“Drive-Thru” para descarte de remédios. Veja a lista de locais
Ação do Conselho de Farmácia será nesta sexta em Jardim da Penha, mas haverá outros 6 pontos de recolhimento até a próxima quarta-feira
Escute essa reportagem
Os medicamentos vencidos, na maioria das vezes, vão direto para as lixeiras das casas. O descarte incorreto, contudo, provoca prejuízos ao meio ambiente e à saúde humana. Para mudar essa cultura, o Conselho Regional de Farmácia do Espírito Santo (CRF-ES) vai realizar, em Vitória, a quinta edição do “Drive-Thru de Descarte de Medicamentos”.
A ação ocorre nesta sexta-feira (03), das 9h às 16 horas, na sede do CRF-ES, em Jardim da Penha. Há ainda outros seis pontos para descarte adequado de medicamentos, alguns com data limite até a próxima quarta-feira (08). É o caso da Multivix, em Goiabeiras, Vitória. Para conhecer os locais, leia a tabela desta reportagem.
O objetivo principal da campanha é a conscientização de que o descarte irregular de medicamentos pode contaminar o meio ambiente e prejudicar as pessoas envolvidas na coleta de lixo, explica Silvio Louzada, membro do Grupo Técnico de Trabalho do CRF-ES.
“Já tivemos casos em que uma criança foi contaminada em um lixão e veio a óbito. Então, iniciamos a campanha com intuito de educar o descarte consciente. Precisamos que todas as pessoas envolvidas na cadeia de medicamentos façam parte dessa campanha para que alcance a conscientização da população”, ressaltou.
A coordenadora corporativa de farmácia da Rede Meridional, Kamila Nobre Fraga, aponta as principais consequências do descarte inadequado de medicamentos.
“O descarte inadequado de medicamentos pode gerar risco ambiental, visto que ao descartá-los em locais inadequados, como na pia, no vaso sanitário ou no lixo doméstico, pode haver contaminação da água e do solo”.
A especialista alerta, ainda, que no caso de descartes de seringas e agulhas há o risco de acidente e de contaminação dos profissionais que atuam nos serviços de limpeza pública e privada.
A personal organizer Amanda Martins, 42, aponta que é fundamental manter os medicamentos em suas embalagens originais ou em recipientes identificados, sempre conferindo a data de validade. Ela dá dicas para organização de remédios em casa.
“Uma dica legal é separar os medicamentos por categorias, como, por exemplo, remédios de uso contínuo, remédios para dores e febres e remédios para alergias. Podemos utilizar caixas organizadoras ou gavetas separadas para cada categoria”.
Onde descartar?
Sexta-feira (03)
CRF-ES: Das 9h às 16h, na av. Anísio Fernandes Coelho, 104, Jardim da Penha, Vitória.
Ufes (Maruípe): Das 9h às 16h, na av. Marechal Campos, 1355, Santos Dumont, Vitória.
UVV: Das 9h às 16h, na avenida Comissário José Dantas de Melo, 21, Boa Vista II, Vila Velha.
Multivix (Vila Velha): Das 9h às 11h e das 18h30 às 20h30, na Rodovia do Sol, 3990, Jockey de Itaparica, Vila Velha.
Faculdade Anhanguera (Guarapari): Das 14h às 22h, na avenida Governador Jones dos Santos Neves, 1000, Lagoa Funda, Guarapari.
Sábado (04)
Unisales: Das 9h às 12h, na recepção central do Unisales, na av. Vitória, 950, Forte São João, Vitória.
Segunda-feira (06)
Unisales: Das 9h às 12h e das 16h às 20h, na recepção central do Unisales. Avenida Vitória, 950, Forte São João, Vitória.
Multivix (Vitória): Das 9h30 às 20h30, na rua José Alves, 135, Goiabeiras, Vitória.
Multivix (Vila Velha): Das 8h às 10h e das 20h às 202h, na Rodovia do Sol, 3990, Jockey de Itaparica, Vila Velha.
Terça-feira (07)
Unisales: Das 9h às 12h e das 16h às 20h, na recepção central do Unisales, na av. Vitória, 950, Forte São João, Vitória.
Multivix (Vitória): Das 9h30 às 20h30, na rua José Alves, 135, Goiabeiras, Vitória.
Quarta-feira (08)
Multivix (Vitória): Das 9h30 às 20h30, na rua José Alves, 135, Goiabeiras, Vitória.
Fonte: Conselho Regional de Farmácia do Espírito Santo (CRF-ES).
Comentários