X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

93 mil veículos no Estado vão deixar de pagar IPVA neste ano

Esse é o número da frota no Espírito Santo que em 2025 completa o 16º ano de fabricação e com isso deixará de pagar o imposto


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem 93 mil veículos no Estado vão deixar de pagar IPVA neste ano
Veículos fabricados até 2009 estão automaticamente isentos do imposto |  Foto: Leone Iglesias/AT

A partir deste ano, 93.366 veículos no Espírito Santo passam a ter isenção no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), porque já estão no seu 16º ano de fabricação.

De acordo com a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), o pagamento do imposto é obrigatório apenas para aqueles com até 15 anos de fabricação.

Logo, veículos que foram fabricados até 2009 estão automaticamente isentos do imposto a partir deste ano. “Independente do mês de fabricação, chegou janeiro e o carro completou 15 anos, ele já não paga mais nenhuma parcela do IPVA”, explica Yan Barssi, auditor fiscal da Receita Estadual e supervisor de IPVA.

Segundo a Sefaz, o total da frota pagante do tributo é de 1.451.550 veículos. O pagamento do IPVA começa no início de abril, sendo que as cotas única e primeira (em caso de parcelamento) vão vencer entre os dias 7 e 11 de abril, conforme o número final da placa do veículo.

“O contribuinte pode pagar em uma única cota, com 15% de desconto, ou em até seis parcelas. Os vencimentos são organizados de acordo com o final das placas e acontecem entre os dias 7 e 11 de abril para a primeira parcela. As demais vencem em maio, junho e assim por diante”, destaca Yan.

O IPVA é um imposto, ou seja, sua arrecadação não é vinculada a uma despesa específica. “Ao contrário do que muitos pensam, o que for arrecadado com o IPVA não precisa, necessariamente, ser destinado à manutenção de avenidas e rodovias. O valor pode ser usado em áreas como educação, saúde e segurança pública”.

Do total arrecadado, 50% vai para o município onde o veículo está registrado, e desse montante, 10% precisa ser destinado à educação. Apesar do grande número, o impacto gerado por condutores que deixaram de pagar o IPVA não será sentido, já que esses veículos já têm uma base de cálculo reduzida.

O valor que é cobrado para carros que já estão no 15º ano de fabricação já é bastante reduzido devido ao tempo e à depreciação. A receita é compensada pelos novos carros adquiridos, que possuem uma base de cálculo maior e, consequentemente, geram mais receita.

A base para calcular o valor do IPVA de cada carro a cada ano é feita com base na tabela Fipe, que calcula o preço médio dos veículos. Normalmente, os veículos tendem a desvalorizar ano a ano, o que reduz o valor do imposto. No entanto, podem haver variações, como durante a pandemia, quando houve um aumento nos valores dos carros usados.

Imagem ilustrativa da imagem 93 mil veículos no Estado vão deixar de pagar IPVA neste ano
Vencimentos do IPVA |  Foto: Tabela

SAIBA MAIS

Isenção

> Além da isenção por tempo de fabricação, existem outras formas de isenções do pagamento do imposto:

> Os proprietários de veículos empregados em serviços de terraplanagem e demais veículos empregados em serviços agrícolas, desde que não circulem em vias públicas.

> Ambulâncias.

> Veículos de transporte de passageiros, tipo táxi.

> Embarcações utilizadas exclusivamente em atividades pesqueiras e em transporte de passageiros.

> Entre outros.

Pagamento

> Caso o automóvel fique com um ou mais anos de IPVA pendentes, para regularizar ele precisará quitar todos os anos pendentes. Existe a opção de parcelar os débitos em até 10 vezes nas agências da Secretaria da Fazenda Estadual. Os endereços dessas agências estão no site da secretaria.

> Se o veículo for roubado ou sofrer perda total, nesses casos, o IPVA é dispensado. O contribuinte precisa registrar o boletim de ocorrência e informar o Detran. O sistema atualizará automaticamente a cobrança.

> É importante lembrar que para o veículo estar regular, o IPVA precisa estar em dia. Sem isso, não é possível obter o licenciamento anual ou realizar a transferência do veículo. A tabela de vencimentos está disponível no site da Secretaria da Fazenda.

Fonte: Sefaz.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: