Apagão deixa moradores seis dias sem internet em Vitória
Perda do sinal no bairro Jardim da Penha, na capital, começou no sábado e se arrastou até esta quinta-feira, prejudicando moradores e comerciantes
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Durante seis dias, a corretora de imóveis Lola Belga, de 61 anos, perdeu as contas de quantas ligações foram feitas para tentar restabelecer o serviço de internet fixa de sua casa, no bairro Jardim da Penha, em Vitória.
A perda do sinal, segundo ela, começou no sábado passado e se arrastou até ontem, com uma série de prejuízos. “Cada vez que eu ligava para a operadora, eles davam um prazo diferente para resolver. Eu não consegui trabalhar direito, mas para meu filho, que dá aulas on-line, foi ainda pior. Ele chegou a desmarcar com alunos”.
Assim como Lola, vários moradores da região, que têm internet da Vivo, ficaram dias seguidos sem sinal de internet. Ontem, mesmo com o sinal restabelecido, alguns moradores disseram que estava abaixo da velocidade contratada.
O engenheiro Guilherme Figueiredo, de 36 anos, também relatou o sufoco com a falta da internet, já que trabalha de home office.
“Isso prejudicou minha rotina. Justamente por usar muito, eu pago um plano de maior velocidade. Com o problema durante a semana, tive que usar a internet do celular para conectar o computador”.
Segundo ele, a insatisfação cresceu por causa das diversas tentativas de contato pelo telefone de atendimento. “Marcaram uma visita técnica para última segunda feira, mas a equipe não veio. Eles me davam um prazo novo a cada ligação para retomar o serviço, mas não eram cumpridos”.
A autônoma Tânia Higa, de 63 anos, também passou aperto nos últimos dias com a falta de internet. “Meu marido e minha filha estavam fora do País, meu filho no Rio de Janeiro e meus pais na Bahia. Sempre nos falávamos pelo WhatsApp, mas, sem internet, o jeito foi voltar para as ligações. A conta vai vir cara”.
Mas a dificuldade não parou por aí. Ela contou que em alguns momentos teve de ir para estabelecimentos que tinham wi-fi para resolver algumas situações e, ontem, fez algo que não fazia há alguns anos: ir presencialmente pagar contas em uma agência bancária.
“Essa semana percebemos como estamos reféns da internet. Passei o feriado sem poder assistir filmes e séries, por exemplo”, lembrou.
Sobre os problemas relatados nos últimos dias por parte dos moradores do bairro, a Vivo informou que enviará equipe técnica ao endereço citado pela reportagem para testes e avaliação da rede.
Queixas
O coordenador-geral da Associação de Moradores de Jardim da Penha, Angelo Delcaro, disse que são frequentes nos grupos do bairro as queixas com relação a reiteradas ausências de sinal de internet.
“Como a internet hoje é um serviço considerado essencial, sempre há prejuízo não só para moradores, mas também para o comércio, que precisa do serviço para rede de entregas e de pagamentos”.
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