom condutor”. Para ser considerado, o motorista precisa cumprir os seguintes critérios: não ter pontos registrados na CNH nos últimos 12 meses, não ter infrações de trânsito registradas no documento no mesmo período, e estar cadastrado no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC).
Segundo as novas regras, apenas a versão digital da CNH é renovada automaticamente. Caso o condutor também queira o documento físico, será necessário solicitá-lo separadamente, após a renovação da versão digital.
Para receber a CNH física, o condutor pode fazer a solicitação pelo aplicativo CNH Brasil ou presencialmente em uma unidade do Detran do estado onde reside.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários