X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Amor após os 40 anos vira casamento para 11 mil no ES

Dados registrados no Estado revelam ainda que 1.715 pessoas desse grupo já têm mais de 60 anos e decidiram oficializar a união


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Amor após os 40 anos vira casamento para 11 mil no ES
União na 3ª idade os aposentados Zelia dos Santos Nunes, 63, e Clemar Viegas da Costa, 71, transformaram a amizade em casamento |  Foto: Leone Iglesias/AT

No Espírito Santo, mais de 11 mil pessoas decidiram se casar após os 40 anos. Foram 11.182 capixabas que juntaram as escovas de dente. Deste total, 1.715 eram idosos, ou seja, tinham 60 anos ou mais no dia do casamento.

Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e se referem ao ano de 2021.

Leia mais sobre Cidades aqui

A faixa etária que mais registrou casamentos, no entanto, foi a de 25 a 29 anos, com 10.407 casados (ver tabela). Entre os dados divulgados, houve um casamento no Estado no qual um dos cônjuges tinha menos de 15 anos. 

Proprietária de um salão de beleza em Laranjeiras, na Serra, a empresária Aline Bianca Aquino observa um aumento no número de noivas acima dos 40 anos. A faixa etária, segundo ela, já corresponde a mais da metade das clientes.

“Diria que 60% das minhas clientes têm mais de 40 anos. Vejo que muitas mulheres já moravam com seus companheiros, mas resolveram oficializar a união quando passaram a ter melhores condições financeiras”, pontuou.

A procura pelo casamento em idades mais avançadas  tem sido uma tendência no País, já faz  algumas décadas. Um dos motivos, de acordo com a psicóloga Marcelle Paganini, é que a visão sobre o casamento tem se modificado. 

“Uma pessoa que antigamente via o casamento como curso natural da vida, hoje já o vê como opcional. A decisão de se casar é tomada apenas quando faz sentido para o jeito de ser da pessoa, e não mais uma obrigatoriedade para estar inserido na sociedade”, afirmou.

Para a psicóloga Naira Araújo, a oficialização da união depende da visão de mundo do casal.

“Os ritos de passagens, como o casamento, reforçam a identidade social do casal frente ao compromisso que assumem perante aos amigos e filhos de outro relacionamento, que é comum nessa idade. É uma nova fase, e a celebração reforça para o casal a construção desse passo e dessa identidade”, explicou.

A oficialização depende do que o casal tem como dinâmica e valores. O importante é dialogar e alinhar as expectativas Marcelle Paganini, Psicóloga
 

Leia mais

Concurso de miss vai ter candidata que já é mãe

Planos de saúde vão ter reajuste para 130 mil a partir de maio


União na 3ª idade

Criados no mesmo bairro, em Jesus de Nazareth, Vitória, os aposentados Zelia dos Santos Nunes, 63, e Clemar Viegas da Costa, 71, transformaram a amizade em casamento.

A união, depois de seis anos de namoro, aconteceu em janeiro.

“Em 2017, ele entrou em contato comigo pelas redes sociais. Aí soube que ele tinha ficado viúvo”, lembrou Zelia.

Para o casal, o casamento serviu para unir ainda mais a família. “Eu tenho dois filhos, e ele, quatro. Nosso casamento é uma benção de Deus”.

O casamento reforça a identidade social do casal frente ao compromisso que ambos assumem Naira Araújo, Psicóloga e terapeuta familiar
 

Leia mais


Cerimônia coletiva atrai 650 casais

Imagem ilustrativa da imagem Amor após os 40 anos vira casamento para 11 mil no ES
Casal Igor e Erica: planos |  Foto: Divulgação

Na Serra, 650 casais se inscreveram no casamento comunitário promovido pela prefeitura. A cerimônia coletiva e gratuita será realizada no dia 27 de maio.

Para isso, os inscritos têm até amanhã para entregar os documentos no Departamento de Assistência Judiciária Municipal (Dajum), situado no Pró-Cidadão, na avenida Talma Rodrigues Ribeiro, no bairro Portal de Jacaraípe, das 13 às 17 horas.

Estarão aptos para casar os inscritos residentes na Serra, com mais de 18 anos, com renda de até três salários mínimos por casal, comprovante de inscrição do CadÚnico e ausência de impedimento legal para contrair matrimônio.  

Os documentos serão analisados, e aqueles que estiverem aptos serão informados e direcionados para os cartórios de Registro Civil.

Cada casal deve apresentar duas testemunhas.

Completando sete anos de relacionamento neste ano, a vigilante Erica dos Santos Rodrigues, 32, e o bombeiro civil Igor Cardoso Miguel, 34, viram no casamento comunitário a oportunidade perfeita para oficializar a união.

“O casamento sempre esteve nos nossos planos, desde que nos conhecemos. Somos evangélicos e é importante que estejamos casados para participar e ajudar na igreja”, contou Igor.

Imagem ilustrativa da imagem Amor após os 40 anos vira casamento para 11 mil no ES
|  Foto: -

Leia mais

Coronel da Polícia Militar no ES morre vítima de AVC

Corpo de pescador é encontrado a 200 km do local onde desapareceu no ES

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: