Sooretama no mapa do turismo do Espírito Santo
Município do Norte do Estado se valoriza a cada dia pelas riquezas naturais e por atrativos como a Lagoa Juparanã e a Reserva Biológica
Escute essa reportagem
Quem segue rumo ao Norte do Espírito Santo e, na BR-101, avista a placa que sinaliza Sooretama já consegue ter uma ideia de que riquezas naturais não faltam no município. O verde que cerca a rodovia de acesso à cidade é uma amostra do capricho da natureza naquela região.
Não é à toa que diversos atores sociais estão se unindo para colocar o município de vez no mapa do turismo capixaba. Sooretama tem, entre outros atrativos, a Lagoa Juparanã, a Reserva Biológica de Sooretama e diversas propriedades particulares que, juntas, podem alavancar o ecoturismo e o agroturismo locais.
“O potencial do município é muito grande, começando a ser explorado com ações do poder público, através da criação de rotas turísticas, da revitalização de localidades promissoras para o segmento e pela promoção de eventos e outras atividades”, disse José de Souza Ferraz, secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer de Sooretama.
Ferraz ressaltou que, para que os esforços tenham resultados melhores, a iniciativa privada precisa reconhecer esse potencial.
“O turismo é fomentado também com a criação de hotéis, restaurantes e espaços recreativos, para que todas as engrenagens, juntas, possam fortalecer o segmento”, comentou.
O Sebrae-ES desenvolveu planejamento estratégico que, além de incluir a união entre poder público, entidades ligadas ao turismo e empreendedores locais, prevê diversas ações para estruturar a gestão do turismo no município, cuidar dos atrativos já existentes e criar possibilidades adequadas ao perfil de cada região.
Planejamento
Gerente regional de Desenvolvimento Territorial do Sebrae, Carla Bortolozzo Bassetti afirmou que é “preciso cuidar da infraestrutura da cidade, incentivar a união dos empreendedores, identificar os atrativos e planejar a divulgação deles, mapear novas possibilidades de explorar o turismo no município e capacitar profissionais para atender bem os visitantes”.
“O objetivo é inserir Sooretama nos mapas do turismo estadual e nacional”, completou.
O planejamento do Sebrae inclui, por exemplo, a criação do Parque Ecológico da Lagoa Juparanã e a prática no local de esportes aquáticos como canoagem, stand-up paddle e iatismo.
Tradição sobre duas rodas
Os amantes da velocidade sobre duas rodas precisam incluir Sooretama em seu roteiro. A prática de motocross é uma tradição na cidade, que tem até o Dia Municipal do Motociclista, 28 de junho, instituído por lei.
Neste ano, já foram realizados no município alguns eventos para o público que curte motos.
Um deles foi o 1º Encontro de Motociclistas, promovido em junho. Anualmente, acontece na cidade um trilhão (evento de trilhas), do grupo Terra Patrais, que existe há 12 anos na cidade.
“Somos um grupo de amigos que começou a se reunir aos fins de semana para se divertir. Hoje, 12 anos depois, formamos um clube de trilheiros, com CNPJ e tudo. Praticamos o esporte nas regiões de Patrimônio da Lagoa e Juerana, com lugares incríveis por onde passamos”, contou Ederson Rodrigues, membro do Terra Patrais.
No próximo dia 17, será realizado no município um outro evento para motociclistas, uma competição de manobras radicais.
“Antes, no dia 10 (próximo domingo), teremos mais programação esportiva. Vamos fazer na cidade a primeira corrida de kart no barro, com 52 carros. A ideia é trazer para Sooretama, anualmente, uma etapa do campeonato que é realizado aqui na Região Norte do Estado”, disse o secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, José de Souza Ferraz.
Flores na Rota dos Ipês
Nos próximos anos, Sooretama terá um circuito cheio de flores, a Rota dos Ipês. Proprietários rurais do município são incentivados pela prefeitura a plantar mudas da árvore às margens das estradas que compõem a rota, que se estende por 40 quilômetros. A expectativa é de que, até o final do ano que vem, 8 mil ipês sejam cultivados.
O objetivo é, além de potencializar a identidade ambiental da região, fomentar o ecoturismo e o agroturismo no interior. As primeiras mudas foram plantadas há cerca de três anos e ainda estão em fase de desenvolvimento. De lá para cá, novas mudas vêm sendo plantadas.
“Começamos a desenvolver ações de conscientização dos produtores rurais para a arborização da rota por meio do plantio e distribuição de mudas de ipês nativos. Tivemos uma boa adesão. As mudas são produzidas no viveiro municipal e são gratuitas para os interessados”, disse a secretária de Meio Ambiente de Sooretama, Dolores Colle.
A ideia é que as árvores sejam um símbolo de um roteiro com atrações para os visitantes, à medida que os empreendedores locais explorem o potencial da região e criem produtos turísticos.
Desde que a Rota dos Ipês foi criada, o município promove um passeio ciclístico pelo percurso dela, sempre no mês de setembro. A data foi escolhida especialmente para que, quando as árvores já estiverem desenvolvidas, seja possível apreciar a principal floração.
Natal Iluminado tem decoração especial e shows musicais
Sooretama está em clima natalino. Começou na última quinta-feira (30) o Natal Iluminado, evento que desde 2017 faz parte do calendário oficial da cidade. A avenida Vista Alegre e a Praça da Bíblia, ambas no Centro, estão decoradas com iluminação e enfeites típicos do Natal.
O Papai Noel marcou presença na abertura da festividade e vai voltar no próximo dia 22, quando será feito o encerramento do Natal Iluminado deste ano.
Até lá, nos fins de semana, às sextas e aos sábados, apresentações musicais com artistas locais enriquecem a programação, para atrair visitantes e moradores da cidade, que conta hoje com mais de 26 mil habitantes, segundo dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Comentários