X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

9 mil vagas em cursos para trabalhar com moda pet, crianças e idosos

Programa Qualificar ES está com inscrições abertas para 9.315 vagas gratuitas, distribuídas por 40 cidades do Estado


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem 9 mil vagas em cursos para trabalhar com moda pet, crianças e idosos
A assistente administrativo Rainara Miranda Ferreira, de 23 anos, já fez cursos pelo Qualificar ES tanto presenciais quanto on-line. Atualmente, está terminando de fazer um on-line, o de assistente de contabilidade. Ela conta que não sabe se conseguiria se qualificar se não tivesse as oportunidades gratuitas. |  Foto: Leone Iglesias/ AT

Ter oportunidades para se qualificar na profissão e também para empreender em áreas que ganham cada vez mais destaque, como a moda pet, cuidadores de crianças e de idosos, é o desejo de muita gente.

A boa notícia é que estão abertas 9.315 vagas em cursos de qualificação para essas e outras áreas em alta no Estado.

As oportunidades são gratuitas e fazem parte do programa Qualifica ES, do governo do Estado. Há chance de aprender uma profissão ou aprimorar o conhecimento em áreas como culinária, tecnologia, saúde, beleza, administrativa, entre outras.

O secretário da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, explicou que são dois editais com vagas abertas até o próximo dia 6 e as inscrições podem ser realizadas por meio do site do Qualificar ES.

“Podem ser realizadas duas inscrições por CPF. São dois editais presenciais e os cursos acontecem nos polos, vão ao encontro da comunidade”, afirmou o secretário.

Bruno Lamas destacou as oportunidades de empregos criadas pela qualificação.

“Os cursos têm alto grau de empregabilidade. A pessoa quer contratar quem tem qualificação”, avaliou o secretário.

Do total de vagas, 8.305 são destinadas para o público geral e 1.010 voltadas apenas para as mulheres. As oportunidades estão divididas em 60 cursos presenciais distribuídos em 40 cidades pelo Espírito Santo.

“O Qualificar ES continua sendo um dos principais programas do governo do Estado. Empodera as mulheres e leva independência financeira”, frisou Lamas.

O secretário ressaltou ainda que as inscrições podem ser feitas pelo site qualificar.es.gov.br. Antes de se inscrever, os candidatos devem ler as orientações nos respectivos editais e preencher o formulário de cadastro.

De acordo com o secretário, todos os que já concluíram algum curso do Qualificar ES e desejam empreender podem ter acesso a uma linha de crédito com os juros mais baixos do mercado, bastando para isso acessar o site da Aderes, ou ir a um agente de crédito de cidade como o Pró-Cidadão, na Serra, ou Faça Fácil, em Cariacica.

“Quem faz um dos cursos e tem o certificado, caso queira empreender, poderá ter uma linha de crédito exclusiva, pelo Nossocrédito Qualificar ES, que oferta até R$ 10 mil, a serem pagos em até três anos, com seis meses de carência e com uma taxa de juros de 0,99%. O Estado é o avalista”.

Saiba mais

Qualificar ES

O programa oferta cursos de qualificação profissional gratuitos de forma presencial e on-line em várias áreas, com foco no empreendedorismo, na empregabilidade e na inovação.

As vagas são ofertadas pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti).

Vagas abertas

O governo está ofertando mais de 9 mil vagas nos cursos de qualificação profissional, todos de forma presencial neste momento.

As vagas fazem parte de dois editais diferentes:

Total de vagas: 9.315

- Edital mulher: 1.010 vagas.

- Edital geral: 8.305 vagas.

Onde se inscrever

As inscrições podem ser feitas pelo site qualificar.es.gov.br.

Os candidatos devem ler as orientações nos editais e preencher o formulário de cadastro.

São permitidas até duas inscrições por CPF e e-mail.

Quem pode se inscrever

Para o edital geral, podem se inscrever pessoas com mais de 16 anos e que residam no município onde o curso será realizado.

Já o edital Qualificar ES Presencial Mulher é voltado para pessoas do gênero feminino.

Cronograma

O período de inscrição foi iniciado ontem e vai até às 23h59 do próximo dia 6.

Resultado: 16 de setembro.

Matrícula: 16 e 18 de setembro.

Início das aulas: 24 de setembro.

Término: 5 de dezembro.

Ao final, todos os estudantes receberão o certificado dos cursos.

Onde estão as vagas

Nesta edição, serão ofertadas vagas em 40 municípios diferentes do Estado e com opção de 60 cursos.

- Municípios com vagas

Cariacica, Guarapari, Serra, Viana, Vila Velha, Vitória, Água Doce do Norte, Alegre, Alfredo Chaves, Anchieta, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivácqua, Baixo Guandu, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Conceição da Barra, Dores do Rio Preto, Fundão, Guaçuí, Ibatiba, Ibiraçu, Iconha, Itapemirim, Iúna, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, Linhares, Marataízes, Marilândia, Mimoso do Sul, Montanha, Muqui, Nova Venécia, Pedro Canário, Piúma, Santa Leopoldina, São Mateus, Vargem Alta.

- Alguns cursos

Cariacica: Unha em gel, maquiagem, doces para festas, auxiliar em farmácia de manipulação, assistente administrativo, marketing digital, porteiro, gestão de salão de beleza e barbearia, informática intermediária e cuidador de idosos.

Guarapari: Informática avançada, informática básica, Word e Excel, cuidador de pessoas com deficiência, cuidador de idosos, cuidador infantil, biscoitos caseiros, maquiagem, depilação, moda pet, confeccionador de bolsas, entre outros.

Serra: Decoração de festas, biscoitos caseiros, massas italianas, informática básica, maquiagem, porteiro, assistente administrativo, balconista de farmácia, segurança do trabalho, entre outros.

Viana: Agente comunitário de saúde e balconista de farmácia.

Vila velha: Auxiliar de farmácia, assistente de logística, informática e redes sociais, maquiagem, recepcionista, segurança do trabalho, inglês básico, design de sobrancelha e cuidados com a pele, depilação, entre outros.

Vitória: Assistente de secretaria escolar, balonista designer, recreador infantil, decoração de festas, segurança do trabalho, assistente de logística, preparação de salgados, comida de boteco, entre outros.

Fonte: Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti).

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: