Viradão Cultural na Serra para fortalecer o turismo
O evento, que será realizado pela primeira vez, tem o objetivo de movimentar a cidade e atrair visitantes na baixa temporada
Escute essa reportagem
O calendário de eventos da Serra será reforçado em breve. A administração municipal está planejando novas atrações para movimentar a cidade e aquecer o turismo na região. Uma delas é o Viradão Cultural, como contou o prefeito Sergio Vidigal.
LEIA TAMBÉM
Encantos em montanha, praias e lagoas da Serra
Seis circuitos para curtir o agroturismo na Serra
Parques capixabas vão receber investimentos privados nos próximos anos
A data do evento ainda não foi definida, mas o objetivo é que ele contribua para atrair visitantes na baixa temporada.
“Temos feito várias programações com a intenção de manter a cidade atrativa para os turistas ao longo do ano. Já promovemos o Viradão Gospel e queremos implementar o Viradão Cultural. Reforçamos, também, os investimentos na área do esporte, que contribuem para incluir a Serra no circuito das competições nacionais e, assim, atrair mais pessoas para o município e fortalecer o setor hoteleiro, que estava adormecido.”
Segundo Vidigal, a prefeitura está trabalhando para que, nos próximos anos, o turismo se torne um componente importante do PIB da Serra.
“Hoje eu digo que, sob o ponto de vista da economia e da geração de emprego, o turismo na Serra começou a engatinhar, mas a expectativa é que ele possa ser tão representativo para o desenvolvimento da cidade como são os setores do comércio, dos serviços e da indústria”, comentou.
O prefeito destacou que, para fortalecer o segmento, é preciso investir em áreas como segurança.
“Quando eu me coloquei candidato para este mandato, tive o cuidado de incluir no plano de governo ações que pudessem impactar o turismo. Nós não temos turismo sem esportes e sem investimentos em cultura e em segurança, por exemplo. Estamos investindo muito em segurança pública, porque não é possível atrair turistas sem ter, antes de tudo, uma cidade segura para a população”, disse.
Recentemente, a Serra anunciou concurso para reforçar a Guarda Municipal. O município também investiu no Bolsa Atleta, reforçou a Lei Chico Prego e fortaleceu o circuito histórico-religioso.
“Investimos na restauração da Igreja dos Reis Magos, da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição e do Parque São João de Carapina. Além disso, estamos fortalecendo nossas manifestações folclóricas, principalmente as bandas de congo. Em infraestrutura, podemos destacar a revitalização do calçadão de Jacaraípe. Tudo isso fortalece o turismo e contribui para trazer receita para a cidade.”
OPINIÕES
"Queremos que, nos próximos anos, o turismo seja tão representativo para a economia da Serra quanto o comércio, os serviços e a indústria". Sergio Vidigal, prefeito da Serra.
"O turismo na Serra vive uma fase muito positiva. Isso gera desenvolvimento, qualidade de vida, e reforça a identidade cultural dos cidadãos". Philipe Lemos, secretário de Turismo, Esporte e Cultura do município.
Município vai ter mais de 250 quilômetros de ciclovias
Ótima notícia para os ciclistas, tanto os que usam bicicleta para se deslocar para as atividades do dia a dia quanto os que escolhem o pedal como atividade de esporte e lazer. Até o ano que vem, o município da Serra terá 256 quilômetros de anel cicloviário.
Atualmente, a cidade possui cerca de 72 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas, mas já estão em construção outros trechos, como na avenida Norte-Sul, em frente ao Terminal de Laranjeiras; na avenida Talma Rodrigues Ribeiro, no trecho entre a rotatória do Hospital Dório Silva e a rotatória da Viminas, no Civit II, e no acesso da BR-101 ao Bairro de Fátima.
Além dessas, uma superciclovia, com mais de oito quilômetros, vai interligar os bairros Serra Dourada II e Portal de Jacaraípe. Ela será integrada a outra que já existe na avenida Talma Rodrigues Ribeiro, formando uma grande via para os ciclistas. A previsão, de acordo com a prefeitura, é que a obra esteja concluída no final deste ano.
Outras ciclovias e ciclofaixas já estão sendo projetadas e serão construídas, até o ano que vem, em bairros como Porto Canoa, Serra Dourada II, Laranjeiras, Civit I, Balneário de Carapebus, Nova Almeida e Cidade Pomar.
Esporte e lazer em parque
Quem mora na Serra e os que visitam o município têm à disposição um espaço para praticar esportes e se divertir em contato com a natureza. O Parque da Cidade, localizado entre os bairros Parque Residencial Laranjeiras e Valparaíso, fica aberto de segunda a domingo, das 6 às 21 horas.
No local, há quadras poliesportivas e de tênis, campo de futebol society, pista de skate, playground para as crianças, ciclovia, pista de caminhada, bromeliário e Centro de Educação Ambiental. Há, também, estacionamento para os frequentadores.
A entrada de animais não é permitida no Parque da Cidade, mas anexa a ele fica uma Praça Pet, onde é possível se divertir com os bichinhos de estimação.
No Centro de Educação Ambiental fica um viveiro de plantas ornamentais da Mata Atlântica, carnívoras/insetívoras, bioativas e sensitivas destinadas à arborização do lugar e, também, de escolas e praças. O espaço é aberto à comunidade.
A administração municipal também promove no parque diversas programações especiais ao longo do ano, principalmente em datas comemorativas, como a Páscoa e o Natal, quando costuma ser montada no local a maior árvore natalina da cidade.
Comentários