X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brilho de Natal para 100 mil turistas em Domingos Martins

Decoração, com 800 mil microlâmpadas, é mais um dos atrativos do município. O evento, que está na 27ª edição, vai até 7 de janeiro


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Brilho de Natal para 100 mil turistas em Domingos Martins
Luzes natalinas dão charme a mais para Domingos Martins neste fim de ano, encantando moradores e turistas |  Foto: Divulgação

Domingos Martins, nas montanhas capixabas, já está iluminada pelas luzes natalinas. A 27ª edição do Brilho de Natal começou na última sexta-feira (24) e vai até o dia 7 de janeiro do ano que vem. A estimativa da prefeitura é que, durante o período, o evento possa atrair 100 mil turistas para a cidade.

O portal que dá acesso à sede do município, a Praça Dr. Arthur Gerhardt e a Rua de Lazer, entre outros pontos, estão enfeitados com mais de 800 mil microlâmpadas.

Leia mais sobre Caçadores de Destinos

Neste ano, a organização do evento resgatou a decoração mais tradicional, com enfeites colocados nas árvores, e valorizou os talentos locais, utilizando nos cenários peças feitas em madeira e pintadas a mão por artesãos do município.

Até o final desta temporada do Brilho de Natal, o Papai Noel ficará no coreto da praça, de quinta a domingo, das 19h às 22 horas, para que o público tire fotos e se envolva ainda mais com a magia desta época.

“No dia 6 de janeiro, teremos o encontro de Folia de Reis, seguindo, assim, a tradição do povo germânico, que colonizou o município, de montar os enfeites de Natal e fazer a retirada após o Dia de Reis”, disse a secretária de Cultura e Turismo, Duciele Stein Suela.

As festividades, entretanto, não param por aí. Domingos Martins tem no calendário oficial, ao longo do ano, 20 eventos culturais.

“Em fevereiro, já começam as festividades da Sommerfest, o Festival da Imigração Alemã, e, em seguida, teremos o Carnaval de rua. Logo depois, começaremos os preparativos para a Páscoa e, assim, vamos seguindo, no decorrer dos meses, com outros eventos”, citou a secretária.

As festas ajudam a chamar turistas, mas o fato é que Domingos Martins é um atrativo por si só. É a terra das temperaturas amenas, do patrimônio histórico e de belezas naturais como a Pedra Azul, com o “encantador lagarto” que está em permanente subida.

Os empreendimentos, entre restaurantes, bares, cafeterias, cervejarias e propriedades que promovem o agroturismo, também têm papel fundamental para tornar o destino um dos mais cobiçados do Espírito Santo.

Gerente da Regional Serrana do Sebrae, Patrícia Gonçalves Cangussu destaca que a organização privada atua em Domingos Martins há bastante tempo, ajudando empreendedores com a melhoria da gestão e, em parceria com o município e entidades como o Convention & Visitors Bureau, levando capacitação e criando rotas turísticas.

Rua mais famosa da cidade

Imagem ilustrativa da imagem Brilho de Natal para 100 mil turistas em Domingos Martins
Rua do Lazer possui restaurantes, lojas e artesanatos |  Foto: Divulgação

O nome dela é rua João Batista Wernersbach, mas é conhecida mesmo como Rua de Lazer e fica no centro de Domingos Martins. Quem visita a cidade de 34 mil habitantes precisa incluir no roteiro um passeio pelo local.

Andar no meio da rua, conversando, olhando vitrines e sem ter de se preocupar com o trânsito de veículos. Essa é a realidade por lá.

A passagem de carros é proibida na Rua de Lazer, justamente para, como o próprio nome diz, as pessoas poderem circular por ela distraídas e se entretendo com o que os estabelecimentos oferecem.

Lojas de roupas, restaurantes, sorveteria, cafeteria e cervejaria são alguns dos atrativos da rua mais famosa de Domingos Martins.

O Garten Fondue, por exemplo, inaugurado há um ano, oferece, além de pratos à lá carte, rodízio de fondue, que é típico em regiões serranas Brasil afora e vem fazendo sucesso nas montanhas capixabas. O restaurante funciona de quarta a sábado, no jantar, e, aos domingos, na hora do almoço.

No Centro, no entorno da Rua de Lazer, outros estabelecimentos também atraem turistas. É o caso do tradicional Fritz Frida, restaurante que serve delícias da culinária alemã, fazendo jus à cultura local. Ele abre de quarta a segunda-feira, das 10h às 22 horas.

Para quem deseja conhecer a Rua do Lazer e outras atrações e belezas de Domingos Martins, a cidade fica a 50 minutos de carro da capital.

Dez rotas e circuitos que encantam os visitantes

Lugares para conhecer não faltam em Domingos Martins. O município possui 10 rotas e circuitos que incluem atrações diversas, desde empreendimentos como hotéis e restaurantes a atrativos como o famoso lavandário, a Cascata do Galo e o Parque Estadual da Pedra Azul.

Existe uma parceria forte entre poder público, empreendedores e entidades como o Sebrae-ES para promover o turismo na região e fazer com que ela fique movimentada, e com a economia aquecida, o ano inteiro.

A Rota dos Ipês, por exemplo, nasceu dessa união. Ela fica na comunidade de Soído, há 7 quilômetros do Centro, e tem uma vegetação nativa de plantio de ipê. O potencial natural ganhou mais destaque com a chegada de empreendimentos como o Sesc, os restaurantes, as pousadas e o condomínio.

No Circuito do Galo, a cerca de 10 quilômetros da sede do município, é possível apreciar, além da Cascata do Galo, trilhas, boa comida e uma natureza exuberante.

O Lavandário de Pedra Azul fica no Caminho das Flores, onde estão também diversos restaurantes e empreendimentos que promovem o agroturismo.

Na Rota do Lagarto, que começa no quilômetro 88 da BR-262 e termina no Quadrado de São Paulinho, o Parque Estadual da Pedra Azul é o protagonista, com a pedra e o lagarto que mudam de cor ao longo do dia.

Por lá, pousadas, restaurantes, cafeterias e artesanato também contribuem para deixar os visitantes ainda mais encantados.

Há também os circuitos do Chapéu e das Panelas, na sede da cidade, e, na região de Pedra Azul, as rotas Vale da Pedra, do Carmo e Azul, bem como o Circuito Orgânicos e Naturais.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: