Veja as primeiras imagens do barco do aquaviário
A embarcação está em Recife e a previsão é que ela chegue em outubro
Escute essa reportagem
A primeira embarcação que vai operar o novo aquaviário na Grande Vitória ficou pronta. As imagens do barco já na água foram divulgadas nas redes sociais pelo secretário estadual de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno. A embarcação está em Recife e a previsão é que ela chegue em outubro.
De acordo com ele, essa embarcação já está a caminho do Espírito Santo e, até o final do ano, o governo dará início as viagens pela baía de Vitória.
A Secretaria de Estado de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) informou que, além dessa, outras duas também chegam entre novembro e dezembro, vindas de Valença e Porto Seguro (Bahia).
O custo das embarcações está incluso no custo total da operação, incluindo também tripulação, equipamentos e serviço e é de de R$ 612 mil reais mensais por barco.
As embarcações deverão ser climatizadas, com sinal de wi-fi, acessíveis e deverão disponibilizar capacidade de transporte de no mínimo seis bicicletas. As embarcações também devem disponibilizar espaço seguro para cadeirantes e acessos que viabilizem a circulação e o embarque/desembarque de forma segura para Pessoas com Deficiência (PcD), conforme legislação vigente. Além disso, as embarcações deverão ter banheiros para atendimento aos usuários e tripulação.
A operação do sistema aquaviário será feita com cinco barcos, que devem ter capacidade mínima de 80 passageiros sentados. O aquaviário será integrado ao Transcol com conexão temporal, ou seja, o passageiro terá um tempo limite para poder sair do coletivo e ir até o aquaviário, e vice-versa.
A tarifa para utilizar o sistema aquaviário será a mesma do Sistema Transcol e o pagamento será via CartãoGV. Além disso, os benefícios de gratuidade e passe escolar que funcionam no sistema Transcol também valem para o sistema aquaviário.
Viagens
Serão quatro estações de embarque e desembarque. Elas terão parte em terra, como um grande ponto de ônibus coberto, de onde sairá uma passarela (coberta) de cerca de 30 metros até uma parte flutuante. Nesta parte, as embarcações ficarão atracadas para subida e descida dos passageiros.
As linhas sairão das estações de Porto de Santana até a Prainha, e da Prainha até Porto de Santana, passando pelas duas estações de Vitória.
Com a operação completa, as saídas vão acontecer a cada 25 minutos, de segunda a sexta-feira, das 06h30 até as 20h30, totalizando 12 horas de funcionamento.
Aos sábados, será das 8h às 18h e, aos domingos, das 9h às 15h.
Previsão do tempo de viagem
Prainha x Praça do Papa - 5 minutos
Praça do Papa x Rodoviária - 25 minutos
Rodoviária x Porto de Santana - 10 minutos
Total: 40 minutos, mais 20 minutos para embarque e desembarque (5 minutos em cada estação), totalizando uma hora de operação para cada barco.
Fonte: Governo do Espírito Santo
Comentários