Árvore ameaçada de extinção é achada em Cariacica
A Guapeba, também conhecida como fruta-do-imperador, foi encontrada na Reserva Biológica de Duas Bocas
Escute essa reportagem
Uma árvore nativa rara, a Guapeba (Chrysophyllum imperiale), também conhecida como fruta-do-imperador ou árvore imperial, foi encontrada na Reserva Biológica de Duas Bocas (Rebio), localizada em Cariacica.
Atualmente, menos de 50 plantas adultas são encontradas na natureza nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, sendo a espécie considerada extremamente ameaçada de extinção.
Encontrar essa espécie no Espírito Santo aumenta o número de indivíduos conhecidos e melhora o conhecimento sobre o seu status de ameaça.
A fruta-do-imperador foi muito apreciada pela Família Real portuguesa por seus frutos suculentos e doces. É uma árvore de grande porte que tinha sua madeira utilizada na construção naval.
“A descoberta dessa planta na Rebio vai além de sua importância para a ciência, demonstra que necessitamos muito de conhecimento de nossa flora. Apesar das inúmeras pesquisas já realizadas na Unidade de Conservação nesses 58 anos de existência, somente agora, após a abertura de uma nova trilha para educação ambiental, foi possível a sua identificação, demonstrando que nossas pesquisas em muitas vezes ficam restritas às áreas de influência das trilhas existentes e nos traz a pergunta: Quantas espécies escondidas ainda temos na Rebio?”, disse o gestor UC, Rafael Lorenzon Boni.
A descoberta aconteceu durante uma vistoria de identificação de espécies. O botânico e pesquisador da Vale Geovane Siqueira participou da descoberta e identificação da espécie junto com o professor Anderson Araújo, da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
“Com esse registro, damos mais um passo para ampliar o conhecimento sobre a biodiversidade brasileira e para subsidiar políticas de conservação e preservação”, reforça Siqueira.
A descoberta foi possível graças a uma parceria realizada entre o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), gestor da UC, e a Vale, por meio do acordo de cooperação técnica 003/2020.
Ele tem o propósito de mútua colaboração entre os participantes na conjunção de esforços de apoio nas atividades de proteção ecossistêmica das áreas de abrangência da Reserva Biológica (Rebio) de Duas Docas e do Monumento Natural Serra das Torres (Monast).
Comentários