Novo Aquaviário da Grande Vitória vai ter viagem até as 22 horas
A previsão é de que o sistema comece a operar entre dezembro e janeiro
Escute essa reportagem
O sistema aquaviário, que fará o transporte de passageiros entre Vitória, Vila Velha e Cariacica, vai funcionar das 6h às 22h durante a semana. Aos sábados e domingos, será em horário especial.
O horário de funcionamento foi confirmado pelo secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fabio Damasceno.
A previsão é de que o sistema comece a operar entre dezembro e janeiro, segundo o secretário. Inicialmente, serão três estações de embarque e desembarque: Praça do Papa, em Vitória; Prainha, em Vila Velha; e Porto de Santana, em Cariacica.
“Até o início de janeiro, já estaremos com as três estações concluídas e prontas para operar”, afirmou Damasceno.
Das três embarcações, uma já chegou ao Estado, com capacidade para 98 passageiros. As outras duas chegam até o fim do ano. Os barcos contarão com ar-condicionado, espaço para bicicletas, banheiro, acessibilidade e wi-fi a bordo.
A passagem será paga com o Cartão GV, já que o objetivo do governo do Estado é de que o aquaviário seja um serviço complementar ao Sistema Transcol.
"O aquaviário não é alternativo, e sim um serviço complementar de transporte. Ele é mais eficiente nas travessias mais curtas. A travessia entre a Prainha e a Praça do Papa, por exemplo, leva de 5 a 6 minutos. De Porto de Santana até a Rodoviária, onde no futuro teremos a quarta estação, a travessia é de 10 minutos”, contou o secretário.
Fique por Dentro
Aquaviário
> O sistema aquaviário fará o transporte de passageiros entre Vitória, Vila Velha e Cariacica por meio de embarcações.
> Inicialmente, serão três estações de embarque e desembarque: Praça do Papa, em Vitória; Prainha, em Vila Velha; e Porto de Santana, em Cariacica.
> Os barcos contarão com ar-condicionado, espaço para bicicletas, banheiro, acessibilidade e wi-fi a bordo.
> A previsão é de que o sistema comece a operar entre dezembro e janeiro, totalmente integrado ao Sistema Transcol. Dessa forma, os passageiros poderão fazer parte do trajeto de ônibus e completar no aquaviário, por exemplo, pagando somente uma passagem.
Comentários