Artista capixaba faz homenagem a jogador brasileiro na Inglaterra
Liam Bononi, que é de Guarapari e mora há 4 anos na Inglaterra, faz homenagem a Roberto Firmino em um dos muros de Liverpool
Escute essa reportagem
No dia em que o jogador brasileiro Roberto Firmino deixou o time do Liverpool, na Inglaterra, o artista de Guarapari Liam Bononi, que está morando no país europeu há quatro anos, finalizou uma homenagem histórica ao atacante, ao pintar o rosto de Firmino em um dos muros da cidade de Liverpool.
O muro fica a 500 metros do estádio de Anfield, na Rockfield Road, e emocionou torcedores e o próprio Firmino, que fez questão de encontrar pessoalmente com o artista de 29 anos para ver de perto a obra de arte.
“O local onde fizemos essa pintura é bem conhecido por ser uma residência no entorno do estádio do Liverpool. Firmino foi um jogador muito querido do time e teve uma bela carreira durante oito anos. Pensei em fazer a homenagem por conta dessa conexão brasileira. Inauguramos um dia depois do último jogo dele pelo Liverpool. Foi emocionante”, disse Liam.
Nascido em Macéio, Alagoas, Firmino, de 31 anos, se despediu oficialmente do time inglês no dia 20 de maio, com gol aos 45 minutos do segundo tempo, no empate em 1 a 1 contra o Aston Villa, pelo Campeonato Inglês.
O jogador, além de comparecer na inauguração da obra, agradeceu ao artista pela homenagem e até autografou o mural.
O mural ficou pronto em 19 de maio (sexta-feira). No dia seguinte, foi realizado o último jogo de Firmino pelo clube e, no domingo (20), o mural foi inaugurado.
“Ele foi ovacionado pela torcida do Liverpool. Eu conversei com a esposa dele explicando o que estávamos fazendo e, depois de uma festa no estádio do Liverpool, eles apareceram para a inauguração do mural”, contou Liam.
O artista urbano autodidata diz que colocou no mural elementos da cultura, da religiosidade e da carreira de Firmino ao longo de oito anos no Liverpool.
“Foi impressionante a postura dele. Tratou todo mundo com o maior respeito e humildade”.
Leia mais
Emoção em alta de bebê após 5 meses de luta pela vida em hospital em Vila Velha
Mulheres jovens morrem mais de infarto, diz estudo
Trabalho como freelancer e parceria para realizar projeto
Desde que se mudou para Liverpool, o artista Liam Bononi queria homenagear Firmino, mas não conseguia o aporte financeiro para isso, em função do gasto com aluguel da plataforma e do material.
Nos últimos meses, o artista passou a trabalhar para uma empresa de arte de rua como freelancer e, passado algum tempo, fez a proposta para o dono da empresa.
“Perguntei se ele toparia patrocinar os custos para fazer a homenagem e na hora ele aceitou. Como estava chegando no fim da temporada e do contrato de Firmino com o clube, tinha que ser feito agora. Um artista local também se interessou pelo projeto e fizemos em colaboração”, contou Liam.
O mural foi feito com a participação do artista local John Culshaw e patrocinado pela empresa Murwalls.
Ao deixar o Liverpool, Firmino está livre no mercado para ser contratado por outro clube.
Leia mais
Aos 33 anos, influenciadora do ES conta como é cuidar de 9 filhos
Comentários